4U BAR – ANÁLISE PONTOS FRACOS E AMEAÇAS
Por: Jéssica Sabonara • 25/4/2017 • Relatório de pesquisa • 938 Palavras (4 Páginas) • 1.968 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO METROPOLITANO DE SÃO PAULO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
PROFESSOR: ROMEU
4U BAR – ANÁLISE PONTOS FRACOS E AMEAÇAS
Alunas do 6ºB - Sala 620
Lays Dionisio. RA: 12022309
Mariela Franzé. RA: 00000347
Stéfanie Caetano. RA: 12022308
Guarulhos
Outubro de 2012
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como finalidade aplicarmos as teorias dos pontos fracos e ameaças conforme a analisa SWOT em um estabelecimento escolhido por nós.
O 4U Bar, fica localizado na cidade de São Paulo, não possui filiais ou grandes divulgações, se tratar de um bar que atende aos jovens estudantes que frequentam as universidades ao redor.
O motivo de nossa escolha seria o fato de ser um ambiente que encontramos pontos curiosos e interessantes de serem discutidos.
Primeiramente iremos descrever a nossa visita, como foi o atendimento e nossas observações para em seguida relatarmos os pontos fracos e as ameaças detectadas e suas possíveis soluções.
CAPÍTULO I
- VISITA AO COMERCIO
O grupo escolheu visitar o comércio 4u Bar localizado na rua: Monsenhor Manuel Vicente, 131 – Vila Mariana, São Paulo.
Decidimos irmos todas juntas para que pudéssemos discutir sobre nossa opinião durante a visita. O dia escolhido foi 31 de agosto de 2012 onde nos encontramos por volta das 19h30min na faculdade e combinamos de ir ao local após a aula. Ao chegarmos por volta das 23horas, tivemos dificuldades para estacionar, pois o Bar não possuía estacionamento próprio e por estar localizado em uma avenida não tinha local para parar o veículo.
Após darmos uma volta no quarteirão, notamos que não havia outros comércios daquele tipo próximo. Quando conseguimos estacionar o carro na rua, seguimos direto para o estabelecimento onde fomos recebidos por uma garçonete simpática que nos ofereceu lugares e pediu que ficássemos a vontade, mas ela não havia notado que estava sem mesas e cadeiras para nós.
Enquanto aguardávamos uma mesa, perguntei para a garçonete se havia algum estacionamento próprio ou conveniado com o bar, e a mesma nos informou que havia um, mas por falta de informação nenhum dos clientes o utilizava.
Depois de algum tempo conseguimos algum lugar para nos sentar, já que o ambiente superior e inferior estava completamente lotado. Quando nos sentamos notamos que não tinha um cardápio para saber os valores e o que o estabelecimento tinha a oferecer aos seus clientes.
Após realizarmos o nosso pedido observamos o local e pudemos perceber que se tratava de um lugar para encontros de amigos geralmente um pessoal mais jovem e que frequentavam as universidades localizadas ao redor do estabelecimento.
Por ser um ambiente pequeno conseguíamos ver tanto o barman preparar as bebidas como a cozinheira que preparava os pedidos. Notamos também que não havia banheiro no térreo e todos deveriam subir ao segundo andar caso quisessem utilizá-lo.
Ao chegamos ao andar superior, já não estava tão cheio, pois a banda que havia se apresentado já não estava mais no local e só permaneciam alguns clientes, Notamos que o ambiente possuía uma mesa de sinuca e um Karaokê para entretenimento dos clientes.
Quando fomos ao banheiro, notamos que o lugar não estava limpo e faltava papel higiênico tanto para os homens quanto para as mulheres. Depois de utilizá-los, seguimos novamente para o térreo onde pudemos desfrutar dos nossos pedidos.
No final de nossa visita, fizemos o pagamento por meio das comandas entregues a nós e retornamos para casa.
- ANÁLISES
- PONTOS FRACOS
- Falta de informações sobre estacionamento: Não existe nenhum tipo de sinalização ou placa informativa que mostre onde existe um estacionamento próximo que seja conveniado com o estabelecimento.
Solução: Placas nas áreas internas e externas informando o estacionamento mais próximo
- Ambiente pequeno, impossibilitando a colocação de mais mesas e cadeiras e durante as atrações do bar o ambiente fica intransitável.
Detectamos esse problema, já que não havia lugar para sentar e era difícil se locomover na área interna. Porém conversamos com o gerente onde nos informou que não pretende ampliar o negocio, que a forma que vem trabalhando quanta quantidade média de clientes fiéis é o suficiente.
- Falta de manutenção do banheiro: o banheiro estava inutilizável.
Solução: Manter um funcionário que realizasse a limpeza do mesmo de tempo em tempo, repondo o papel higiênico e a limpeza dos vasos sanitários.
...