TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho colaborativo LIDERANÇA E EMPREENDEDORISMO

Por:   •  13/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]-Sumário

  1. Analisar o papel do líder nas empresas contemporâneas. Trazer exemplos.
  1. Identificas as principais características do líder para enfrentar os desafios organizacionais na atualidade.
  1. Descrever os principais aspectos motivacionais que o líder pode usar para influenciar sua equipe.
  1. Exemplificar a atuação do líder para a formação de equipes de alto desempenho.

1.

"O grande líder é aquele que está disposto a desenvolver as pessoas até o ponto em que elas eventualmente o ultrapassem em seu conhecimento e habilidade" (MANSKE, 1997).

Na atualidade as empresas perceberam que a cultura organizacional e seus colaboradores são os maiores responsáveis pelo sucesso de seus objetivos.  Com a globalização as organizações para se manterem competitivas, procuram criar um clima organizacional que motive o trabalho em equipe e a criatividade de seus empregados.

Como parte desta iniciativa, as organizações iniciaram programas de treinamento para a preparação de líderes que tenham a capacidade de fazer emergir essas caraterísticas na equipe. Na maioria das organizações o papel é exercido pelo chefe.

Os líderes devem atuar cada vez mais como facilitador entre a organização e seus liderados, fornecendo a direção a ser seguida pela equipe, sobre a atuação e sobre os resultados da equipe, e o que a organização espera de seus funcionários para que possa atingir suas metas.

Um exemplo de liderança pode ser visto na reportagem de Patrícia Cançado, do jornal O Estado de São Paulo, o presidente da BRMalls, Carlos Medeiros, afirma participar de todas as entrevistas de candidatos a funcionários da empresa, do estagiário ao executivo, além de fazer uma reunião anual de dois dias com os principais executivos para avaliar cada um dos funcionários. E trabalha com o uniforme da empresa. Agindo desta forma, Medeiros coloca-se no mesmo nível de seus funcionários, sem distinção, e consegue o engajamento de todos na execução dos projetos estratégicos.

2.

A comunicação, o relacionamento interpessoal, a empatia, ser flexível, se adaptar, a imparcialidade, são características importantes para que o líder exerça seu papel e vença os desafios que são propostos para a função. Através destas características, o líder tem grande chance de obter os melhores resultados da sua equipe, pois a concorrência e possíveis problemas no processo produtivo, são desafios que iram testar o líder.

O líder deve transmitir com convicção o que ele diz, a confiança que parte do líder através das suas palavras e dos seus atos, direção mesmo sem dar ordens e a possibilidade de melhoria para os liderados que estão a seu lado. É essencial que os líderes desenvolvam seu autoconhecimento.

A condução de conflitos e de interesses, a tomada de decisão, são grandes desafios do líder, pois, pode atrapalhar o desenvolvimento e o trabalho em equipe. Para vencer esses desafios, o líder deve ter sensibilidade para lidar com pessoas e fazer a abordagem pessoal da forma menos traumática para o liderado, sem perder a confiança ou desmotivar o liderado.

De acordo com Ronald Heifetz, o líder deve ser capaz de criar zonas de desconforto produtivas, para que seus liderados sintam confiança em colaborar com ideias e sugestões, sempre priorizando a importância do assunto, e não atraindo atenção para si mesmo.

Com esses aspectos, podemos citar os grandes líderes do Século XX como Ghandi e Nelson Mandela que conseguiram transmitir e serem vistos com todos esses aspectos, inclusive por seus opositores políticos.

 A partir desse conhecimento o líder deve ajudar seus liderados a perceberam o modelo organizacional para estarem preparados para superar os problemas, sendo eficientes que será a chave para que as organizações obtenham vantagem competitiva nas suas áreas de atuação.

Os líderes e as organizações devem sempre se atentar para o fato de que estão lidando com pessoas, que são as grandes responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização e se observamos as características do líder veremos que todas dizem respeito ao relacionamento interpessoal e ao trato com as pessoas. Por isso, as organizações devem entender o que é liderança com clareza para alinhar seu modelo organizacional.

3.

Segundo Kury (2002, p. 468 e 521), “... liderança é a função de líder, direção e comando, e motivação, entre várias definições, é o ato ou efeito de motivar, interesse espontâneo ou estimulado por determinado assunto...”

As empresas atuais necessitam de líderes capazes de trabalhar e facilitar a solução de problemas em grupo, capazes de trabalhar junto com os liderados, ajudando-os com suas necessidades e a adquirir as habilidades necessárias para tarefas diárias e a solução de problemas.

 Liderança e motivação constituem-se de ações para liderar pessoas em busca de benefícios para a própria pessoa e para o grupo que está inserido. A motivação humana tem sido um dos principais desafios dos novos líderes. Através da motivação pessoal e do treinamento, uma pessoa pode utilizar todo o seu potencial de forma mais eficiente, tornando-se um profissional eficiente. A motivação das pessoas e a qualidade de vida no trabalho apresentam os desafios enfrentados por todas as organizações para alcançar seus objetivos e se manter saudável financeiramente. A partir do momento em que a preocupação com o bem-estar das pessoas ganha espaço nas organizações, é possível conseguir melhores resultados na busca de um ambiente de trabalho adequado para o desenvolvimento das atividades profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com