VANTAGENS COMPETITIVAS DA TERCEIRIZAÇÃO DO PROCESSO DE REAL ESTATE PARA GRANDES EMPRESAS
Por: Wilson Xavier • 25/9/2015 • Artigo • 968 Palavras (4 Páginas) • 430 Visualizações
VANTAGENS COMPETITIVAS DA TERCEIRIZAÇÃO DO PROCESSO DE REAL ESTATE PARA GRANDES EMPRESAS
WILSON XAVIER DE ARAUJO - [1] (fonte 10)
NOME DO ORIENTADOR - [2] (fonte 10)
RESUMO:
Este trabalho tem o objetivo de apresentar as vantagens competitivas no processo de terceirização da área de Real Estate de grandes empresas. No intuito de atender esse objetivo, apresentarei os benefícios que o processo de terceirização traz, bem como o uso de métricas para medir se o processo esta atingindo o nível de desempenho e performa esperada.
PALAVRAS-CHAVE: Terceirização, vantagens competitivas e financeiras, Core Business, Real Estate
1 INTRODUÇÃO
Hoje existe a necessidade de grandes empresas criarem formas e meios que sejam capazes de amenizar as dificuldades na manutenção do seu negocio. Com a grande competição mercadológica, as empresas tem a necessidade de criar e manter vantagens que lhe permitam competir com baixo custo de operação, no intuito de obtenção de lucros maiores e permanência no mercado.
Para que consiga a obtenção desse resultado, as empresas tendem a direcionar todos os seus esforços para a sua atividade principal. Devido a essa tendência e necessidade, as empresas acabam por deixar de lado as atividades que não tem ligação direta a seu produto final, mas que são de extrema importância e necessárias para uma boa gestão da empresa e assim evitar custos desnecessários.
O processo de terceirização da área de Real Estate vem de encontro a essa necessidade, pois essa área é responsável pelo gerenciamento de todas as propriedades, que incluem todos os ativos utilizados na operação da empresa, publica ou privada.
Esses ativos são terrenos, galpões, fabricas, escritórios comercais e etc. Isso sugere que as decisões da empresa, não devem ser direcionadas e/ou orientadas do ponto de vista financeiro, pois isso é um grande erro. As decisões devem ter envolvimento de todas as áreas da empresa, isso proporcionará uma melhor decisão e orientação das grandes empresas.
A área de Real Estate é a segunda área mais onerosa dentro de uma organização, perdendo apenas para a área de Recursos Humanos, desta forma com a crescente competitividade comercial, as empresas tendem a optar por pela redução do espaço usado, gerando assim uma diminuição no m² ocupado por funcionários.
Para exemplificar o Real Estate das organizações, segue abaixo uma frase que é atribuída ao Henry Ford e cai muito bem neste processo: “Nos não levantaremos elaborados empreendimentos como monumento de nosso sucesso... Nós preferimos sermos conhecidos por nossos produtos ao invés de onde nós fazemos nossos produtos”.
2 VANTAGENS COMPETITIVAS E FINANCEIRAS NA TERCEIRIZAÇÃO DA AREA DE REAL ESTATE
Através da terceirização as empresas conseguem melhoras a organização de seus processos produtivos, reduzindo o tamanho o espaço físico ocupado e aumentando a eficiência na entrega dos processos. Essa estratégia de administração tem por atividade fim, permitir que a empresa estabeleça diferentes métodos de organização.
Conforme Giosa (1997, p.14), A terceirização é um dos processos de gestão pelo qual se repassam algumas atividades para terceiros – com os quais se estabelece uma relação de parceira – ficando a empresa concentrada apenas em tarefas essencialmente ligadas ao negocio em que atua.
Grant (1991) Associa o conceito de competência da empresa, que seriam o principal recurso da vantagem competitiva, devendo-se investigar a relação entre os recursos e competências organizacionais. Ao identificar as competências da empresa, pode-se tanto explorar melhor as capacidades já existentes, desenvolvendo vantagens competitivas, como verificar a necessidade de aquisição externa de recursos e capacidades complementares.
Existem muitas vantagem com o processo de Terceirização no contexto geral, segue abaixo algumas das vantagens:
...