A APLICAÇÃO DO BALANÇO SCORECARD PARA AUXÍLIO NA GESTÃO DA ESTRATÉGICA: ESTUDO DE CASO EM UMA PRESTADORA DE SERVIÇO
Por: Henrique Ferarege • 6/2/2019 • Trabalho acadêmico • 6.525 Palavras (27 Páginas) • 224 Visualizações
RESUMO
Este trabalho objetivou realizar um estudo que contemplasse a contribuição do Balanço Scorecard como instrumento gerencial a ser utilizado para empresas prestadoras de serviços na sua gestão. A metodologia utilizada centrar-se-á inicialmente em uma revisão bibliográfica e exploratória dos principais conceitos de gestão estratégica e conceitos da ferramenta BSC, para posteriormente, em um estudo de caso, realizar o planejamento estratégico, a construção do mapa estratégico, dos indicadores e suas respctivas metas na empresa estudada. A pesquisa chegou a conclusão que é viável a implantação do BSC por se tratar de uma ferramenta de fácil usabilidade uma vez que bem interpretadas e discutidas as suas bases em uma empresa altamente competitiva em um mercado muito promissor, onde conta com 100% de seu capital humano para atingir sucesso no modelo proposto. Entretanto o fator de relevância do estudo servirá como um vetor para as diretrizes definidas pela administração, possibilitando a fácil leitura de suas aspirações como organização para o alcance de suas metas.
Palavras-chave: Balanço Scorecard. Gestão Estratégica. Planejamento Estratégico.
ABSTRACT
IMPLEMENTING THE BALANCE SCORECARD FOR ASSISTANCE IN STRATEGIC MANAGEMENT: A CASE STUDY IN A SERVICE PROVIDER.
This study aimed to conduct a study that encompassed the contribution of Scorecard Balance as a management tool to be used for service providers in their management. The methodology will focus initially on a literature review and exploration of the key concepts of strategic management and concepts of the BSC tool, and later, in a case study, conduct strategic planning, the construction of the strategic map of the indicators and their goals in the company studied. The research came to the conclusion that it is viable the implementation of the BSC for being a tool of easy usability as well interpreted and discussed its bases in a highly competitive company in a very promising market, where it has 100% of its capital to achieve success in the human model. However, the relevance factor of the study will serve as a vector to the guidelines set by management, enabling easy reading of his aspirations as an organization to achieve its goals.
Key-words: Balanced Scorecard. Strategic Management. Strategic Planning.
- INTRODUÇÃO
A grande competitividade do mercado atual exige cada vez mais das empresas certa reflexão no que se refere ao pensamento da estratégia e a sua gestão na organização. Hoje muitos empresários pensam em estratégias para alavancar vendas, ganhar mercado, melhorar produto, melhorar qualidade e processos, e outras que envolvem a continuidade e direção da empresa. Na maioria das vezes, a dificuldade de operacionalizar esses objetivos é muito grande, e quando aplicados, medir o desempenho é quase impossível. Um dos fatores para essa dificuldade é a falta de conhecimento de ferramentas, modelos e sistemas de gestão da estratégia.
De acordo com Trennepohl e Pegoraro (2009), muitas empresas de pequeno porte correm riscos pela ausência do planejamento estratégico em seu próprio ramo de atividade. A simplicidade na maneira de administrar não torna possível a solução de problemas, inviabilizando recursos e cultivando um ambiente de insegurança sobre os rumos que lhe garantiriam mais estabilidade.
No mercado de produção de imagem temos dois polos distintos, um deles são as grandes produtoras de cinema e comerciais, que trabalham diretamente ligadas com grandes agências de publicidade e muitas delas contam com verbas empresarias e governamentais para garantir suas produções. Essas produtoras, por possuírem uma estrutura cara e trabalhar com grandes corporações, estatais e privadas, tendem a obrigatoriamente adotar ferramentas de gestão mais eficazes. Por outro lado temos em uma proporção muito maior e mais competitiva, as pequenas produtoras, que costumam focar em um seguimento, sejam eles: casamento, books, eventos corporativos, moda e outros nichos que o mercado dispõe. Estas, por sua vez, ganham muito dinheiro, mas pecam em não desenvolver a estratégia e obter mais eficiência de seus recursos e processos.
Neste contexto, as pequenas produtoras ou empresas de pequeno porte, precisam de mais eficiência na avaliação do seu desempenho organizacional, para isso, utiliza-se mecanismos que permitam um diagnóstico claro e suficientemente abrangente do ambiente interno da organização e possibilitem transformar a estratégia em ações concretas que maximizem os resultados da empresa. Neste aspecto, o uso do planejamento estratégico e de ferramentas gerencias, como a metodologia do Balanço Scorecard (BSC) podem ser uma alternativa sustentável.
Portanto surge o seguinte questionamento: Como o modelo do BSC pode ser aplicado em empresas prestadoras de serviços e desta forma contribuir para gestão estratégica? O objeto de estudo é analisar a viabilidade desta ferramenta de gestão em uma empresa prestadora de serviço de São Paulo, no ramo de produção de imagem, a PubliVídeo.
Esta pesquisa permitirá aos gestores de empresas prestadoras de serviço que ampliem seu conhecimento nos temas abordados, podendo levar para o seu dia a dia a aplicação da ferramenta BSC, para os acadêmicos, facilitará a compreensão mediante ao modelo prático de confecção do BSC que será apresentado.
- REFERENCIAL TEÓRICO
O referencial teórico fará uma compilação dos conceitos de alguns autores sobre Estratégia Organizacional abordando o Planejamento Estratégico e Análises de Ambientes; e Balanço Scorecard, abordando Mapa estratégico, Indicadores de Desempenho, Metas e Planos de Ação.
- ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
Hunger apud Chiavenato (2003, p. 39) conceitua estratégia organizacional como um plano-mestre abrangente que estabelece como a organização alcançará sua missão e os seus objetivos.
Andrews (2001, p. 64) complementa, definindo estratégia como um conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes fundamentais e de planos para atingir esses objetivos, postulados de forma que defina em que atividade se encontra a empresa, que tipo de empresa ela é ou deseja ser.
A habilidade de uma empresa para continuar a viver e crescer depende da escolha e da implementação de uma boa estratégia. Segundo Barney (2007, p.5) a estratégia de uma empresa é sua teoria de como ganhar vantagem competitiva, por sua vez, essa teoria é baseada em premissas e hipóteses sobre como a concorrência em um setor deve evoluir. Quando essas premissas e hipóteses são consistentes com a verdadeira evolução da concorrência em um setor, a estratégia de uma empresa tem maior probabilidade de gerar uma vantagem competitiva.
...