Valor Agregado
Por: adilsonsilva88 • 11/7/2016 • Trabalho acadêmico • 953 Palavras (4 Páginas) • 541 Visualizações
Nome: Adilson dos Santos Silva
Turma: GCOM 17 – Porto Alegre
Questões para trabalho de Valor Agregado.
Questão 1 – A precificação baseada em custos - onde a empresa determina o preço dos produtos considerando os dados contábeis e aplica um percentual para ter uma lucratividade – acredito que seja uma das mais utilizadas pelas empresas, porém em casos como no caso de prestação de serviços, pode ser mais difícil identificar o custo real de precificação pois depende também do valor percebido pelo cliente pelo serviço. No caso da precificação baseada na concorrência, o preço está baseado pelos praticados pelas empresas do mesmo setor/mercado, temos que levar em consideração também o tamanho da empresa, pois no caso de pequenas empresas concorrendo com grandes corporações estas menores podem estar em desvantagem devido escala de produção e no caso de serviços, o mesmo serviço pode ser executado de forma diferente por outra empresa. O terceiro tipo de precificação, baseada em valor tende a tomar mais cuidado na sua aplicação, pois está relacionada diretamente com o valor percebido pelo cliente. Podemos considerar um exemplo ‘clássico’ o caso da Apple, que mesmo tendo produtos similares na concorrência, conseguiu agregar valor da marca aos produtos, e seus clientes não importam de pagar mais por um produto seu por isso. Acredito que a mais viável é a precificação pela concorrência, na questão de produtos, porém quando falamos de serviço, acredito muito na baseada em valor. No estado temos alguns exemplos da precificação em valor, como o Grupo Zaffari de supermercados e a rede de farmácias Panvel, que conseguiram colocar um valor à marca focando no atendimento diferenciado.
Questão 2 – PBV é o tipo de precificação onde se considera o quanto o consumidor está disposto a pagar pelo produto e é indicada geralmente para empreendedores que ofereçam produtos ou serviços diferenciados ou que ainda não existam no mercado.
Questão 3 – Elasticidade-preço serve para medir a variação percentual na quantidade demandada de um bem levando em consideração a variação percentual deste bem. A elasticidade-preço possui alguns fatores determinantes como a disponibilidade de bens que possam substituir o produto, o quanto este produto é essencial para o consumidor, o quanto este produto interfere no orçamento do consumidor entre outros.
Questão 4 – Marca própria significa ter um produto comercializado exclusivamente pela empresa que detém o registro da marca. Vemos no nosso dia a dia vários exemplos de produtos com marca própria, principalmente nas grandes redes de varejo como BIG e Carrefour que possuem uma imensa e variada linha de produtos de marca própria, como pães, leite, detergente de roupas entre outros.
Questão 5 – A frase refere-se ao caso de que a PBV busca precificar o produto em acordo com o que os clientes realmente veem de diferencial no produto, como no caso falado no texto, em que as mães valorizavam o produto em relação ao concorrente a questão de ser menos prejudicial aos dentes das crianças por ter menos adição de açúcar.
Questão 6 – 5 Obstáculos do PBV:
- Dificuldades de avaliar valor: é difícil pois os dados são poucos e as variáveis são muitas, pois cada consumidor pode perceber um valor diferente para o mesmo produto e principalmente quando falamos em serviço. Podemos ver isso em canais de avaliação de serviço, onde um cliente avalia em “5 estrelas” um serviço e outro, avalia em “3 estrelas” o mesmo serviço pois considerar algum fator não considerado pelo outro cliente.
- Dificuldade de comunicar o valor: a principal dificuldade aqui é fazer o cliente perceber que não está em um “leilão”. Para o cliente visualizar melhor isto, é necessário também que a equipe comercial seja criativa na forma de expor para o cliente os benefícios do produto, seja de forma de pesquisas ou históricos de outros clientes que se beneficiaram com o produto.
...