UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - EAD
Por: teka1213 • 3/9/2018 • Trabalho acadêmico • 259 Palavras (2 Páginas) • 229 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - EAD
questão: “É possível, à luz do que estudamos na disciplina, ser ético na Administração Pública? Justifique a resposta”.
Sim, para ser ético o profissional da administração pública tem que realizar sempre uma alta avaliação procurando corrigir seus vicios melhorando seu comportamento e aprimorando suas relações interpessoais.
Quando se é ético na sua função obriga-se a tratar ao público e colegas de serviços com toda dignidade, eficiência e muito respeito, mostrando-se cuidadoso com bens públicos, evitando-se desperdicios.
Mesmo que o gestor público, faça ao contrário, mostando-se sem ética, o profissional da administração público tem que ser firme em suas condutas morais, fazendo issso o gestor publico passa a ter a responsabilidade da gestão de ética e a obrigação de apoiar e instituir uma comissão de ética em seu órgão ou entidade, a comissão de ética tem uma tarefa árdua que é a divulgação de boas práticas éticas e morais, esse trabalho tem que ser constante e diário.
Essa reeducação a luz da ética tem o desafio de tratar das mundanças comportamentais e vicios que se encontram enraizadas na administração pública.
A pessoa ética já tem no seu cotidiano uma conduta ética, não só no trabalho, mas também na sua vida diária, ela sabe discenir o que é correto e o que não é, seus principios éticos vão a leva-la a tomadas de decisões, seja ela na área profissional ou não.
Portanto, tendo uma boa conduta ética, teremos sem sombra de duvida uma boa governança, uma diminuição de caso de corrupção, e o mau uso do poder e das coisa públicas.
...