Trabalho Semestre Boa Vida
Por: daya.santoos • 21/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.321 Palavras (10 Páginas) • 472 Visualizações
[pic 1]
DESAFIO PROFISSIONAL
Disciplinas: Processos Administrativos, Direito Legislação e Tecnologias da Gestão.
Aline Fernanda R. Fumachi | RA8526926557 |
Ana Paula Veraldo | RA9932382292 |
Dayane Rafaela B. dos Santos | RA8742117194 |
Diana Macedo | RA8738993960 |
Patricia Aparecida Pinto | RA8514888899 |
Profªs. EaD:
Prof. Tutor Presencial: André Frare
3º sem / ADM-2015
Itatiba/SP
2015
Sumário
Introdução_____________________________________________________ 3
Atual realidade do hotel Boa Vida___________________________________ 7
Tecnologias de Gestão Organizacional______________________________ 11
Avanço_______________________________________________________13
Considerações Finais___________________________________________ 19
Referências Bibliográficas________________________________________20
Introdução
O Hotel Boa Vida, mesmo sendo o maior da região e possuindo infraestrutura excelente de lazer e negócios, vem apresentando dificuldades administrativas, por estar perdendo gradativamente a sua quantidade de hóspedes. O movimento do empreendimento, tanto em hospedagem quanto em eventos para negócios não tem satisfeito os seus diretores, que tomam uma decisão e contratam o administrador José Antônio da Silva que de imediato pode identificar diversos desafios diante do cenário que lhe foi apresentado.
Na busca por ferramentas e técnicas administrativas que auxiliem no processo gerencial do Hotel Boa Vida, seu maior desafio é a necessidade de criação estratégica eficaz para manter a competitividade do hotel no mercado, partindo desde as necessidades mais básicas até mesmo as complicações com os colaboradores. Para entendermos melhor como José Antônioterá que agir para a mais breve resolução dos problemas apresentados vamos entender um pouco mais sobre os processos para uma boa administração, os direitos do consumidor e as tecnologias para uma gestão mais clara e ampla dos negócios de uma empresa.
O planejamento, a organização a direção e o controle, considerados separadamente, constituem as funções administrativas; quando visualizadas no conjunto para o alcance dos objetivos, elas formam o processo administrativo, necessário se faz então o planejamento. Planejar é definir os objetivos e escolher o melhor curso de ação para alcançá-los, pois as empresas não trabalham na base da improvisação, segundo (PASCALE)... “Planejamento estratégico é um processo de selecionar oportunidades e obtêm-se vantagens da empresa com os desafios do ambiente, além de projetar e “construir” o futuro”. O planejamento define aonde se quer chegar, o que deve ser feito, quando deve ser feito e asequência, sendo uma técnica para absorver a incerteza permitir mais consistência no desempenho da empresa. Devemos considerar que tais organizações devam ser flexíveis, se adaptando às mudanças de ambientes externos. Tal flexibilidade deve levar em consideração o mercado de mão-de-obra, os fornecedores, o sistema financeiro, os sindicatos, a concorrência, a comunidade, a tecnologia e, principalmente, os consumidores dos serviços.
O processo de planejamento é mais importante que seu produto final se identificando com prováveis mudanças, estabelecendo assim uma harmonia entre a organização e seu meio ambiente. Cabe salientar que deve ser feita a diferenciação entre planejar e improvisar dentro das organizações. Planejar é a elaboração de um esquema para agir e alcançar o objetivo proposto. Improvisar é agir ao acaso. Com isto, podemos identificar dois tipos de organizações. A primeira, com alta capacidade de planejar, praticamente não terá necessidade de improvisar. A Segunda, com baixa capacidade de planejar, certamente terá grande necessidade de improvisar; as empresas não podem trabalhar na base da improvisação, pois se a organização e o planejamento não forem prezados esta terá cada vez mais complicações na administração em geral.
Se planejarmos e seguirmos um processo mais claro poderemos atender o cliente segundo seus direitos e atender suas necessidades e desejos, por isso a importância de identificar e segmentar os mercados que interessam a sua empresa, afinal o cliente é a razão de ser de nossos negócios e conhecê-lo bem é a maneira mais efetiva de estabelecer um relacionamento de valor, duradouro, em que ambas as partes ganham, e no qual a compra/venda é uma consequência bem sucedida para ambas as partes. Um cliente satisfeito indicará sua empresa a outras pessoas e se necessário não terá duvidas em voltar a usar os serviços de sua empresa.
No caso do hotel para que possamos proporcionar um ambiente agradável e oferecer o melhor serviço no segmentoprecisaremos de uma mudança organizacionalcom intuito de melhorar a eficácia da empresa e de seus colaboradores. Para conseguir manter-se no mercado, satisfazer o cliente e vencer concorrentesnão existe em mudar por modismo, acompanhar a tendência do setor, as Mudanças Organizacionais devem ser estudadas e planejadas para que surtam o efeito esperado e gerem credibilidade e estabilidade ao mercado e entre os colaboradores. Pois, o que esperar de uma empresa que muda constantemente?
A Mudança Organizacional hoje é uma constante. Empresas que desejam adentrar, firmar-se ou permanecer no mercado não podem ser estáticas. Devem acompanhar essas transformações quer tecnológica, econômicas, social e ecológica. Mas para que isso ocorra à necessidade de reagir no momento certo para que as mesmas sejam produtivas e não negativas.
Não basta apenas mudar de forma inconsequente. É preciso mudar e agir de tal forma que a organização inteira entenda que a mudança é produtiva e adapte-se a ela, para que funcione.
Também não é fácil. Às vezes os colaboradores se intimidam, não reage bem à informação. A insegurança, o medo de perder o emprego, novas tecnologias, pode gerar um bloqueio e ate um boicote da parte dos colaboradores. Por isso, desde a concepção, a mudança organizacional deve ser bem esclarecida e explicada aos colaboradores. Eles devem ter o máximo de informação a respeito. Deve-se estabelecer o que deseja. E determinar como atingir.
Para ilustrar: tenha como exemplo uma empresa de prestação de serviços que após alguns anos de atividade, de se firmar no mercado, decida estabelecer certos padrões.
...