TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VARIÁVEIS COMO ESTILO DE VIDA, VALORES SOCIAIS E DEMOGRAFIA PODEM INTERFERIR NO CONSUMO

Por:   •  17/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADES OPET

BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

ARTIGO:

VARIÁVEIS COMO ESTILO DE VIDA, VALORES SOCIAIS E DEMOGRAFIA PODEM INTERFERIR NO CONSUMO

        

CURITIBA-PR

2017


JENYFFER BAPTISTA

VANESSA GOMES

ARTIGO:

VARIÁVEIS COMO ESTILO DE VIDA, VALORES SOCIAIS E DEMOGRAFIA PODEM INTERFERIR NO CONSUMO

[pic 1]

CURITIBA-PR

2017


VARIÁVEIS COMO ESTILO DE VIDA, VALORES SOCIAIS E DEMOGRAFIA PODEM INTERFERIR NO CONSUMO

A decisão de consumo é composta por diversos elementos que influenciam o comportamento do consumidor, os chamados influenciadores. O presente artigo destacara como fatores influenciadores: estilo de vida, valores sociais e a demografia.

Estilo de vida: Está ligado a forma como as pessoas vivem. São as características particulares das pessoas, são os momentos e vivências por quais o consumidor passou ou está passando, que acabam interferindo nos hábitos e decisões de consumo. As pessoas podem ter diferentes estilos de vida, dentro de uma mesma classe social, ocupação e subcultura, ocasionando distintas formas de consumo.

Damos como exemplo  o consumo sustentável que está ganhando forma através da intervenção social de diversos indivíduos, movimentos, associações e outros tipos de organizações, e entre outras atividades que defendem os interesses dos consumidores e promovem o desenvolvimento sustentável do ponto de vista social, econômico e ambiental.

 Valores sociais:   Está ligado aos diferentes níveis de conhecimento, opinião e crença, que podem levar os consumidores a reagir de formas diferentes, para um mesmo estímulo.  A busca por status também se torna um componente cada vez mais impactante nas reações de consumo.  Ou seja, uma pessoa pode participar de muitos grupos sociais e ter posições diferenciadas em cada um deles. Isso dependerá da atividade exercida diante de cada um destes grupos, pois á variável de consumo que uma pessoa possui ou venha á desenvolver, dependerá do seu papel ou status diante da sociedade, status que podem ser fornecidos por bens matérias por exemplo.

Outras características sociais que podem ser citadas como exemplos são a cultura e a religião,  pois as diferentes formas de como elas podem ser observadas e abordadas pelas pessoas, acaba por afetar consideravelmente a forma de consumo individual ou de um grupo de pessoas.

Demografia: Está ligado a localização, idade e gênero dos grupos de consumidores. Hoje podemos concluir que cada um destes grupos possui características próprias e hábitos de consumo diferenciados que veem ganhando cada dia mais força e poder de consumo. A demografia também se refere há como cada produto deve ser ofertado em cada localização, afim de atender um maior grupo de pessoas existentes naquela localização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com