A Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais Discente: Jéssica de Oliveira Pereira
Por: jessstark2019 • 11/3/2021 • Trabalho acadêmico • 1.202 Palavras (5 Páginas) • 136 Visualizações
[pic 1]
Atividade Online – AO 01 | |
Curso: | Administração |
Professor(a): | Suelma Rodrigues Duarte |
Nome da disciplina: | Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais |
Discente: | Jéssica de Oliveira Pereira |
Construção de texto (estilo DIÁRIO) – ENVIO DE TAREFAS |
Olá, Acredito que você leu todas as orientações sobre a metodologia de como elaborar e formatar seu texto para apresentá-lo em estilo literário de DIÁRIO. O material base para esta atividade está disponível na biblioteca digital.
Capítulo 01 disponível em https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597004427/cfi/6/18!/4/8/4@0:0.806 Lembre-se, evite o plágio. Sucesso nesta atividade! Aguardo sua postagem |
Anápolis, 27 de fevereiro de 2021.
Querido diário, hoje acordei, tomei meu café da manhã e comecei a ler e estudar o capítulo 1 – Logística: Função essencial, do livro Administração de Recursos materiais e patrimoniais, uma abordagem logística.
Partindo do princípio das principais funções da logística, querido diário, pude entender que ela tem como função estudar a maneira com que a administração pode otimizar os recursos de suprimento, distribuição de recursos, estoques, produtos e serviços, dessa forma a organização se apresenta ao mercado utilizando o planejamento, organização e controle de suas atividades agilizando os fluxos dos produtos.
O capítulo 1 querido diário, nos expõe uma retrospectiva da logística empresarial, desde meados dos anos 50, onde os mercados eram bastante restritos e locais, eles estavam em estado de tranquilidade, e o nível de serviço naquela época, a plena satisfação ao cliente não existiam, também não existia a vantagem competitiva. As empresas fragmentavam a administração de atividades-chave pelo nível de serviço, a distribuição pelo que pude entender era ligada e subordinada diretamente ao marketing, o planejamento e o controle de produção (PCP) eram controlados pela área industrial, os estoques eram de responsabilidade da área administrativa, o processamento de pedidos era controlado por vendas, dentre outras particularidades.
Nos anos 60, o fator diferencial da visão logística era a função transporte, sendo que nos anos 70 e 80 a maior questão foi a gestão das funções transporte e estoque, as ordens a partir daí querido diário, eram a produtividade e a informática.
Aprofundando ainda mais minha leitura, meados dos anos 70 foi considerado o período de desenvolvimento, essa época representou a decolagem para a teoria e a prática da logística empresarial, o ambiente estava mais favorável para as novidades que surgiam no pensamento administrativo, a partir daí saímos do sistema de forte produção de bens envolvendo ações sobre o preço e qualidade, depois disso, houve uma forte expansão dos serviços e da valorização das marcas, a partir daí querido diário, a logística começou a se tornar um elemento de suma importância e de destaque .
Com essas mudanças querido diário, nos anos 90 houve um novo desafio, a integração interna, vindo com ela a terceirização, a comunicação e a tecnologia da informação, com o aperfeiçoamento e o integral uso do MRP (Material Resources Planning), MRP II (Manufacturing Resources Planning), ERP (Enterprise Resource Planning), JIT (Just In Time), SCM (Supply Chain Management), EDI (Eletronic Data Interchange) e outros. Pela leitura realizada, pude entender que, esses termos tratam do mesmo objeto, mas cada um tem objetivos diferentes.
Depois desse período, os custos começaram a ser baseados em atividades, o gerenciamento de riscos, e a busca da alavancagem de recursos, assim como a globalização das operações. A partir daí percebi que, a logística está mais voltada para as questões táticas e internas, essa época também foi marcada com o Surgimento das ideias de gerenciamento da cadeia de suprimentos, esse gerenciamento atua em questões estratégicas da cadeia produtiva. O computador começou a aparecer no meio empresarial, e a partir daí ele passou a ser utilizado em modelagem matemática, pois os modelos que podiam lidar com os problemas logísticos de forma mais rápida e eficaz.
...