A Adminstração Geral
Por: Fran Gomes da Costa • 21/10/2020 • Trabalho acadêmico • 668 Palavras (3 Páginas) • 108 Visualizações
Faculdade de Gestão e Negócios
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DATA DA ENTREGA: 14/07/2020
NOME DA ALUNA: Irani Francislene Gomes da Costa – 51811ADM720 | |
POLO: Araxá MG | |
DISCIPLINA: Reoferta 2020/01 - AdmPub - Teorias da Administração Pública | |
PROFESSOR: Prof. Eduardo Giarola | TUTORA: Mirian Bovi Borba |
Atividade 02 – Fórum de discussão |
Após assistir e analisar a vídeo aula da unidade 02 disserte sobre eficiência e eficácia na administração pública e o tamanho ótimo da dívida pública, tomando como referência o modelo de gestão gerencial. Compartilhe sua ideia no fórum e também discuta com os outros colegas. Não se esqueça de abordar as terminologias trabalhadas nas atividades anteriores.
Administração Pública Gerencial surgiu como uma opção ao modelo burocrático de gestão pública, pretendendo dar mais agilidade e eficiência ao Estado. No lugar de se incumbir diretamente de todos os serviços de natureza pública, deve o Estado, de acordo com essa concepção, delegar a execução de alguns a entidades não estatais, passando a atuar como regulamentador e fiscalizador. Trata-se do estudo econômico da Tributação, da Dívida Pública e dos Gastos Públicos. Déficits sucessivos financiados com endividamento ampliam a dívida pública piorando a situação fiscal do país.
A Administração Pública Gerencial constitui um modelo de gestão que consiste na busca de incorporação, pela área pública, de uma maior racionalidade gerencial. Trata-se de um conjunto de medidas direcionadas para o aumento da eficiência e a elevação da produtividade das organizações estatais, valendo-se de mecanismos e técnicas já consagrados na gestão empresarial. O alcance desse objetivo é complementado pelo compromisso com a geração de resultados, o qual contribui para que a gestão pública não seja auto referenciada, não tenha como principal foco os interesses dos próprios gestores e funcionários.
A segunda característica limitada os detentores do poder político e burocrático, representa um pressuposto da necessidade de estabelecimento de parâmetros e limites claros para os contratos de gestão, envolve o uso de instrumentos que explicitam metas de desempenho para organizações estatais e conferem a seus gestores maior autonomia. Trata-se, portanto, da gestão por resultados, muito utilizada na área privada. A Fiscalização institucional representa uma necessidade que, independente da adoção do modelo de gestão adotado, precisa ser observada. O uso de mecanismos típicos do mercado, embora possa parecer positivo é capaz de emprestar maior eficiência à máquina pública, é altamente questionável.
No que tange à Receita Pública, o artigo 74, inciso II, da Constituição Federal dispõe que o SCI tem, entre outras atribuições, a finalidade de avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência da gestão orçamentária nos órgãos e entidades da administração pública federal. Pode-se dizer que cabe ao controle interno do Poder Executivo Federal, por determinação constitucional, avaliar o desempenho da gestão orçamentária do órgão encarregado da administração da Dívida Pública Federal - DPF, a Secretaria do Tesouro Nacional – STN, vinculada ao Ministério da Fazenda.
...