A ADMINISTRAÇÃO HUMANA
Por: marlonpaula • 2/3/2017 • Trabalho acadêmico • 295 Palavras (2 Páginas) • 247 Visualizações
INTRODUÇÃO[pic 1]
O presente trabalho de conclusão mostra a importância da valorização do Capital Humano dentro das organizações. Para tanto, fala-se da globalização como fator de mudança, pois, o mercado passa a desenvolver em passos acelerados, e diante do mundo globalizado o tempo e o espaço entre as empresas estreitaram-se, verticalizar os lucros, diminuindo os custos e transformando-as mais competitivas.
Nesse sentido, passa-se a valorizar o chamado Capital Humano, ou seja, os valores ou recursos que são elementos necessários para uma empresa ter um funcionamento adequado para iniciar suas atividades.
A sociedade deve-se ater para a representatividade das pessoas dentro das organizações. Conforme a Teoria das Relações Humanas o homem possui necessidades básicas que, quando supridas dão ensejo à outra em seu lugar, o que motiva o comportamento humano.
Para Chiavenato (1993, p. 78), “a Teoria das Relações Humanas criou uma nova linguagem administrativa, passou-se a falar em motivação, liderança, comunicação, organização informal e dinâmica de grupo”.
Assim, considera-se que o surgimento do capital humano é a principal característica da economia do conhecimento, pois trazem consigo, educação e as habilidades tão necessárias para a competitividade do mercado.
A valorização do capital humano encontra fundamento na necessidade de desenvolvimento do potencial humano nas organizações, pois, são as pessoas que tornam as empresas mais competitivas, logo, o capital humano deverá estar comprometido e envolvido com as políticas e objetivos da organização.
A pesquisa bibliográfica é a fonte de referência deste estudo, e o objetivo do trabalho é identificar o capital humano e sua representatividade dentro da empresa, como ativo intangível[1].
...