A Administração e Ciências Contábeis
Por: Bruna Debiasi • 7/9/2023 • Trabalho acadêmico • 4.249 Palavras (17 Páginas) • 61 Visualizações
MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM DE MATERIAIS EM UMA REDE DE SUPERMERCADOS
Administração e Ciências Contábeis
Resumo: Em um mercado absolutamente globalizado, a gestão de estoques e a armazenagem tornaram-se os protagonistas da vida corporativa. O presente trabalho visa fornecer uma análise teórica das principais ferramentas que auxiliam na organização da movimentação e armazenagem, bem como as características estruturais, modelos de abastecimento e equipamentos necessários para uma boa gestão logística para garantir a eficiência e eficácia de todo o processo. Além da pesquisa e revisão bibliográfica sobre o tema, foi desenvolvido um estudo de caso na rede de supermercados Bistek listando quais ferramentas foram utilizadas na gestão logística da empresa e quais resultados foram alcançados com essas ferramentas. Portanto, quando executadas corretamente, a movimentação e a armazenagem facilitam os processos internos e tem um impacto significativo no resultado final de uma empresa.
Palavras-chave: Movimentação. Armazenagem. Custos. Gestão.
Introdução:
Nos últimos anos, a globalização, a “comoditização” de produtos e serviços e a erosão das margens de lucro vem causando mudanças dramáticas no mercado, fazendo com que as organizações tenham que adaptar a forma de realização dos seus negócios para continuar retendo clientes e aumentando a receita (BERTAGLIA, 2016).
A partir dessas necessidades, a logística muda sua proporção e passa a incorporar todas as atividades ao longo da cadeia de valores, desde a geração de matérias primas, ao serviço ao cliente final, abandonando um enfoque operacional e adotando um caráter estratégico (WOOD JUNIOR; ZUFFO, 1998).
O presente artigo tem como objetivo geral evidenciar os tipos de estruturas de armazenagem, modelos de abastecimento, equipamentos e ferramentas podem ser utilizadas na gestão eficiente dos estoques.
Utilizando-se da metodologia dedutiva com objetivo específico de apresentar o artigo e tendo como base a rede Bistek de supermercados, apresentando as estruturas de armazenamento utilizadas, mostrando como seus componentes e processos trazem facilidades que melhoram o uso do espaço dentro dos armazéns e são aderidas de acordo com as necessidades da empresa, favorecendo as estratégias do planejamento logístico.
Procedimentos Metodológicos
O estudo foi desenvolvido e elaborado a partir do método dedutivo, utilizando-se da pesquisa bibliográfica, documental, aplicada e exploratória.
A técnica de pesquisa utilizada foi a de entrevista com formulário pré-elaborado, com os responsáveis pela gestão de estoques da rede Bistek de supermercados. Os dados coletados foram relacionados com os objetos da pesquisa.
Estruturas de armazenagem
A utilização de um método magistral de estocagem de matéria-prima, peças em processamento e produtos acabados permite diminuir os custos de operação, melhorar a qualidade dos produtos e acelerar o ritmo dos trabalhos. Para escolher o método ideal é necessário compreender as necessidades da empresa, considerar as características do produto (peso, dimensões, recursos e quantidades), do local, dos fornecedores, dos equipamentos e da operação.
Desse modo, um espaço e uma estrutura de armazenagem bem projetada favorecem uma movimentação eficiente de pessoas e máquinas. A localização de produtos é feita com maior agilidade e precisão, reduzindo erros e melhorando o processo de separação de pedidos.
Os modelos de armazenagem mais frequentes no mercado são:
- Armazenagem própria: é quando as empresas armazenam seus próprios bens e assumem total responsabilidade por sua gestão.
- Armazenagem contratada: nesse modelo, a organização controla a gestão dos processos, incluindo a força de trabalho responsável pelas operações, em um espaço físico acordado contratualmente. Hoje, tornou-se comum as empresas optarem por alugar armazéns e sistemas de armazenamento.
- Armazenagem terceirizada: diferente das empresas contratantes, esse modelo envolve a terceirização de todo o serviço de armazenagem por meio de uma empresa parceira, capaz de gerenciar desde o atendimento do pedido até o envio.
Além da escolha do modelo de armazenagem, também se faz necessário a escolha dos tipos de armazenamento, como por exemplo:
- Porta - pallets: este sistema organiza de forma muito eficiente quando as mercadorias chegam ao armazém através de paletes. Empresas com vários produtos podem se beneficiar do uso do sistema para organizar seu estoque.
- Dinâmico: é composto por estantes para produtos paletizados, rampas e transportadores de roletes que movimentam a carga por gravidade, com base em um sistema de armazenamento first-in, first-out. A movimentação do material tem controle de velocidade, o que garante a segurança da operação e a agilidade da empresa.
- Push-Back: baseado no sistema de gerenciamento de estoque LIFO, composto por racks de armazenamento cumulativo. É ideal para racionalização de espaço cúbico com alta rotatividade e pequenas cargas de lote.
- Drive-In: ao maximizar o espaço de superfície e verticalizar o estoque, os sistemas Drive-in e Drive-through proporcionam alta capacidade de armazenamento por espaço cúbico. Com o LIFO OS, essa estrutura possibilita melhor organização, alta densidade de armazenamento, além de oferecer alta resistência, durabilidade e robustez.
- Mezanino: são adotados para facilitar a verticalização do estoque. Desta forma, o armazém ganha altura.
- Cantilevers: são desenvolvidos para armazenar materiais de comprimento, largura, peso, volume e forma variáveis. São estruturas simples, altamente resistentes e facilmente adaptáveis às necessidades, oferecendo um aproveitamento total do espaço.
- Estantes: são um sistema de armazenamento simples e eficaz para itens menores e mais leves.
- Flow-rack: são prateleiras para armazenamento em forma de caixa.
- Carrossel: reputado em diversos setores da indústria, o sistema carrossel permite que as estantes deslizem horizontalmente até a estação de carregamento sem o uso de empilhadeiras e maquinários.
- Racks: racks são estruturas metálicas que permitem a verticalização quando armazenadas, otimizando o espaço. Muitos gerentes escolhem racks porque podem suportar cargas pesadas e garantir a segurança.
De acordo com a entrevista realizada com os representantes da rede Bistek, foi possível identificar que a rede tem seu próprio centro de distribuição e utiliza porta-pallets em sua armazenagem.
...