TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte da Liderança

Por:   •  18/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.730 Palavras (11 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 11

A ARTE DA LIDERANÇA

Alexandre Muller

Aysla Carla Alves

Cleiton Schulz

Emmely Aparecida Uller

Gisleine Luzia Kirchner

Prof.Thiago Wolf

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Processos Gerenciais (0629) – Prática do Módulo II

26/11/2016

RESUMO

Muitas empresas são carentes com o fator liderança e motivação. Este trabalho aborda a boa liderança como aumento da satisfação dos colaboradores nas empresas. Apresenta-se a princípio considerações sobre o caminho percorrido na evolução da liderança, em seguida são mostrado pensamentos de alguns autores sobre motivação e influência. Como metodologia para este trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica. Como o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, para aumentar o nível de satisfação de seus colaboradores, as empresas necessitam buscar novas ideias e desenvolver pessoas competentes para que desempenhem um trabalho bom com produtividade e eficiência. Como resultado pode-se verificar que a satisfação, a motivação, os incentivos e os treinamentos são fatores marcantes com grande contribuição para a competitividade das organizações.

Palavras-chave: Liderança. Motivação. Influência.

1 INTRODUÇÃO

Hoje encontramo-nos num mercado global, onde competimos com empresas distantes geograficamente, com culturas e economias distintas da nossa. Neste cenário, exige-se cada vez mais das empresas um nível de desempenho maior, a fim de manterem-se competitivas num mercado onde as mudanças ocorrem num ritmo cada vez mais rápido, e onde a margem de previsão é cada vez mais curta. Na atual situação econômica em que passa o país, uma grande parte das empresas brasileiras se revelam despreparadas ou incapazes de sobreviver, pela falta de modelos de gestão e negócio. O presente trabalho pretende assim investigar os fatores que contribuem para um bom desempenho empresarial, através das características de liderança que influem na confiança dos gestores, no desempenho das equipes de trabalho e da organização.

2 A EVOLUÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA NAS EMPRESAS

Desde a década de 30, diversas pesquisas no campo da psicologia social tem sido feitas sob tema de liderança e comportamento organizacional. Antes desse período, mesmo havendo muitos artigos e livros ilustrados, a boa liderança não passava de sugestões ou teorias filosóficas, com nenhum ou poucos dados concretos para sustentar seus pontos de vista. Segundo Albuquerque (2003, p.55), "Ate meados de 1940, permaneceu a teoria de liderança baseada na ideia de que o líder era possuidor de certas características que o tornavam mais apto para conduzir os demais para a execução de tarefas, ao passo que os demais cabia o papel de seguidores".

No decorrer do tempo, a literatura e a pesquisa sobre liderança organizacional evoluíram, de teorias que descreviam características e traços pessoais dos lideres eficazes passando pelo que os lideres deveriam fazer, numa abordagem básica funcional, chegando a um estilo flexível, mais adaptativo para a liderança. O chefe, até a década de 60, sentava-se na cadeira e exercia controles mecânicos, bastava saber organizar, planejar, agir, corrigir e controlar. Para a empresa, o bom chefe era o que tinha a equipe na palma da mão, com total controle dos funcionários da empresa. A partir da década de 70, contudo, as empresas necessitavam de mais contribuições intelectuais dos seus funcionários. E foi principalmente no final dos anos 80, com a evolução da concorrência, que criou-se a necessidade de se ter dentro das organizações funcionários mais dedicados. Agora, o bom chefe é chamado de líder, conseguindo estimular os funcionários.

O líder do século XXI, nesse ambiente complexo, sofre uma transformação emocional, não sendo ele um ditador, mas sim uma pessoa gerindo pessoas com necessidades e sentimentos. A liderança contemporânea consegue assim quebrar barreiras, gerir mudanças, vencer desafios, mudar paradigmas e correr riscos. E tudo isso somente é possível com treinamentos e benefícios onde o líder é parte fundamental, fazendo com que as pessoas estejam comprometidas e engajadas com a empresa. As equipes e organizações sempre tiveram êxito e sucesso por alguns motivos, e sem dúvida, dentre eles, é o papel que o líder exerce sobre seus liderados, criando um clima de confiança no ambiente empresarial .

3 A ARTE DE LIDERAR NOS DIAS DE HOJE

A Liderança é um termo bem amplo nos dias de hoje, de diversas abordagens. Ser líder é ser alguém que tem seguidores  e não “subordinados”. A ideia de influenciar, motivar e congregar pessoas ao seu meio. Jordão cita que “liderança é uma arte. É a arte de conduzir as pessoas para que façam o que é necessário por livre e espontânea vontade (2007, p.11)”. É saber entender as pessoas, saber dividir e respeitar o grupo, cuidar de cada indivíduo com toda a sua singularidade, reconhecendo e respeitando as necessidades pessoais e os aspetos que fazem a diferença para cada um. Eles conseguem os bons resultados esperados, através de outras pessoas.E uma das coisas mais importantes, e saber transmitir confiança a eles para ter o retorno desejado.

A respeito do assunto, MOTA (1997) define:

A capacidade que um indivíduo possui de influenciar alguém ou um grupo de pessoas significa uma força psicológica, onde um age de modo a modificar o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com