A Administração de Cargos e Salários
Por: Tainá Oliveira • 22/9/2021 • Trabalho acadêmico • 273 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
Conceitualmente Administração de Cargos e Salários define um conjunto de normas e procedimentos que visam estabelecer ou manter estruturas de salários equitativas e justas na organização esta atividade, apresenta dois modos: Interno X Externo.
Os requisitos dos cargos são identificados como forma de orientar as condições mínimas para a contratação de pessoas em cada um dos cargos, normalmente indicam a escolaridade, a formação, a experiência os cursos ou conhecimentos adicionais mínimos que se tornam indispensáveis.
Gestão de Cargos e Salários é o conjunto de Regras, Normas e Procedimentos que estabelece os mecanismos de Gestão de Recursos Humanos das empresas com base nos aspectos organizacionais e compensatórios do trabalho.
O gestor de RH, responsável pela administração salarial, tem um desafio importante e permanente: buscar o equilíbrio interno e o equilíbrio externo nas questões envolvendo cargos e salários. Esse equilíbrio é obtido através da avaliação dos cargos, de modo que estabeleça uma hierarquia. O colaborador geralmente se compara com seus pares, buscando medir o grau de importância de suas atribuições na empresa. Essa situação muitas vezes gera insatisfação com a remuneração em função da diferença de salários entre cargos e pessoas.
No contexto da Gestão de RH podemos afirmar que um Plano de Cargos e Salários (PCS) atinge seus objetivos quando consegue ser percebido como: Justo internamente; competitivo externamente; compatível com as condições
econômicas da organização;
A administração de cargos e salários possui alguns desafios, sendo um espaço de buscar o chamado equilíbrio interno. Nesse contexto é apresentado o conceito de valor relativo dos cargos, avaliação de cargos é a
ferramenta que apoia, de forma mais decisiva e de uma forma geral, esse equilíbrio interno.
...