Valores Sociais
Por: 1806alexandre • 10/3/2016 • Trabalho acadêmico • 962 Palavras (4 Páginas) • 431 Visualizações
• Valores Sociais
Todas sociedade há um certo consenso entre seus membros. Quando repreendemos uma criança, simplesmente dizendo a ela `` nunca mais faça isso ``, é muito feio o que você fez sem dar-lhe nenhuma justificativa a não ser evidência. Estamos habituando-a a respeitar os costumes, através de normas e valores que aceitamos.
Os valores variam com as civilizações, e no interior de uma mesma civilização e nos grupos sociais, e assim temos uma determinada civilização aquilo para qual vale a pena viver e, eventualmente , morrer , como acontece na sociedade muçulmana, que uma família que possui um mártir,( que se tornou bomba humana ),é referência e assume um status superior .
Usados para promover a conformidade, os símbolos sociais são fenômenos, pessoas ou atos pelos quais os membros de uma sociedade identificam valores e padrões sociais.
• Normas e Costume
Entendemos que uma norma é uma obrigação social que o indivíduos está submetido, podemos dizer que normas são ideias muito fortes do que certo e errado , ao mesmo tempo, para os membros de outra sociedade, essas normas poderão parecer irracionais , podemos seguir alguns exemplos: que parecerão estranhos para os Brasileiros .
# entre os muçulmanos é considerado `` indecente `, uma mulher expor o rosto, mulheres que usam saias curtas podem ser agredidas se saírem as ruas.
# na Tailândia, não se pode acariciar a cabeça de uma criança, pois segundo a tradição local, as crianças estão sobre a proteção ( das mãos de Deus ).
# no Marrocos se come com as mãos , a maioria dos restaurentes não colocam talheres nas mesas.
# os árabes costumam arrotar alto depois de comer, sinal de satisfação de que a comida estava farta e saborosa.
# nos EUA, em função da forte atividade do movimento feminista e estão ocorrendo grandes mudanças nos relacionamento entre homens e mulheres , como elogiar o vestido de uma colega, é considerado abuso sexual.
Há duas normas importante , aquelas sancionadas pelo poder público ( normas formais , é aquela que estão ritualizadas nos costumes e comportamento costumeiros ( normas e .
informais ) .
Exemplos: os carros andarem no lado direito das ruas , serem obrigados a parar no sinal vermelho. ( normas formais ).
Exemplos: vestir-se de determinados modo, e não arrotar, após as refeições, ( normas informais ).
No Brasil no século passado, com a implantação de sistema métrico decimal ( lei de 26 de junho de 1862 ), que provocou revoltas generalizadas em todo o pais, como revolta de QUEBRA-QUILOS, mesmo adotando muita cautela com doação mesmo adotando muita cautela com a adoção das novas medidas, Armando Souto Maior.
Não se diga a lei brasileira foi precipitado e radical .Ao contrária foi cautelosa , pois determinava que a substituição deveria ser feita gradualmente, de modo que somente em 10 anos e cessasse totalmente o uso legal das antigas medidas, Lineares, a vara, o côvado e a jarda , e das medidas de volumes que eram onças libras e arreteis, com as quais qualificavam a carne-seca o bacalhau e o açúcar .
Os líquidos, anteriormente, mediam-se as canadas e aos quartilhos e os grãos e a farinha em selamins, quarta alqueres .
• As normas e Cortesia.
As regras de cortesia mudam segundo os países, por exemplo, no Japão, um pessoa homenageada serve-se uma cabeça de peixe e deve se comer o olho do bicho.
Na Turquia ,é considerado falta de educação cruzar os braços sobre o peito enquanto se conversa com alguém.
No Peru bater com o dedo indicador no meio da testa significa que a outra pessoa é burra.
E
...