Trabalho apresentado ao Curso de Comércio Exterior da Universidade Paulista na matéria Fundamentos da Administração.
Por: Gisele De Oliveira • 20/5/2017 • Projeto de pesquisa • 6.305 Palavras (26 Páginas) • 655 Visualizações
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
COMÉRCIO EXTERIOR
Escolas da Administração
JUNDIAÍ – SP
2017
NOME: BRUNA ANDRADE GUERZONI N° C425HB1
NOME: GEOVANNE OLIVEIRA SANTOS N° N178213
NOME: GISELE TEIXEIRA DE OLIVEIRA N° N121CD9
NOME: RAUL GUILHERME GEMMI N° D419005
Escolas da Administração
Trabalho apresentado ao Curso de Comércio Exterior da Universidade Paulista na matéria Fundamentos da Administração.
Orientador: Prof° Rodrigo
JUNDIAÍ – SP
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
O OBJETIVO DA ADMINISTRAÇÃO 5
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA 5
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO 6
TEORIA DO FORDISMO 8
MAX WEBER – BUROCRÁTICO 10
ADMINISTRAÇÃO HUMANISTA 11
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO SEGUNDO CHIAVENATO 12
MODELO JAPONÊS 13
SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO 13
A HISTÓRIA DA TOYOTA: 14
ELIMINAÇÕES DE DESPERDÍCIOS 15
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS PDCO 17
TEORIA NEOCLÁSSICA 18
EFICIÊNCIA E EFICÁCIA 20
QUESTÕES 21
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 23
CONCLUSÃO 26
INTRODUÇÃO
Ao longo dos anos a forma de administrar foi sofrendo mudanças. As organizações passaram por várias experiências e a administração ganhou diversas teorias adaptando-se a novos cenários para garantir serviço/produto de qualidade e melhorias constantes nas empresas.
Segundo Chiavenato (2004 p. 11) Tanto o significado como o conteúdo da Administração sofreram uma formidável ampliação e aprofundamento por meio das diferentes teorias já bordadas. O conteúdo de estudo da administração varia de acordo com a teoria ou escola considerada. Cada autor da Administração tende abordar as variáveis e assuntos típicos da orientação teórica de sua escola ou teoria.
O objetivo desse trabalho é fornecer um estudo descritivo e teórico acerca de estudos sobre a evolução das teorias da administração. As escolas estudadas serão: Administração cientifica de Frederick Taylor ou Taylorismo, Administração segundo Henry Ford ou Fordismo, Teoria Clássica da administração de Jules Henri Fayol ou Fayolismo, Escola burocrática de Karl Emil Maximilian Weber, Administração Humanística ou Teoria das relações humanas, Teoria neoclássica da administração de Peter Drucker, conceitos de Eficiência e eficácia aplicados na Administração, Modelo Japonês e Toytotismo, Funções administrativas PODC (Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar) e Fundamentos da administração segundo Idalberto Chiavenato.
Conforme Gil (2008) objetiva a identificação de fatores determinantes no acontecimento de determinados fenômenos. Seu objetivo é o aprofundamento de um determinado conhecimento, com foco no estudo da causalidade.
Será efetuada uma revisão bibliográfica do assunto, reportando-se a livros, artigos científicos, periódicos especializados, além de trabalhos de pós-graduação (dissertações e teses).
Os dados coletados serão analisados por meio de interpretação e comparações distintivas de visões de diversos autores sobre os temas elencados. O objetivo é trazer, ao fim, conclusões objetivas e claras aos leitores sobre escolas da administração.
O OBJETIVO DA ADMINISTRAÇÃO
Segundo Taylor (1999, p.24) “O principal objetivo da administração deve ser o de assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado".
A administração ajuda as empresas a se organizarem desde os processos de produção ao de planejamento, ela é uma parte essencial para o desenvolvimento da empresa. Se o administrador conseguir assegurar a prosperidade ao patrão e ao empregado o negócio será bem sucedido.
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
A teoria de Frederick Winslow Taylor que é o fundador da administração cientifica, visa o lado operacional da empresa, e tem o como objetivo aumentar a produtividade da mesma, conforme o aumento de eficácia e eficiência dos operários.
Na administração cientifica Taylor identificou 3 problemas existentes nas empresas naquela época: Vadiagem sistemáticas dos operários, o desconhecimento das rotinas de trabalho e do tempo para realiza-lo e a falta de uniformidade das técnicas e dos métodos de trabalho. Para conseguir resolves esses problemas ele começou a analisar o método de trabalho, a forma que está sendo executada a tarefa e o tempo que leva para ser executada cada uma delas. Ele analisou todos os processos de trabalho para ver o que poderia ser aperfeiçoado e o como poderia aplicar métodos racionais.
Taylor fala que se o trabalho for padronizado e fragmentado ele é executado de uma forma mais disciplinada. Cada operário teria que ficar responsável por uma determinada tarefa, se especializando e se aperfeiçoando na sua determinada função para que possa executar a mesma da melhor forma possível e em um período de tempo menor.
Taylor fala ainda em sua teoria que o salário de cada operário tem de ser de acordo com o que ele produz, pois assim ele seria incentivado a produzir cada vez mais. Dessa forma a organização poderia produzir mais gastando menos.
...