Transporte e Distribuição Física
Por: logis • 31/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.191 Palavras (9 Páginas) • 239 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP[pic 1]
Osasco - SP
MBA em Logística
Transporte e Distribuição Física
Cláudio Fahl
D.A Transporte e Distribuição Física
Perla Oliveira Reis Ramos
RA 2220477908 / ID 0000050848
ÍNDICE
INTRODUÇÃO 3
- DESENVOLVIMENTO 4
- REPRESETAÇÃO FICTÍCA 6
- CONCLUSÃO 10
- BIBLIOGRAFIA 11
ÍNDICE DE FIGURA
Figura 1 – Visão da distância no mapa pelo modal aquaviário 5
Figura 2 - Visão da distância no mapa pelo modal aéreo 7
ÍNDICE DE TABELA
Tabela 1 – Distância em milha de Hong Kong ao Brasil 5
Tabela 2 - Custo do frete de Hong Kong ao Brasil no modal aquaviário 6
Tabela 3 – Custo de frete de Hong Kong ao Brasil no modal aéreo 7
Tabela 4 - Divisão da carga 8
Tabela 5 – Custo dividido por entrega e o custo total de toda entrega 8
Tabela 6 – Custo da entrega pela opção modal aéreo SP- Cuiabá
INTRODUÇÃO
O trabalho refere-se a definir qual modal será utilizado para transportar uma carga que está armazenada em um contêiner. Este contêiner está carregado com 3.000 caixas de roupas masculinas, femininas e infantis.
Está carga sairá de Hon-Kong e seguirá para Santos – SP, a mesma deverá chegar ao porto de Santos e depois ser despachada para um armazém em São Paulo onde a maior parte das caixas permanece e a menor parte seguirá para Cuiabá. Deverá incluir informações sobre custo, tempo médio de transito, variabilidade do tempo de transito e danos e perdas.
- DESENVOLVIMENTO
São cinco os modais existentes. Analisando, cada um tem característica que diferencia dos demais dependendo da distância e da natureza da carga transportada. Dos modais existentes (ferroviário, rodoviário, aquaviário, dutoviário, aéreo) isso sem incluir o eletrônico tratado por Correa como uma nova modalidade, já podemos descartar o dutoviário, pois, só transporta cargas liquidas e gasosas.
As possíveis rotas e os modais disponíveis para o transporte desta carga seria aquaviário e o Aéreo.[pic 2]
Como a carga deverá chegar ao porto de Santos e depois ser despachado para um armazém em São Paulo o ideal é que ele seja transportado pelo modal aquaviário (navios de águas profundas, oceânico) do tipo navio de carga porta-contentores usado principalmente para movimentar mercadorias em longas distâncias onde fará a entrega porta a porta, ou seja, de porto para porto. E também porque é o de melhor desempenho em levar praticamente todo tipo de cargas transportadas por contêineres. Tem menor custo que o transporte aéreo ou terrestre para deslocações intercontinentais, porém é mais lento. Por ter alcance limitados há conjugações com ferrovias e rodovias, mas neste trageto não será necessário.[pic 3]
O navio de carga saíra do porto em Hong-Kong, com o contêiner contendo 3.000 caixas. Por seguir em contêineres facilita o transbordo e o tempo de manuseio é menor, reduz perdas e danos, pois, não é mercadoria perecível e em contêineres está mais bem protegido das condições do tempo. Fora que oferece o estoque da mercadoria em trânsito beneficiando o sistema logístico.
O material segue de navio saindo de Hong-kong na China no dia 21/05/2011 às 8:00 com destino ao porto de Santos no Brasil. O tempo médio de trânsito pela rota boa esperança é de um mês e doze dias, chegando no porto de Santos no Brasil às 17:00 no dia 02/07/2011, percorrendo uma distância de 10.274 Km, a 18,5 km/h. Está rota é a que leva menor tempo em transito. Veja tabela 1 e Figura 1.
[pic 4]Tabela 1- Fonte: SEA DISTANCES - VOYAGE CALCULATOR (nautical miles)
[pic 5]
Figura 1- Visão da distância no mapa
- REPRESENTAÇÃO FICTÍCIA
Representação fictícia dos custeios do modal aquaviário para o transporte das 3.000 caixas de Hong Kong ao Porto de Santos – Brasil
[pic 6]
Tabela 2- Custo do frete Hong Kong ao Brasil modal aquaviário
O custo fixo do modal aquaviário é elevado devido a operações de terminais e maiores investimentos em navios e equipamentos, envolvendo depreciação, custo de capital, seguro e imposto. Os custos variáveis estão ligados à operação do equipamento de transporte e abrangem custo de combustível, manutenção e reparo da embarcação, alimentação e água potável e tripulação.
...