Virtude Acima de Tudo
Por: Susan Coleman • 18/11/2018 • Projeto de pesquisa • 1.651 Palavras (7 Páginas) • 159 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVOS 4
3 DESENVOLVIMENTO 5
3.1 Tarefa 01 5
3.2 Tarefa 02 9
3.3 Tarefa 03 10
4 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
Baseado no cenário proposto apresentaremos aqui um estudo com o objetivo de desenvolver um sistema para uma indústria de papéis, com o nome de TreeTorah, a qual está com a missão de proporcionar aos seus colaboradores, parceiros e fornecedores a conscientização da responsabilidade sobre o meio ambiente, bem como uma implementação de sistema baseado na linguagem Java para calcular o valor a ser pago, como também o número de árvores que deverão ser replantadas.
A matéria-prima mais importante da empresa é a madeira, e há diversas legislações sobre esse assunto. Para essa conscientização a todos, a empresa elaborou um treinamento por técnicos do Ministério do Meio Ambiente, que demonstram como todos podem colaborar com a sustentabilidade de nosso planeta.
Esperamos que ao final da leitura deste trabalho o leitor possa se familiarizar a como aplicar de modo prático todo o conhecimento obtido através das matérias ministradas até momento no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
OBJETIVOS
Esta produção textual tem como objetivo abordar alguns conceitos teóricos e práticos sobre o estudo, análise e desenvolvimento de sistema, mostrar a prototipação e parte do código-fonte utilizado, além dos passos necessários para a apresentação deste estudo de caso, finalizando com o desenvolvimento de uma aplicação Android para atender cálculo, com funções para calcular valores e quantidades, dentre outras que serão detalhadas no decorrer da atividade.
DESENVOLVIMENTO
A proposta deste trabalho e criar uma aplicação par calcular a quantidade de árvores que serão utilizadas para a indústria de papeis, esta mesma aplicação terá o controle de calcular também a quantidade de árvores serão replantadas.
Para que se entenda como funciona o estudo de caso da indústria de papéis, serão apresentados conceitos de reposição florestal baseado na Instrução Normativa MMA nº 6/2006, bem como o uso da tecnologia que utiliza rádio frequência de modo a melhor acompanhar o desmatamento. Dessa forma, mostraremos como será realizado todo o processo desde o início da transformação da matéria prima, ou seja, a madeira em seu processo de transformação.
Em vista das necessidades e das diversas demandas que foram classificadas pela equipe, ficaram definidas as seguintes tarefas a serem executadas:
Tarefa 01
- Instrução Normativa MMA nº 6/2006
A Instrução Normativa MMA nº 6/2006 é um conjunto de procedimentos que traz conhecimentos legais para a aplicação técnica de quem trabalho no manejo da matéria-prima árvore.
A legislação ambiental é ampla e essa Instrução Normativa trata especificamente da reposição florestal e do consumo de matéria-prima florestal. Visa servir de contrapeso para o consumo florestal, indispensável para a sociedade moderna, de modo a não sacrificar o meio ambiente.
De acordo com essa Instrução Normativa, quem utilizar matéria-prima florestal está obrigado a repor o que consumiu além de demonstrar anualmente tudo o que foi utilizado. É dever também dos que utilizam matéria-prima florestal, em determinados casos, apresentar o Plano de Suprimento Sustentável bem como informar as fontes da matéria-prima florestal.
- Automação de Processos com Inteligência Artificial
Existem diversas ferramentas que poderíamos utilizar para auxiliar no cruzamento dos dados existentes e sabermos quais os volumes necessários para a reposição florestal. O ideal nesse caso seria uma ferramenta de automação de processos com inteligência artificial.
Esse software seria capaz de capturar e interpretar dados de aplicações existentes, processando transações, manipulando dados e comunicando-se com outros sistemas digitais.
A automação utilizada mais largamente hoje é capaz de executar funções escritas por seus programadores apenas, mas não tem capacidade de aprendizado. Tal sistema poderá fazer o cálculo necessário, com base em relatórios de outras ferramentas, para analisar o volume necessário para reposição florestal, dispensando a entrada de dados feita por um operador do sistema, sujeita a erros.
Embora um ERP ou outro sistema de automação possam fazer cálculos e organizar dados sem o auxílio humano, são incapazes de ter uma interação, havendo sempre a necessidade de inserção de dados manuais para que estes entrem em interoperação.
Com uma ferramenta de automação de processos com inteligência artificial qualquer alteração na estrutura de softwares existentes será dispensada, permitindo que o ser humano se concentre em tarefas que não podem ser automatizadas.
- Tecnologias RFID e NFC
Rádio frequência para a comunicação de dados é uma tecnologia recorrente que pode ser usada no controle florestal. A utilização de RFID (Radio Frequency Identification) e NFC (Near Field Communication) ocorre basicamente da mesma maneira: leitor, antena e etiqueta (tag). Há, no entanto, sutis diferenças entre as tecnologias.
...