Visita pormade
Por: Gustavo Berté • 2/6/2016 • Monografia • 829 Palavras (4 Páginas) • 345 Visualizações
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – UNOESC
GUSTAVO BERTÉ
RELATORIO DE VISITA – PORMADE PORTA DE MADEIRAS DECORATIVAS LTDA
Joaçaba
2016
Analisando todas as informações obtidas relacionadas a recursos humanos na visita que aconteceu sexta-feira (20) na empresa PORMADE PORTAS DE MADEIRAS DECORATIVAS LTDA, localizada em União da Vitória (PR), na qual tem produtos como: portas, batentes, guarnições e rodapés. Podemos ver o porquê a Pormade é eleita por vários anos consecutivos, uma das melhores empresas para se trabalhar na América Latina e no Brasil.
Hoje a empresa tem um quadro de aproximadamente 550 colaboradores, sua estrutura é de 86 mil metros quadrados (3 fábricas) e são produzidas em média 360 mil portas por ano, a empresa, além das 3 fábricas, também possui a CEDEHP (Centro de Desenvolvimento Humano Pormade), onde acontecem vários eventos da empresa, assim como, aulas de zumba, dança e pintura, que são fornecidas aos colaboradores e filhos, em alguns casos também são abertos a comunidade. A estrutura da CEDEHP também pode ser alugada por colaboradores para festas, jantas, etc. com apenas uma taxa de limpeza como custo.
A Pormade hoje está inovando em suas vendas, com uma loja online, para venda direta ao consumidor, oque antes não era possível, pois suas vendas eram apenas para empresas. O público alvo da Pormade são grandes construtoras, nas quais representam boa parte de suas vendas, e os pedidos são em grande quantidade, do mesmo produto.
Ao questionarmos ao gerente de RH da empresa, qual o nome da área da empresa que cuida das pessoas, a resposta foi simples e direta, ao dizer que para eles, oque menos tem importância, é o nome do setor, mas e sim, quais ações são realizadas dentro dele e o bem estar do colaborador.
Na Pormade, as 4 principais causas da motivação dos colaboradores, são as seguintes:
- Possibilidade de crescimento pessoal e profissional;
- Ambiente de trabalho;
- Reconhecimento;
- Salário.
A empresa valoriza os colaboradores que possuem as habilidades e competências necessárias. As promoções de funcionários, a cada mês, é significativa, decorrente do preparo apresentado pelos mesmos, para assumirem novos desafios. Em contrapartida, a rotatividade tem sido baixa. Várias iniciativas tem motivado os colaboradores, através de premiações e bonificações, dentre elas:
- Programa de Erros, Tesouros, Inovações e Melhorias (PETIM): tem como objetivo, evidenciar o erro, e corrigi-lo, o funcionário pode expor suas ideias e seus pontos de vista, o erro é transformado em “tesouro”. A intenção é valorizar a tentativa de inovação;
- Premiação para equipes vencedoras do programa de melhorias: são premiada as quatro melhores sugestões de melhoria, trimestralmente;
- Frase da semana: os participantes acumulam pontos por participação;
- Equipe da brigada de incêndio: Bonûs de participação nos treinamentos;
Uma das inciativas mais inovadoras e diferentes na minha opinião, foi a da Cantina da Honestidade, na qual os colaboradores tem acesso a bebidas e lanches, na qual os mesmos fazem seu próprio troco, demonstrando a confiança da empresa nos seus colaboradores.
Ela também tem a percepção de que os colaboradores valorizam o ambiente de trabalho seguro, saudável e feliz. Pensando nisto, a empresa oferece tais benefícios:
- Assistência médica estendida aos familiares;
- Atendimento odontológico, também extensivo aos familiares;
- Convênio com farmácias (descontos);
- Convênio com oficina de bicicletas (em média 70% dos colaboradores, usam ela como meio de transporte) há uma oficina dentro da fábrica;
- Plano de previdência privada e seguro de vida em grupo.
A Pormade acredita que os funcionários devem ser tratados de forma desigual, pois assim, será valorizado quem fizer mais, os melhores funcionários, premiando-os, bonificando-os. Em relação a integração de novos funcionários, o novo colaborador, é integrado participando de um curso, de 3 dias, ocorrendo cada 45 dias. Os funcionários participam de grupos, com líderes, que acompanha-os, demonstrando os processos da empresa, assim como a sua cultura organizacional.
...