VALORES E CRENÇAS E SUAS EXPECTATIVAS ENTRE FUNCIONÁRIOS E SEUS ADMINISTRADORES
Por: aags • 21/4/2017 • Trabalho acadêmico • 985 Palavras (4 Páginas) • 310 Visualizações
TEMA : VALORES E CRENÇAS E SUAS EXPECTATIVAS ENTRE FUNCIONÁRIOS E SEUS ADMINISTRADORES
Estar empregado num país como o Brasil tem se tornado um grande desafio, que quando superado trás junto outros pontos a serem estabelecidos. O que esperamos de uma empresa ? Como devemos nos comportar? É fácil saber ,se pararmos para observar ao ambiente em que formos inseridos , e também como devemos atender a expectativa do empregador quando existem regras estabelecidas e crenças que ficam subentendidas no ambiente de trabalho envolvendo éticas e valores de sua cultura interna.
A cultura interna de cada empresa condiz substancialmente com sua área de trabalho, por isso deve-se observar muito bem ao contexto da profissão pois ela se adequará a empresa em questão, retratando no seu cotidiano éticas e políticas do seu dia-a-dia.
Temos que considerar as divergências de princípios que tornam profissionais incoerentes nos seus cargos, ou então o inverso, empresas que recorrem a políticas escusas e líderes que tendem a acatar por esse tipo de decisão.
Petrobrás
Os valores ligados a uma empresa falam muito sobre ela, podemos analisar a Petrobras que destacam valores como honestidade, lealdade inconstitucional, a responsabilidade, o zelo, o mérito, a transparência, a legalidade, a impessoalidade e a coerência entre discurso e prática, entre outros, como conceitos de ética em suas ações em todo o seu sistema.
Claramente nem todos estes valores se encaixam no perfil atual da empresa em questão, enxovalhada após escândalo de corrupção que beneficiariam seu ex diretor entre outros executivos para obter e dar vantagens a empresas privadas. Esse tipo de situação não se alinha como por exemplo com as questões de honestidade, lealdade, a transparência e a legalidade fundamentada em seu contexto de valores que por sua vez exigiria do funcionário uma postura equilibrada, de ética e principalmente em coerência entre discurso e pratica que também foram citados, pois elas se casam para que não haja subterfujo nem contradições na posição da empresa , nem de qualquer um que a represente.
IMPACTO NEGATIVOS NO AMBIENTE DE TRABALHO
No entanto cada profissional tem seus próprios valores e crenças que seguem com ele através dos anos , este conceito vem se estabelecendo de acordo com suas experiências, seu conhecimento, sua visão de mundo que vem criando desde quando era uma criança formando seu caráter e influenciando suas decisões na via pessoal e no mundo dos negócios.
De acordo com essas experiências cada pessoa cria esses valores e conceitos morais, e isso pode ser bom ou ruim, ruim se essas idéias divergirem em sua área de trabalho e não estiver de acordo com a visão da empresa, neste caso pode ser que uma das partes não esteja agindo com ética, esta é uma situação difícil para um profissional, pois será preciso perceber o ambiente e as leis que funcionam dentro dela, isto porque muitas vezes existem conceitos que ficam subentendidos ou até éticas profissionais que não são comuns a outras profissões. Como cada caso é um caso é preciso ser bem perspicaz e muitas vezes seguir aos conceitos que regem cada ambiente empresarial, uma vez que não estando de acordo seria inevitável sua permanência.
Toda esta divergência tem como resultado impactos no dia a dia de uma organização “Todo o comportamento dos colaboradores tem conseqüência no clima organizacional e nos resultados “ segundo Romeu Huczok, usar suas habilidades e conhecimento no cotidiano é algo certamente dentro do contexto mas um fator a influenciar são as manifestação que não se encaixam com a política da empresa com isto outras pessoas são afetadas inclusive o rendimento daquele funcionário na instituição gerando uma má repercussão.
Ainda existe imposições da própria empresa decorrentes de conceitos generalizadas ao qual muitos colaboradores não se encaixam isto gera uma desmotivação muitas vezes refletindo nos resultados da empresa.
Entender toda extensão de danos causados através de atitudes tomadas que não se baseiam em conceitos legítimos da ética, é algo com que a corporação devem se preocupar pois é ela mesmo que irá impor e delimitar as regras e conceituar para que sejam criado parâmetros para o funcionário. Este que deve associar e dirigir suas ações para que seja as mais claras e objetivas, que se aproxime ao máximo das expectativas depositadas pela empresa para com ele.
...