A Administração financeira está estritamente ligada à Economia e pode ser vista como uma forma de Economia aplicada
Por: AndreGualberto • 10/5/2017 • Trabalho acadêmico • 3.069 Palavras (13 Páginas) • 1.033 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 DRE E FLUXO DE CAIXA. 4
2.1.1.1 AÇÃO DA EMPRESA. 9
2.1.1.1.1 RELATÓRIO 11
3 CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir tem como principal objetivo desenvolver a seguintes temas Administração financeira e orçamentária, mercado de capitais além da análise de custos.
A Administração financeira e orçamentária trata dos assuntos relacionados à gestão das finanças das empresas, visando maximização dos recursos utilizados, e assim evitar gastos desnecessários e desperdícios, observando os melhores caminhos para a condução financeira da empresa.
Mercado de capitais é um sistema de distribuições de valores mobiliários, que tem o propósito de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização e constituída pela bolsa de valores, sociedades corretoras e outras instituições autorizadas. O mercado de capitais abrange, ainda, às negociações com direito e mobiliários, certificado de deposito de ações e demais derivados autorizados à negociação.
A análise de custos, preços e valores consistem em algumas das mais nobres e importantes tarefas da administração financeira. Os custos nada mais são que as medidas monetárias dos sacrifícios com os quais a organização deve arcar, a fim de atingir seus objetivos.
DESENVOLVIMENTO
A administração financeira está estritamente ligada à Economia e pode ser vista como uma forma de Economia aplicada, que se baseia amplamente em conceitos econômicos e em dados contábeis para suas análises. No ambiente macro a Administração Financeira enfoca o estudo das instituições financeiras e dos mercados financeiros e ainda, de como eles operam dentro do sistema financeiro nacional e global. O nível micro aborda o estudo de planejamento financeiro, administração de recursos, e capital de empresas e instituições financeiras. É necessário conhecimento de Economia para se entender o ambiente financeiro e as teorias de decisão que constituem a base da Administração Financeira contemporânea.
O mercado de capitais é uma peça importante para a consolidação do desenvolvimento econômico brasileiro recente. Por ele transitam inúmeras atividades capazes de fomentar uma estratégia bem-sucedida de crescimento da economia, diminuição da desigualdade de renda e construção de bem-estar social. Tradicionalmente, contudo, esse mercado no Brasil tem se pautado pela necessidade de financiamento da dívida pública. O mesmo é subdividido em Mercado Primário e o Mercado Secundário.
A administração financeira é um conjunto de práticas administrativas que envolvem a análise e o planejamento das atividades financeiras de uma empresa com o objetivo de melhorar seus resultados e o lucro. Através desta gestão é possível visualizar a situação atual da empresa bem como planejar seu futuro a curto, médio e longo prazo. Além das funções básicas de um administrador, de planejar e controlar as atividades da empresa, agora o administrador financeiro precisa também prever e decidir. Para um profissional deste ramo é essencial que além de conhecer sua empresa, este conheça o mercado em que atua bem como a economia como um todo, visto que a partir da globalização, cada vez mais, as organizações sejam elas pequenas ou grandes sofrem influencias diretas das mudanças econômicas mundiais.
O administrador financeiro precisará conhecer sua empresa e ter a visão sistêmica da atividade para garantir que esta esteja sendo operada da forma mais eficiente possível. Precisará também conhecer o mercado financeiro a fim de analisar e avaliar entre diversas propostas, qual o melhor investimento a se fazer e quando fazê-lo. Ser capaz de captar novos recursos também é essencial, além de saber analisar, planejar e prever os riscos envolvidos nas tomadas de decisão. E sua importância á globalização permitiu que as organizações pudessem aproveitar recursos materiais e humanos mais competitivos existentes em outros países e dessa forma reduzir custos e despesas.
DRE E FLUXO DE CAIXA.
A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) foi instituída no artigo 187 da Lei n°6404, de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Ações) e tem como objetivo principal apresentar resumidamente, de forma vertical, as operações realizadas num determinado período, geralmente de doze meses, e o resultado pode ser lucro ou prejuízo.
Para Teixeira; Melo. (2011) os indicadores financeiros são descritos da seguinte maneira:
[...] servem como identificadores que demonstram a potencialidade da empresa. São eles que dizem qual a liquidez da empresa de dispor de recursos para saldar suas dívidas, qual o endividamento da empresa com terceiros, qual o retorno sobre os investimentos dos acionistas, [...], entre muitas outras singularidades ativas de análise (TEIXEIRA; MELO, 2011, p. 1).
Na dimensão desta análise é correto que o gerenciamento eficiente das finanças se torna um dos mais importantes processos gerenciais, pois proporciona meio de tomadas de decisões com agilidade e eficiência, atendendo as demandas de uma organização que tende a cada dia aumentar seus níveis de atividade e produtividade.
[pic 15]
[pic 16]
[pic 17]
As empresas planejam e controlam todas as suas atividades, com a finalidade de seguir uma linha que fará com que a mesma tenha sucessos nas suas atividades, e para a empresa Ases Indomáveis não é diferente, para eles a implantação de um orçamento na empresa faz com que essas tarefas sejam formalizadas e sistematizadas. Essa implantação sem dúvidas tem muitas vantagens tanto para seus gestores como cada um de seus funcionários, pois irá melhorar todos os controles da empresa.
...