A ANALISE ADMINISTRATIVO, TECNOLÓGICO E DE RELACIONAMENTOS EMPRESARIAL DO BANCO DO BRASIL S.A
Por: Bruna Mendes • 30/5/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 993 Palavras (4 Páginas) • 138 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
BRUNA DA SILVA MENDES – BRUNA.SILVA.MENDES03@GMAIL.COM
RELATÓRIO PIM I
São Paulo
2020
INTRODUÇÃO
A organização escolhida para estudo de caso é o Banco do Brasil S.A. Ao longo dessa pesquisa descobriremos como, mesmo depois de 212 anos, tem uma posição de empresa mais sustentável do Brasil. Como sua gestão empresarial faz com que tenha um desempenho admirado dentro e fora do país, como a comunicação interna ajuda o desenvolvimento dessa organização, que não para de crescer. O Banco do Brasil (BB) apesar de ter sido fundada em 1808 ela faliu e ressurgiu sob nova direção do então Visconde de Mauá em 1851. Hoje reconhecida como uma empresa sustentável e com um ambiente corporativo saudável, continua mantendo de regra: a inovação tecnológica e comunicativa através da gestão administrativa.
1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Com base nas informações fornecidas pelo próprio Banco do Brasil S.A é possível analisar uma forte influência, principalmente, da administração por objetivo (APO). Mas claro que como a maioria das empresas moderna o BB contém um perfil de organização adepta a teoria da hierarquia das necessidades
Segundo Peter F. Drucker em seu livro A prática da administração na empresa, descreve a APO como um mecanismo para alcançar objetivos sem deixar a eficácia de lado. Em seu site oficial o BB disponibiliza relatórios e artigos com informação referente as suas conquistas, dando ênfase que somente foi alcançada com a colaboração da governança e seus colaboradores, em seu artigo declara que suas estratégias são decididas em conjunto, não só com os colaboradores também com os Bancos do Brasil espalhado pelo mundo.
É notório o trabalho do BB para transformar o ambiente colaborativo em um local motivador. Ganhou prêmio Guia Você S/A (150 melhores empresas para trabalhar, conforme a Rvista Você S/A juntamente com a FIA/USP) e em 2018 ficou em 2° no ranking da INDEED de melhores empresas para trabalhar.
A pirâmide de Maslow desenvolvida em 1930 descreve de forma gradativa como as necessidades humanas devem ser satisfeitas. Usando o método de motivação extrínseca, oferecendo recompensa quando o objetivo é alcançado, o BB é um bom exemplo de empresa behaviorista. Em sua página oficial, no relatório de 2018, relata a importância da motivação dos colaboradores ser extremamente importante para o crescimento da empresa.
2. C OMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Tendo como stakeholders principais os fornecedores, clientes, funcionários, imprensa, sociedade civil, governo, setor financeiro e investidores.
Sua comunicação organizacional interna é através principalmente da intranet corporativa, e por esse meio disponibilizam uma ferramenta desenvolvida internamente chamada de Radar, onde é possível acessar duas categorias: Gestor, focado no desempenho profissional; e Gestão de Pessoas, referente ao desenvolvimento pessoal, saúde e liderança. Com isso, demostra sua comunicação institucional, exaltando seu público primário; e as relações públicas, fornecendo e mantendo uma boa relação com seu público secundário.
O Banco do Brasil tem seu Branding gerenciado de forma boa. Se relacionando com a imprensa e especialmente com seus clientes tornou-se reconhecida pelo Banco Central pela a qualidade de sua ouvidoria.
A responsabilidade social se tornou uma das prioridades, além de capacitar seus funcionários lidam também com a sociedade através de ações de investimentos para promover a geração de renda.
3. TÉCNICAS DE INFORMÁTICA
Em um artigo de 2013 Tecnologia da Informação e Eficiência Bancária no Brasil, o Banco do Brasil é identificado sendo um BV – Banco varejista. O uso de técnicas de informática varia de acordo com o seguimento da organização.
Suas principais técnicas são em forma de sistema de informação – SI, visto que é utilizado ferramentas para distribuir conhecimento de dados e montar estratégias. Como por exemplo a Rede MAN (Metropolitan Area Network), INTRABB (Órgãos regionais e CRBB (Central de Relacionamento do Banco do Brasil) usados para o suporte técnico de recursos de TI.
Tendo também o serviço prestado ao Banco do Brasil nos ambientes de Datacenter, promovendo disponibilidade da infraestrutura de conectividade, realizando processos integrais entre risco, qualidade e disponibilidade. A Instituição
...