A ARTE DA GUERRA
Por: Beatriz Mendes • 22/11/2015 • Resenha • 658 Palavras (3 Páginas) • 332 Visualizações
Resenha
A arte da Guerra.
O livro “A Arte da Guerra” escrito por Sun Tzu foi publicado em muitas versões. Livro o qual ficou famoso por entender os meios, espaços, criar ótimas estratégias de batalha e conseguir influenciar positivamente muitos chefes, administradores, executivos, entre outros.
A arte da guerra aponta inúmeros fatores para uma jornada de sucesso, sempre destacando ótimas estratégias e itens de extrema importância para serem utilizados em busca de um plano perfeito. Os três fatores chaves de grande destaque no livro são: “Conhecer bem o meio de batalha”, “O inimigo” e a “Si mesmo” que expressam técnicas, junto a um vasto conhecimento que impulsiona positivamente a batalha.
Na Arte da guerra, um bom general está sempre em busca de uma guerra rápida, para que assim poupe a vida dos seus soldados. O general utiliza uma ótima estratégia de análise, sabe compor o exército, gerenciar as tropas, lidar com altos e baixos e prepara-se cuidadosamente para qualquer tipo de eventualidade. Ele mantém como objetivo a vitória, buscando atingir os pontos fracos de seus inimigos, seja sabotando planos ou semeando discórdia em seus exércitos, para que assim consiga combate-los.
O eficaz general conhece cada situação, entende e estuda o inimigo, possui grande vontade de vencer e nunca se deixa abalar independentemente da situação da sua jornada. Para o grande e eficaz general é imprescindível que conheça muito bem seus soldados e os próprios inimigos, tenha a capacidade de decifrar cada qualidade e defeito, para que assim consiga obter grandes oportunidades.
Por fim, o livro transmite a grande importância em analisar cada ponto de uma batalha sem que haja desespero, com um grande preparo, mantendo boas estratégias de ataque, informações sobre seus inimigos, planejamento e uma boa estrutura para cada detalhe de uma batalha. Não deixando de citar que um bom general além de todos os pontos fortes, nunca esquece dos seus soldados e de cada qualidade que fez com que ele almejasse “A arte da Guerra”.
A Arte da Guerra.
Analise de relação do livro com analise swot e objetivos de um plano de marketing.
Após a leitura do Livro “A Arte da Guerra” pude perceber uma grande influência em um plano de marketing. O livro descreve cada passo importante para uma batalha perfeita, o que logo se encaixa com toda a análise e estratégia realizada em um plano de marketing.
No livro são citados alguns pontos principais, entre eles destacam-se: Conhecer bem o ambiente, o concorrente e a si mesmo. Esses pontos em um plano de marketing são de extrema importância, são como a base de todas as ações e para um bom profissional de marketing é imprescindível analisar cada um deles.
Assim como o bom general, o profissional de marketing tem como uma das suas prioridades conhecer cada um dos seus colaboradores, precisa entender e estudar seu público-alvo, seu concorrente e saber lidar com altos e baixos. No livro o general citado atualmente seria conhecido como “líder” pois está sempre disposto a melhorar, alegrar sua equipe e incentivar a melhoria dentro daquilo que é desejado. Estuda cada fraqueza e ameaça da empresa, analisa e cria uma estratégia, se mantém sempre em busca do sucesso e novas oportunidades.
...