TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Geral

Por:   •  8/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO GERAL I

ATIVIDADES REF. AS AULAS 1 A 3

1º) Discorra com suas palavras as principais teorias, que compõem a Teoria Geral da Administração.  

Administração Científica: surgiu com o Engenheiro Mecânico Frederick Winslow Taylor no ano de 1903. A ênfase era nas tarefas com enfoque na racionalização do trabalho no nível operacional. Foi considera a administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais.

Teoria Clássica: corrente iniciada pelo Engenheiro de Minas Francês Jules Henri Fayol em 1916. A ênfase era na estrutura, tendo enfoque na organização formal, consolidando administração como ciência na formatação e na estruturação das organizações.

Teoria Neoclássica: surgiu no ano 1957 com Peter Drucker e seguidores da Escola Fayolista. Esta teoria é baseada na atualização e no redimensionamento da Teoria Clássica e com ênfase colocada nos objetivos, sendo as principais características a organização formal, os princípios gerais da administração e funções do administrador.

Teoria Estruturalista: surgiu no ano de 1947, corrente baseada na sociologia organizacional; procura consolidar e expandir os horizontes da administração, suas principais características são as múltiplas abordagem: - organização formal e informal - análise intraorganizacional e interorganizacional.

Teoria do Desenvolvimento Organizacional: surgiu em 1962, baseada na psicologia organizacional redimensiona e atualiza os conceitos da Teoria das Relações Humanas, onde o foco é a mudança organizacional planejada e abordagem de sistema aberto.

Teoria da Contingência: surgiu no ano de 1972 com Alfred Chandler Jr. a corrente mais recente e que parte do princípio de que a administração é relativa e situacional, isto depende de circunstâncias ambientais e tecnológicas da organização, com característica a análise ambiental (imperativo ambiental) e a abordagem de sistema aberto.  

Teoria Sistêmica: surgiu com os trabalhos do Biólogo Ludwig Von Bertalanfy no ano de 1951, visa à integração das teorias abordadas anteriormente, por meio da aplicação de conceitos da TGS. Desta forma permite ao administrador uma visão do todo na organização, consequentemente torna se mais fácil à integração das atividades inerentes da empresa em busca melhor resultado.

Teoria Neoclássica da Administração: surgiu na década de 1950, têm como principal referência Peter Drucker. A teoria neoclássica nada mais é do que a resgate da Teoria Clássica redimensionada aos problemas administrativos das organizações atuais, ou seja, sua ênfase é nos princípios de administração, nos objetivos e nos resultados.

2º) Sobre o modelo de gestão da teoria científica da administração responda:

a) Quais eram os seus métodos de racionais de trabalho?

Frederick Taylor explicava que há sempre um método mais fácil e rápido de executar uma tarefa e isso pôde ser observado quando o autor verificou que os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho por meio das observações dos companheiros vizinhos. Segundo Chiavenato (2011) tais métodos científicos foram fundamentados nos seguintes aspectos:

  • Análise do trabalho e do estudo de tempos e movimentos, onde o trabalho é metodicamente analisado em toda sua esfera. Os movimentos desnecessários são eliminados e os movimentos úteis são simplificados, surgindo assim, o tempo médio que o operário leva para desenvolver uma tarefa. Há esse tempo médio é acrescentado os tempos considerados mortos (espera da matéria prima, necessidades pessoais do operário, etc) para que possa chegar ao tempo padrão, com a finalidade de padronizar o método de trabalho e também o tempo destinado a execução desse trabalho.
  • Estudo da fadiga humana baseado na anatomia e fisiologia humana, o qual possui uma tripla finalidade: evitar movimentos inúteis na execução da tarefa, executar economicamente movimentos úteis do ponto de vista fisiológico e reduzir a fadiga para aumentar a eficiência (princípios de economia de movimentos).
  • Divisão do trabalho e especialização do operário, onde há uma eliminação dos movimentos desnecessários, economizando assim energia e tempo e consequentemente elevando a produtividade do operário.
  •  Desenho de cargos e de tarefas, que tem como finalidade criar, projetar e combinar cargos com o intuito de uma tarefa ser executada com os demais cargos existentes dentro da organização. Essa simplificação no desenho dos cargos permite algumas vantagens como: a admissão de empregados com qualificações mínimas reduz os custos de produção, minimização dos custos de treinamentos, redução de erros na execução do trabalho, minimizando os índices de refugos e retrabalhos, facilidade de supervisão, aumento da eficiência do trabalhador.
  • Incentivos salariais e prêmios de produção, onde o operário é estimulado a produzir mais e também a ganhar mais pelos seus serviços, uma vez que, a remuneração baseada no tempo (salário mensal) não estimula ninguém a trabalhar mais.
  •  Conceito de homo economicus é analisado sob a ótica de que o homem procura o trabalho não porque gosta dele, mas como um meio de ganhar a vida por meio do salário que o trabalho proporciona.
  •  Condições ambientais de trabalho, onde a eficiência depende não somente do método de trabalho e do incentivo salarial, mas de um conjunto de condições de trabalho que visam garantir o bem-estar do trabalhador, como: adequação de instrumentos e ferramentas de trabalho e equipamentos de produção para minimizar o esforço do operador, um arranjo físico das máquinas e equipamentos para racionalizar o fluxo de produção, um ambiente de trabalho o qual os ruídos fossem minimizados e aumentasse o conforto do trabalhador, além de projetar instrumentos e equipamentos especiais, como transportadores.  
  • Padronização que tinha como finalidade reduzir a variabilidade no processo produtivo e consequentemente eliminar o desperdício e aumentar a eficiência.

b) Comente sobre o modelo taylorista. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (112.4 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com