Trabalho desafio profissional
Por: Gabriela Beatriz • 12/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.010 Palavras (9 Páginas) • 487 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP
CURSO DE PEDAGOGIA 1ª SÉRIE
ALINE INÊS ALMEIDA DE ASSIS RA:2859986959
ANDREIA DOS SANTOS OLIVEIRA RA:2871917105
GABRIELA BEATRIZ FELICIANO DE SOUSA RA:2816712097
MICHELI APARECIDA FERNANDES SOUZA ASSIS RA:1563256775
DESAFIO PROFISSIONAL
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2015
INTRODUÇÃO:
O trabalho tem como objetivo falarmos sobre as tecnologias que estão sendo aplicadas na educação escolar e no meio em que vivemos.
Ultimamente essa tecnologia está sendo colocado cada dia mais cedo para o indivíduo por meio da internet, que por sua vez é um dos maiores meios de comunicação em forma de blogs, sites, serviços e aplicativos.
As escolas estão evoluindo, incluindo a cada dia mais e mais tecnologias em suas salas de aula por meio de “tablets”, rádio, computadores, televisão, entre outros com isso nossas crianças estão vivendo, aprendendo, comunicando e socializando mais.
Fora da escola às tecnologias também estão sendo aplicadas, às crianças estão aprendendo por meio de sala temáticas para abandonarem o hábito de só abastecer suas cabeças com coisas banais.
As salas temáticas complementam o que às crianças estão aprendendo só que de uma forma mais lúdica com brincadeiras, músicas e descontração.
Apresentaremos um vídeo sobre esse uso de tecnologia na escola, os benefícios dela para a aprendizagem e sua influência sobre os alunos.
DESENVOLVIMENTO:
Ambiente/Sala Temática:
Oficina de Música
Usuários:
Crianças (de 5 a 10), adolescentes (11 a 15), Jovens (de 16 a 20)
Recursos Tecnológicos:
Mesas de som, caixas amplificadoras, instrumentos elétricos, microfones, câmeras de vídeo, sistema de iluminação artificial, computadores (com internet e rede Wi-fi).
Justificativa e estratégias de uso:
Estar mais próximo possível de projeções e mixagens profissionais, além de capacitar pessoas a conhecer e a manusear instrumentos e equipamentos internamente.
Objetivos:
Fazer com que crianças e jovens se interessem cada dia mais ela música, abandonado os abetos de abastecer os pensamentos com coisas vãs as quais não se tem proveito, além de oferecer socialização e harmonia a todos.
Aplicação de tecnologia assistidas:
Computadores com internet: para cadastramento e acompanhamento do desenvolvimento e da presença constante dos aluno, além do uso aberto da internet wifi, para fins de pesquisas (cifras, educadores, musicais etc.) Instrumentos elétricos (guitarra, contra baixo, teclado etc.): para que o aluno possa conhecer ou aprender o uso correto para quem sabe um dia torna um musico independente.
Caixas amplificadoras: Aprender a distribuir o som corretamente em determinados ambientes tornando o som ou mais menos acústico, além de aprender como usar o retorno de voz, para que um vocalista possa vocalista possa identificar e corrigir erros de sua própria voz.
Mesas de Som: para que o aluno aprenda a distribuir o som, aumentando ou abaixando tons, valorizando determinados sons ou vozes, aplicando correções com um simples manuseio em mesas se som o aluno tem opção de trabalhar em estúdios ou até mesmo em ambientes abertos.
Câmeras de uso: para aprender o manuseio de câmeras de áudio e vídeo para fins musicais, como clipes, shows e documentários, aprender como se deve ser postura ante as câmeras, aprender a ter foco, criar cenários, desenvolvimento tais habilidades o aluno tem a opção de trabalhar em uma vasta lista de empresas de comunicação e entretimento.
Sistema de iluminação artificial: O aluno aprende a dar ênfase a uma apresentação manuseando um jogo de luzes seja qual for o ambiente, seja um palco em um show, em uma apresentação teatral ou até mesmo em ambiente fechados como casas noturnas.
Esperança com Tecnologia na Educação
A tecnologia tem se destacado, nos últimos anos em várias áreas, como na área pessoal, profissional e na forma de se trabalhar a educação.
A internet permite novas formas de acesso à informação, ela é uma ferramenta importante, seja em forma de sites, blogs, serviços ou em aplicativos.
Atualmente, no meio em que vivemos as pessoas se interessam mais por tecnologia e cada vez mais cedo, desta forma introduzir tecnologia na forma de educar, ampliaria a curiosidade das mesmas, assim como também seria um grande atrativo para quem ensina, como para quem aprende.
Na escola é impensável fazermos algumas tarefas sem ajuda do computador, como por exemplos na emissão de históricos dos alunos, agendas e planilhas de papeis que foram substituídas por arquivos no computador, facilitando o fechamento de notas, o controle de presenças etc. Provas são elaboradas com uso de softwares, internet e editores de texto.
A presença de alguns recursos tecnológicos deve deixar de ser imprescindível apenas no espaço administrativo, e ocupar seu lugar onde será mais útil e mais ricamente aproveitada; a sala de aula.
A inclusão digital faz parte das políticas de governo, acredita ser que é na escola que se começa a ter conhecimento, por meios de laboratórios de informática, salas temáticas, brinquedoteca entre outras.
Hoje alunos tem insatisfação em relação as aulas “tradicionais”, ou seja quando se utiliza apenas o quadro negro e o giz. O aprender por aprender não existe, o aluno precisa saber para que e por que precisa aprender sobre determinado assunto. A típica aprendizagem utilitária, isto é, só aprendo ser for útil, necessário para entrar no mercado de trabalho, visando o retorno financeiro. A visão que se pretende mudar, é que a informação seja exclusiva do professor. O uso da tecnologia dentro da sala de aula pode aproximar mais o aluno e professor. O aluno não fica, mas na posição, de quem só observa e nem sempre compreende, ele se torna mais ativo.
...