TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – PSICOLOGIA EM SAÚDE

Por:   •  28/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – PSICOLOGIA EM SAÚDE

Kerolayne de Andrade Vieira Gomes

47004663

Farmácia

TEXTO: Fonte Arial 12, sem negrito ou itálico, alinhamento justificado e na cor preta. Deixar uma linha em branco após o parágrafo do texto. Além de ser digitado em espaçamento simples entre linhas, não deve haver nenhum tipo de espaçamento do tipo “antes e depois”, nem entre parágrafos. Somente serão aceitos textos encaminhados nesta formatação. Salvar o resumo em formato .DOC ou .DOCX. Lembre-se de referenciar devidamente após a escrita!

Profissional: Médico Clínico Geral


DESCRIÇÃO DA AÇÃO

JUSTIFICATIVA

 

01

 

Atendimento centrado: Atendimento individual, centrado na pessoa atendida, estabelecendo uma boa comunicação, abordagem, orientação familiar e comunitária. Reconhecendo que as interações com os outros são parte fundamental dos processos de saúde e doenças individuais.

 

 

A Medicina de Família e Comunidade é a especialidade clínica que se ocupa da manutenção e a resolução dos problemas de saúde frequentes nos indi- víduos, famílias ou comunidades, independentemente da idade, do sexo, do órgão ou sistema afetado. 

 

02

 

 Roda de Conversa: Estabelecer uma data e horário com moradores da comunidade num espaço aberto, para que possam dialogar sobre assuntos pertinentes a saúde. O médico irá definir o tema da palestra como assuntos relevantes e atuais como Dengue e Coronavírus (Covid-19), após explicação, os moradores poderão realizar perguntas e questionamentos sobre os temas abordados. Entrega de folders e folhetos explicativos.

 

O intuito da palestra e conversa com os moradores da comunidade é de levar informação, conhecimento e cuidados de prevenção a futuras doenças.

Promovendo assim melhor qualidade de vida, saúde e evitar a proliferação de doenças no local.

 

03

 

Encaminhamento dos Pacientes:  

 O médico de família e comunidade encaminha o paciente, quando necessário, a centros de referência local. Segue cabendo a ele, no entanto, a coordenação da atenção médica à pessoa em todos os níveis.

 

Desenvolver ações integradas de promoção, proteção, recuperação da saúde no nível individual e coletivo.

Priorizar a prática médica centrada na pessoa, na relação médico-paciente, com foco na família e orientada para comunidade, privilegiando o primeiro contato, o vínculo, a continuidade e a integralidade do cuidado na atenção à saúde.

Coordenar os cuidados de saúde prestados a determinado indivíduo, família e comunidade, referenciando, sempre que necessário, para outros especialistas ou outros níveis e setores do sistema, mas sem perda do vínculo.

Desenvolver, planejar, executar e avaliar, integrada à equipe de saúde, programas integrais de atenção, objetivando dar respostas adequadas às necessidades de saúde de uma população.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (302.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com