Trabalho Gestão - Toyota
Por: Tiago Quinzereis • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 753 Palavras (4 Páginas) • 329 Visualizações
A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA TOYOTA
Disciplina: Introdução à Gestão | Professora: Teodora de Castro
[pic 3]
Elementos do grupo:
David Alves – Nº 000000; Dinis Santos – Nº 000000; Inês Aguiar – Nº 000000;
Nuno Faia – Nº 000000; Tiago Quinzereis – Nº 217776
A Toyota é uma empresa com origem japonesa, líder mundial no ramo automobilístico, que foi construída baseada na cultura oriental e nas teorias cientifico-clássicas ocidentais. A sua fundação remonta ao ano de 1937 e foi protagonizada pela família Toyoda.
Embora tenha sido fundada nesse ano, a história da Toyota tem de ser contada regressando ao ano de 1892, quando Sakichi Toyoda apresentou, apenas com 24 anos, a primeira máquina de tear do Japão. Sempre foi seu apanágio procurar novas tecnologias e formas de desenvolver esta indústria. Desta forma, Sakichi conheceu nos EUA a invenção que viria a colocar para sempre o seu nome na história: o automóvel.
Entusiasmado com esta descoberta, não teve problemas, apesar de ser aconselhado a não fazê-lo, em investir o lucro das suas invenções no seu sonho. Com uma capacidade visionária fantástica, atribuiu ao seu filho, Kichiro, a responsabilidade de construir o primeiro veículo motorizado do Japão. Em 1935, Kichiro apresentou o primeiro protótipo e, em 1937, inaugurou a Toyota Motor Company.
A nível de gestão, esta empresa é um exemplo a seguir e isto deve-se ao seu sucesso. A Toyota segue duas perspetivas: A perspetiva estrutural e a humanista.
Na perspetiva estrutural, o ‘’Homo Economicus’’ e método padrão ‘’Stardard’’ de Taylor foram levados em conta. Os objetivos da organização passaram a ser compatíveis com os do trabalhador. Com isto, conseguiu-se um custo de produção baixo e ao mesmo tempo ter salários compatíveis com o esforço dos trabalhadores. Com o processo ‘’Standard’’, implementaram-se regras nos métodos de trabalho. Foi feita uma perfeita sincronização das operações, tendo em vista o cumprimento dos objetivos da Toyota. Ainda nesta perspetiva, foi seguida também a teoria clássica de Fayol. Os trabalhadores sofreram uma especialização e apareceram estruturas organizacionais que permitiram uma maior eficiência na produção. Foi utilizada uma experiência deste teórico em controlo de perdas, estabelecendo-se um ritmo de produção lento mas eficaz onde a sincronização era fundamental em todas as áreas de produção.
Aliada à perspetiva estrutural, a perspetiva humanista vem completar a estratégia organizacional da empresa. Todos os empregados foram valorizados com o objetivo de atingir o sucesso e uma melhoria contínua dos seus processos de manufatura – conhecida como ‘’Kaizen’’. Foram proporcionadas sessões de qualificação, objetivando profissionais vitalícios, e autonomia quanto à liderança e passaram a ser respeitados e vistos como o alicerce principal do sucesso da Toyota.
Com os olhos no sucesso, a empresa funciona num sistema aberto, onde cada sector tem a responsabilidade de produzir com uma qualidade total. Para isto funcionar de forma correta, o equilíbrio social e humano é fundamental. São conferidas aos seus colaboradores confiança, segurança, estabilidade, estima e autorrealização. Dentro do trabalho, os trabalhadores têm acesso a refeitórios, seguro de vida, transporte ou, por exemplo, descontos na compra de veículos com zero kms.
...