UTILIDADE DA CONTABILIDADE NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE ADMINISTRADOR
Por: jaquelinemelo01 • 4/3/2017 • Trabalho acadêmico • 2.925 Palavras (12 Páginas) • 318 Visualizações
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO PARANÁ
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
JAQUELINE DUARTE
GESTÃO CONTÁBIL
Professora: Francisca Alcantara
UTILIDADE DA CONTABILIDADE NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE ADMINISTRADOR
CURITIBA
2016
JAQUELINE DUARTE DE MELO
GESTÃO CONTABIL
O presente trabalho tem como objetivo
Demonstrar a importância da gestão
Da contabilidade na sociedade, nas
Empresas e na tomada de decisões.
Orientadora: Professora. Francisca Alcantara
Curitiba, 2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO................................................................................................................1
A CONTABILIDADE COMO ASPECTO FUDAMENTAL PARA A SOCIEDADE.........2
A CONTABILIDADE NA ÁREA ADMINISTRATIVA......................................................3
GESTÃO CONTÁBIL NO APOIO AO PROCESSO DE TOMADA DE DECIÇÕES......4
MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E A CONTABILIDADE.........................................5
IMPORTÂNCIA DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS PARA A TOMADA DE DECISÕES......................................................................................................................6
CONCLUSÃO..................................................................................................................7
REFERÊNCIAS...............................................................................................................8
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da gestão da contabilidade na sociedade, nas empresas e na tomada de decisões.
Toda organização é constituída e se desenvolve a partir de decisões que, no seu conjunto, singularizam a sua identidade. As informações atribuídas através da Gestão Contábil, sendo os principais envolvidos os usuários internos: são aqueles que usualmente buscam informações mais aprofundadas e específicas sobre a empresa relacionadas ao seu exercício (administradores, o fisco, e outros), e usuários externos: são aqueles que concentram suas atenções em aspectos mais gerais, evidenciados nas demonstrações contábeis (acionistas, bancos, investidores, fornecedores e etc).
Pode-se afirmar que sem a Contabilidade a vida útil de uma empresa não passará de 3 anos, tendo em vista que a gestão é defasada. É de extrema importância registrar, classificar, demonstrar, auditar todos os fenômenos e movimentações que acontece dentro da empresa, sem erros, através de relatórios, e com o uso da tecnologia estas informações podem ser qualificadas com mais facilidade e qualidade.
A CONTABILIDADE COMO ASPECTO FUDAMENTAL PARA A SOCIEDADE
Ao longo da história a contabilidade tem se desenvolvido na medida que a tecnologia cresce. A contabilidade tornou-se indispensável na sociedade na medida que o ser humano passou a ter necessidade de qualificar e quantificar seus bens, tendo como seu objetivo principal a ordenação de informações de seu patrimônio.
A contabilidade estuda e controla registrando, classificando, analisando, interpretando, por meio das demonstrações contábeis, todas as ocorrências econômicas e financeiras das empresas, auxiliando no desenvolvimento de seus trabalhos além de análises especificas para tomada de decisões das empresas, intermediadas mediante a ação de seus administradores e/ ou economistas, auxiliando também no controle das informações prestadas a seus usuários internos e externos.
Com relação a finalidade da contabilidade Fortes (2001, p. 52) afirma que:
“Ainda não foi inventado um sistema de registro, controle e análise patrimonial para a gestão do patrimônio das entidades que seja mais eficiente do que a contabilidade. E é a partir dessas informações geradas pela contabilidade que os usuários tomam decisões empresariais, sempre em busca de seus interesses pessoais. ”
Os usuários da contabilidade são todos aqueles que possuem algum interesse referente as informações financeiras e econômicas de uma empresa, sendo estas pessoas físicas ou jurídicas, usuários internos ou externos que buscam nos relatórios disponibilizados pelos contadores informações da saúde financeira da empresa e de seu patrimônio. Os usuários internos são aqueles que buscam informações da empresa diretamente ligadas a seu exercício, seriam eles: funcionários, administradores, gestores. Usuários externos são os que tem sua atenção voltada aos aspectos gerais da demonstração contábil, seriam estes: acionistas, bancos, fornecedores.
As características principais das informações contábeis é que estes registros seguem uma regulamentação para que as auditorias forneçam informações relevantes na tomada de decisões, estas informações devem ser livres de erros, tendo como base a coerência e completude.
A CONTABILIDADE NA ÁREA ADMINISTRATIVA
O ensino da Contabilidade para alunos de outros cursos como Administração e Economia tem como objetivo transmitir noções contábeis, principalmente quanto a análise e interpretação de relatórios contábeis, que possuem um papel extremamente importante dentro das empresas.
...