A ARTE DA GUERRA
Por: die29 • 17/8/2015 • Trabalho acadêmico • 588 Palavras (3 Páginas) • 244 Visualizações
Sun Tzu foi um filosofo estrategista chinês, que comandou e venceu muitas batalhas. Ele escreveu o “A Arte da Guerra”, o qual foi publicado em muitas versões.
Para Sun Tzu, só é possível obter gloria e sucesso na jornada de uma guerra, se não perder de vista cinco fatores necessários para a arte da guerra: a doutrina, o tempo, o espaço, o comando e a disciplina. Deve-se saber avaliar previamente o próprio exercito e o inimigo. É preciso calcular as possibilidades de vitória, pra saber manobrar o exercito e então obter êxito na batalha.
Um general faz tudo para que a guerra seja a mais rápida possível, pois assim, estará poupando a vida dos soldados e os gastos dos cofres dos príncipes.
É necessário saber a arte de humilhar os inimigos sem travar batalhas, sabotando os seus planos, semeando discórdia entre seus exércitos. Para vencer o inimigo é necessário: saber quando combater e quando bater em retirada, saber lidar com o pouco e com o muito, saber compor o exército, preparar-se prudentemente e saber gerenciar as tropas. Os generais tem que conhecer a situação do inimigo, e saber até onde ir. É imprescindível que se comande muitos soldados com organização, assim como se comanda poucos. Na arte, há duas forças: Direta (fixar e distrair) e Indireta (golpear onde não é previsto).
Devem-se sondar os planos do inimigo para saber a estratégia dele. Tem que sempre evidenciar as qualidades de cada soldado e não perder nenhuma oportunidade. Depois de instalar as tropas, é necessário tornar próximo o que está distante, transformando perdas em lucro. Mantendo-se de prontidão, não deve ignorar nenhuma armadilha preparando-se para o pior.
O general deve ter respeito do exercito, mantendo-o sempre em disciplina rígida. Calcular as distancia e os graus de dificuldade do terreno é controlar a vitória. Existem nove tipos de terrenos, é a região de dispersão, região leve, de contenda, de comunicação, de interseção, região pesada, região ruim, região sitiada, e de morte, a também as diferentes maneiras de atacar o primeiro é atear fogo às tropas inimigas; a segunda as suas provisões, terceiro queimar os seus transportes, quarto o seu arsenal e as suas vias de abastecimento.
É necessário estar sempre informado sobre os inimigos a cinco tipos de espiões, espião local, espião infiltrado, que é contratado entre os oficiais de um regime contrário, espião reverso que é um agente duplo, contratado entre os espiões inimigos, espião morto que é o que recebe a missão de levar informações falsas ao inimigo e, espião vivo que é o que vem e vai com informações.
Sun Tzu ensina que para vencer uma guerra, antes de tudo é necessário conhecer bem o meio em que se travará a batalha, o inimigo e a si mesmo. Hoje o livro vem se destacando nas bibliotecas dos executivos do mundo dos negócios. Administrar uma empresa é bem diferente de um ambiente de guerra, mais o sentido da “guerra” para conseguir algo ou atingir o objetivo é o mesmo, lutar, montar sempre novas estratégias estar sempre a frente do adversário.
Em qualquer luta devemos estar sempre preparados, com conhecimentos gerais do adversário para saber que arma usar. Devemos estar unidos com a equipe, para formar um grupo mais forte e dedicado. O administrador deve estar prevendo o futuro e saber como enfrenta-lo. O livro ensina a fazer uma
...