Utopia - Conceito e Opinião
Por: Diogo Branco • 29/6/2017 • Trabalho acadêmico • 379 Palavras (2 Páginas) • 151 Visualizações
Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC
Diogo Branco do Santos – 1º Semestre
Resenha: Utopia, por Thomas More
Utopia, termo grego que significa "lugar nenhum". É também a palavra utilizada por Thomas More para dar nome ao seu romance no ano de 1516, apenas 24 anos após o descobrimento da América ter ocorrido.
Se trata de uma obra que descreve como seria a sociedade ideal, na visão do escritor, e se passa em uma ilha-reino imaginária e perfeita chamada de Utopia, onde as pessoas que nela habitam em total harmonia.
A geografia da ilha pode ter sido inspirada nos relatos que set tinha sobre a América, descoberta poucas décadas antes da publicação deste livro.
O autor faz críticas sociais sobre temas que até hoje são atuais, na ilha, a sociedade privada não existe e tudo o que é produzido é dividido de forma igual, fazendo com que mendigos e assaltantes, por exemplo, não existam por lá.
É mostrado como a igualdade seria impossível com a presença da propriedade privada, pois existe a comunhão de bens, o solo é visto como terra a ser cultivada, e não propriedade.
As casas do local não possuem trancas nas portas, todos tem acesso livre a todos os lugares pois como já falado, não existe a propriedade privada, algo que é inimaginável em nossa sociedade hoje.
O trabalho na ilha é dividido de maneira igual para todos, 6h diárias são o suficiente para produzir recursos e as roupas são como um uniforme, todos utilizam vestimentas iguais e confortáveis em qualquer época do ano.
As joias em Utopia como ouro e prata não tem valor algum, e quem as usa são pessoas que cometem crimes, em anéis, correntes e até coroas afim de torna-las desprezíveis mesmo.
Podemos fazer a análise do romance como uma crítica social que já naquela época, século XVI, possuía problemas sociais que temos até hoje como falta de segurança, problemas na divisão de recursos e oportunidades de dentro
da sociedade, como exemplo.
Nos faz pensar como seria a nossa sociedade se não tivéssemos que enfrentar problemas como esses citados e com o tempo livre, desenvolver plenamente nossas capacidades intelectuais.
Mas como o próprio título indica, essa sociedade é utópica até o momento e apenas podemos imagina-la, já que não existe a mínima força de vontade de mudanças que nos levem para este caminho ideal.
...