TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Gestão - Toyota

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 4

A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA TOYOTA

Disciplina: Introdução à Gestão | Professora: Teodora de Castro

[pic 3]

Elementos do grupo:

David Alves – Nº 000000; Dinis Santos – Nº 000000; Inês Aguiar – Nº 000000;

Nuno Faia – Nº 000000; Tiago Quinzereis – Nº 217776

A Toyota é uma empresa com origem japonesa, líder mundial no ramo automobilístico, que foi construída baseada na cultura oriental e nas teorias cientifico-clássicas ocidentais. A sua fundação remonta ao ano de 1937 e foi protagonizada pela família Toyoda.

Embora tenha sido fundada nesse ano, a história da Toyota tem de ser contada regressando ao ano de 1892, quando Sakichi Toyoda apresentou, apenas com 24 anos, a primeira máquina de tear do Japão. Sempre foi seu apanágio procurar novas tecnologias e formas de desenvolver esta indústria. Desta forma, Sakichi conheceu nos EUA a invenção que viria a colocar para sempre o seu nome na história: o automóvel.

Entusiasmado com esta descoberta, não teve problemas, apesar de ser aconselhado a não fazê-lo, em investir o lucro das suas invenções no seu sonho. Com uma capacidade visionária fantástica, atribuiu ao seu filho, Kichiro, a responsabilidade de construir o primeiro veículo motorizado do Japão. Em 1935, Kichiro apresentou o primeiro protótipo e, em 1937, inaugurou a Toyota Motor Company.

A nível de gestão, esta empresa é um exemplo a seguir e isto deve-se ao seu sucesso. A Toyota segue duas perspetivas: A perspetiva estrutural e a humanista.

Na perspetiva estrutural, o ‘’Homo Economicus’’ e método padrão ‘’Stardard’’ de Taylor foram levados em conta. Os objetivos da organização passaram a ser compatíveis com os do trabalhador. Com isto, conseguiu-se um custo de produção baixo e ao mesmo tempo ter salários compatíveis com o esforço dos trabalhadores. Com o processo ‘’Standard’’, implementaram-se regras nos métodos de trabalho. Foi feita uma perfeita sincronização das operações, tendo em vista o cumprimento dos objetivos da Toyota. Ainda nesta perspetiva, foi seguida também a teoria clássica de Fayol. Os trabalhadores sofreram uma especialização e apareceram estruturas organizacionais que permitiram uma maior eficiência na produção. Foi utilizada uma experiência deste teórico em controlo de perdas, estabelecendo-se um ritmo de produção lento mas eficaz onde a sincronização era fundamental em todas as áreas de produção.

Aliada à perspetiva estrutural, a perspetiva humanista vem completar a estratégia organizacional da empresa. Todos os empregados foram valorizados com o objetivo de atingir o sucesso e uma melhoria contínua dos seus processos de manufatura – conhecida como ‘’Kaizen’’. Foram proporcionadas sessões de qualificação, objetivando profissionais vitalícios, e autonomia quanto à liderança e passaram a ser respeitados e vistos como o alicerce principal do sucesso da Toyota.

Com os olhos no sucesso, a empresa funciona num sistema aberto, onde cada sector tem a responsabilidade de produzir com uma qualidade total. Para isto funcionar de forma correta, o equilíbrio social e humano é fundamental. São conferidas aos seus colaboradores confiança, segurança, estabilidade, estima e autorrealização. Dentro do trabalho, os trabalhadores têm acesso a refeitórios, seguro de vida, transporte ou, por exemplo, descontos na compra de veículos com zero kms.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (226.3 Kb)   docx (196.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com