Uma distribuidora no segmento farmacêutico
Por: 31012011 • 4/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.097 Palavras (5 Páginas) • 253 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
CAMPUS I UNIDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO ADMINISTRAÇÃO
Rafael Barbosa da Silva
PANARELLO
Maceió - AL
2015
Rafael Barbosa da Silva
PANARELLO
[pic 1]
Maceió - AL
2015
1. INTRODUÇÃO
1.1. O QUE A EMPRESA FAZ
Uma distribuidora no segmento farmacêutico. A distribuidora, fundada pela família Panarello em 1975, faturou nada menos que R$ 3 bilhões no ano de 2008. A estrutura ainda atende 30 mil farmácias e controla 17% do mercado atacadista. Com seus 482 veículos, que inclui até aviões, a Panarello leva 1 milhão de caixas de remédios diários pelo País. Em 2009 começa uma Parceria com o Grupo Alemão Celesio, em 2010 Implantação do Setor de HB & Connect, para distribuição de produtos de Higiene e Beleza que aumentaria o faturamento em 20%.
Em 2012 Celesio assume controle da Panpharma. Implantação de projeto piloto de Rádio Frequência nas filiais. Mudança de nome.
Um portal de negócios, criado para atender, a princípio os clientes e fornecedores da empresa. Mais as reais intenções era que isso expandisse, que se tornasse um portal de saúde com comentários e sugestões de médicos, hospitais, e planos de saúde.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 O QUE FOI REALIZADO NA EMPRESA
Nos últimos anos, uma das empresas que mais cresceu no país foi à distribuidora de medicamentos Panarello, com a crescente competitividade no mercado tornou-se fator primordial a distribuição e produtos nas prateleiras, sem contar com uma boa qualidade de serviços, sempre obedecendo aos desejos e necessidades dos clientes. Nos anos 90 a Panarello sofreu um baque Por ter sido acusada pela Receita federal de sonegar imposto e ser uma empresa laranja, ela admite a autuação da receita, mais com ressalvas: fomos multados por erros, omissões e por diferenças de interpretação, não por sonegação.
Depois desse acontecimento a empresa investiu em tecnologia, todos os lotes são registrados em computador, assim é possível saber quando e para quem foram vendidos, seus caminhões e peruas de entrega são monitorados por satélite e rádio.
Outra providência foi contratar uma empresa de auditoria, buscando visibilidade e transparência, mais a Panarello não parou por ai, dando mais um paço traçou um plano de profissionalizar a empresa, seis diretores foram contratados no mercado usando também a SAP o software de gestão R3, em fase final de implantação. A empresa encontrou uma forma de ter uma linguagem única com esses programas visualizando sobre as transações da empresa obtendo uma integração total.
A Panarello investiu em pesquisa de marcado com os clientes, usando o portal, incluindo as práticas de coleta de pedidos online, antes os pedidos chegavam a 2000 mil, depois da implantação os pedidos ultrapassaram a 75.000mil por mês.
O Panarello denominado, ‘’panpharma’’, Em mais de dez capitais, vinte mil farmácias e um dos maiores laboratórios de medicamentos do país.
Em 2009 aconteceu uma parceria estratégica com o grupo panpharma e celesio, uma das maiores companhias europeias de distribuição farmacêutica em mais de 14 países, tais como Alemanha, França, Inglaterra, Portugal entre outros.
Uma das metas é atrair clientes específicos como médicos, hospitais e planos de saúde, dessa maneira fortalecendo suas vendas e obtendo a lealdade com os clientes.
3. CONCLUSÃO
3.1. RESULTADOS OBETIDOS
Aumento no desempenho e redução de custos
Apesar do pouco tempo de implantação, a solução já apresenta resultados. Um dos ganhos obtidos foi a redução no tempo de separação após a instalação de microchips (RFID) nas caixas plásticas de separação, a fim de permitir a sua identificação e associação com os pedidos. Pela separação manual anteriormente adotada, cada pedido era atendido em duas horas e 45 minutos, em média, e as falhas giravam em torno de 10%, isto é, para cada cem lotes separados, dez apresentavam erros e, consequentemente, retrabalhos.
Com a implantação do novo sistema de separação, foi possível diminuir o tempo da operação para uma hora e sete minutos, em média, e é possível reduzir ainda mais, o objetivo da Panarello é que nenhum pedido ultrapasse 45 minutos até final de dezembro. O índice de erros caiu para menos de 0,5% e eliminou-se o uso de papel, canetas, impressoras e de custos associados.
Houve ainda uma redução da estrutura de conferência, a utilização de equipamentos, leitores, cabeamentos e instalações elétricas caíram a praticamente zero, pois mesmo os produtos com impossibilidade de leitura óptica (etiquetas em má qualidade, por exemplo) podem ser lidos através da etiqueta EAN do fornecedor, e o lote pode ser alocado na própria estação de separação.
...