A Administração Financeira
Por: Debora Velozo Marinho • 8/4/2015 • Trabalho acadêmico • 9.701 Palavras (39 Páginas) • 224 Visualizações
Introdução
A administração financeira é uma ferramenta utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à planejamento, análise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “caminhos” para a condução financeira da empresa.
Na atualidade existe uma forte concorrência entra as empresas, elas necessitam de gestores atualizados e capazes de tomar decisões rápidas e eficazes. As práticas de gestão financeira têm se tornado cada vez mais importantes e necessárias, ou seja, suas técnicas, métodos quantitativos e estrutura conceitual vêm sendo ampliados, o que aumenta sua relevância para as organizações, e é um aliado para uma boa gestão eficaz e rentável em qualquer tipo de organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.
A dimensão e a importância da função da Administração Financeira dependem do tamanho da empresa. Em pequenas empresas, a função financeira é geralmente exercida pelo departamento de contabilidade. À medida que a empresa cresce, a importância da função financeira conduz, em geral, a criação de um departamento próprio.
O administrador financeiro, diante da complexidade do mundo empresarial, precisa de uma visão holística da empresa e de seu relacionamento com o ambiente externo. Pois, o conhecimento de técnicas e métricas financeiras isoladas se mostra insuficiente, sendo necessária uma abertura para valores e informações estratégicas.
O administrador financeiro moderno precisa de uma visão integral da organização para detectar oportunidades e ameaças, tanto internas, quanto externamente. Também é imprescindível a capacidade de analisar dadas e informações e fazer inferências acerca dos comportamentos e ações futuros. Hoje em dia, todas as decisões devem passar pelo ponto de vista financeiro para que sejam implementadas, ou seja, a administração financeira tem uma área de abrangência muito grande dentro das empresas, influenciando diretamente na vida de todos os setores da organização a todo o momento. (HOJI,2009).
Diante desse cenário, o estudo tem como objetivo identificar as práticas de gestão financeira constantes na teoria que as empresas podem utilizar no processo de gestão.
As caracterizações da função financeira
• Objetivos da Administração Financeira
O objetivo da administração financeira numa empresa com fins lucrativos é tomar decisões que aumentem o valor da ação ou, em termos mais gerais, aumentar o valor dos capital dos proprietários.
A sociedade por ações é a forma superior de organizações, no que diz respeito a levantar recursos e transferir a propriedade de um investidor a outro, mas apresenta a importante desvantagem da dupla tributação. Então o objetivo da administração financeira numa sociedade por ações é maximizar o valor corrente de cada ação existente.
Os seus objetivos são: Definir a finança da empresa e descrever suas principais áreas, rever as formas básicas das organizações empresariais e seus pontos fortes e fracos, comparar o objetivo das maximização de lucros e da riqueza e justificar o foco do administrador financeiro na maximização e da riqueza dos proprietários e dos stakeholders. A função financeira compreende um conjunto de atividades relacionadas com a gestão dos fundos movimentados por todas as áreas da empresa. Essa função é responsável pela obtenção dos recursos financeiros necessários, e pela formulação de uma estratégia voltada para a otimização do uso desses recursos O objetivo geral da administração financeira é maximizar o valor do capital dos proprietários existentes, não importa se a empresa é uma firma individual ou uma sociedade por ações. Em qualquer uma delas as boas decisões aumentam o lucro e as más decisões o diminuem. A administração financeira é a mais útil para os proprietários da empresa quando ajudar a identificar bens e serviços que criam valores para a empresa porque são desejados e valorizados no mercado.
Ferramentas
Um gestor deve ter as seguintes ferramentas e estratégias:
• A análise e o planejamento financeiro para analisar os resultados e planejar as ações necessárias para obter melhorias.
• A captação e a aplicação de recursos financeiros para negociar a captação de recursos financeiros necessários.
• Crédito e cobrança para a análise da concessão de credito aos clientes e administrar o recebimentos.
• O caixa para efetuar os recebimentos e os pagamentos controlando o saldo de caixa.
• Conta a receber controla e recebe as relativas vendas a prazo.
• Contas a pagar controla relativas as compras a prazo, impostos, despesas operacionais e outras.
• Contabilidade registrar as operações realizadas pela empresa e emite os relatórios contábeis.
A finança é a arte e a ciência de administrar fundos, é a aplicação de uma série de princípios financeiros objetivando a maximização da empresa e do valor de suas ações.
Oportunidades e carreiras
• Analista financeiro: é o profissional responsável pelo processamento de contas a pagar e a receber, anotando corretamente a transferência de ativos e encerramento dos livros de forma correta.
Um Analista Financeiro é responsável também pelo processamento de transações, sendo elas: o faturamento de clientes, pagamentos a fornecedores, etc.
• Analista \ gerente de orçamentos de capitais: Responsável pela avaliação e recomendações de proposta de investimentos em ativos. Podem envolver-se em aspectos financeiros quando da implementação dos investimentos aprovados.
• Gerentes de projetos financeiros: Em grandes empresas obtém financiamentos para investimentos em ativos. Coordena consultores, banqueiros de investimentos e assessores jurídicos.
• Gerentes de Caixas: Responsável por manter e controlar os saldos diários de caixa da empresa. Frequentemente gerencia procedimento de cobranças, os investimentos de curto prazo, as transferências e os desembolsos, e coordena os empréstimos de curto prazo, assim como o relacionamento da empresa com os bancos.
• Analista
...