JORNALISMO, NOTICIABILIDADE E VALORES SOCIAIS
Por: Rúbya Costta • 13/12/2018 • Ensaio • 934 Palavras (4 Páginas) • 324 Visualizações
[pic 1]
ENSAIO
JORNALISMO E NOTICIABILIDADE
DOCENTE: ALFREDO EURICO VIZEU PEREIRA JUNIOR[pic 2][pic 3]
DISCENTE: RÚBIA DANIELLE RAMOS COSTA
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO JORNALISMO
Jornalismo, noticiabilidade e valores sociais1
Rúbia Danielle Ramos Costa2
Este ensaio discute a problemática dos valores-notícia e da noticiabilidade jornalística no quadro mais amplo dos valores sociais, das relações de poder e do pano de fundo cultural que estruturam uma sociedade. Partimos de uma concepção do jornalismo como atividade comunicacional que se distingue por três eixos: a relação com o real; a natureza do seu produto – a informação; a sua ancoragem no interesse público. Situamos as noções de noticiabilidade e de valores-noticia na articulação desses três aspectos. Propomos discutir tais conceitos nos valores sociais.
Palavras-Chave: Noticiabilidade. Valores sociais. Interesse público.
O conceito de notícia no jornalismo
A temática abordada diz respeito às relações e profundas imbricações entre mídia e vida social, inserindo a produção midiática no âmago da sociedade. Tal perspectiva esvazia indagações sobre ‘quem influencia quem’, e tanto procura entender o papel e a importância das diferentes mídias na dinâmica da vida social como mostrar o quanto tal dinâmica conforma o tipo e o desempenho dessas mídias. Mais do que elementos que configuram a linguagem do jornalismo e o funcionamento da informação (o que de fato são). Entre as mais incipientes tentativas de sistematização de uma teoria sobre o jornalismo é possível identificar um traço comum. O pensamento sobre a atividade jornalística parece utilizar como norte a conceituação sobre o produto dessa atividade, ou seja, sobre a notícia.
O que é notícia? Para Park, são os fatos, os acontecimentos inesperados. Ele reserva espaço ao insólito, o inesperado ou algo que represente, em qualquer grau, um afastamento da vida cotidiana. O noticiável teria como limite o impacto que provocaria no público. É sempre em busca de fornecer comoção, emoção ou surpresa e, por isso mesmo, ao delimitar a notícia, Park passa a considerar também como variável de sua construção o público.
[pic 4]
1 Trabalho referente à avaliação da disciplina Introdução a Jornalismo, ofertada pela Universidade Federal de Pernambuco, e ministrada pelo Professor Dr. Alfredo Vizeu durante o 2° semestre de 2018.
2 Graduanda do Curso de Jornalismo, 2° Período – UFPE. rubynhacostta@gmail.com
Ao ter contato com uma notícia, o leitor a utiliza como um elemento para formar sua opinião sobre os fatos de uma época.
É a partir da multiplicação de opiniões, nutridas pelas informações divulgadas em um jornal, que a opinião pública se forma. A notícia, de certa maneira, é que dá a dimensão de real a um fato. Trata-se, naturalmente, de uma dinâmica e uma configuração complexas, e a teorização acerca desses eixos não é consensual. Noticiabilidade e valores-notícia são conceitos que dizem dessa articulação entre fatos da realidade que devem ou merecem ser relatados, devendo ser processados e colocados em circulação na forma de informação, em função de seu possível interesse público. O jornalismo é uma atividade integralmente afetada pela norma da veracidade. A notícia, o produto específico dessa atividade, ganha em geral a forma verbal de um enunciado declarativo, de uma descrição ou de uma narrativa sobre eventos reais. A opinião e a análise – subproduto do jornalismo, é também um tipo de ato linguístico essencialmente comprometido com a pretensão de verdade (BUENO, 1972, p. 10-11). A relação com o real, portanto, coloca-se não apenas como o primeiro distintivo da prática comunicacional jornalística, como também seu grande desafio. Se a pretensa capacidade objetiva de expressar o que as coisas são já foi bastante questionada, permanece o objetivo de buscar a isenção do relato e a explicitação de seu lugar de fala.
...