Trabalho de Fundamentos psicossociais
Por: 32544216 • 26/11/2015 • Trabalho acadêmico • 460 Palavras (2 Páginas) • 414 Visualizações
FUNDAMENTOS PSICOSSOCIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Fundamentos Psicossociais em Administração do Curso de Administração da Faculdade São Geraldo, como requisito para avaliação.
Orientador: Professor Doutor Nilton Poletto Pimentel.
CARIACICA
2013
SUMÁRIO
1. PERGUNTAS 03
1.1 Respostas........................................................................................03 a 04
2. REFERÊNCIAS...........................................................................................05
1. PERGUNTAS
1. De que se trata o texto?
2. Quais as ideias centrais do autor?
3. Como vocês se posicionam em relação ao texto?
1.1 Respostas
1. O texto imprime a realidade vivida e imposta pelo meio organizacional, vivemos em meio de metas, usamos a realização da empresa como ferramenta para a nossa felicidade. Thomaz Wood Jr trata o Management* como algo doentio, algo supostamente ilusório no qual traria a satisfação individual, e não coletiva. Esse modelo de gestão vem tomando grandes proporções e sendo cada vez mais integrado no meio social.
*Management: O ato, maneira ou prática de gestão, manejo, supervisão, controle, gerenciamento.
2. A ideia central é informar ao leitor sobre a prática embutida em modelos e técnicas de gestões organizacionais, no paragrafo abaixo podemos concluir e afirmar a ideia central do autor em informar sobre quais as características do management.
“O management oferece a possibilidade, ou ilusão, de conquista de poder e de transformar empresas e sociedade. Promete a satisfação dos desejos individuais. A felicidade vem, supostamente, do sucesso e da capacidade de empreender. O indivíduo deve alcançar sempre mais, na busca incessante da miragem da excelência. Cada profissional deve superar seus pares e a si mesmo, continuamente. Busca-se a utopia da qualidade, que, segundo Goulejac, remete a um mundo perfeito, livre de contradições e conflitos. Em troca, o moderno Sísifo é supostamente recompensado por um efêmero sentimento de autorrealização, até a pedra rolar morro abaixo e ele ter de retomar a tarefa. O novo padrão busca o controle do corpo, da mente e da alma. Avançou por todas as latitudes nas últimas décadas. E em mais uma empresa, organização estatal ou ONG perto de você.”
3. Eu e minha colega de trabalho, identificamos esses modelos em empresas nas quais conhecemos ou convivemos, o padrão de autorrealização encontra-se lado a lado com o sucesso da carrega do indivíduo. Busca-se o topo e o poder como nunca se buscou antes, vivemos em um mundo em que a palavra do momento é “empreendedorismo”,
...