A Atividade Mercadológica - Modelo Porter
Por: pelemes • 1/9/2022 • Trabalho acadêmico • 778 Palavras (4 Páginas) • 132 Visualizações
ATIVIDADE 05
1. Considerando o Modelo de Porter, escolher uma indústria (ex.: automobilística, farmacêutica, de bens de produção etc.) de sua preferência para fazer a análise das cinco forças, conforme abaixo (imagem):
Indústria escolhida: Eletrônicos portáteis (smartphones, tablets, notebooks, etc.)
- Como é a rivalidade entre os concorrentes?
- Número de competidores alto
- Principais marcas:
- Samsung
- Apple
- Motorola
- LG
- Xiaomi
- Fidelidade do mercado: com exceção dos usuários Apple, a fidelidade desse mercado não é muito alta, frequentemente os consumidores trocam de marca, principalmente pelo fato dos aparelhos de baixo-médio custo serem extremamente semelhantes entre as marcas (preço e funcionalidades).
- Diferenças de qualidade: a Apple é amplamente vista como a marca mais premium desse mercado, sendo a detentora dos maiores preços, poucas opções de custo médio e nenhuma de baixo. Ela está sempre concorrendo com a Samsung pelo lançamento de tecnologias novas, que costumam se espalhar pelo resto do mercado na sequência. A linha premium da Samsung (Galaxy S) é sua principal e quase única competidora. A qualidade das outras linhas da Samsung e as marcas Motorola e LG são claramente semelhantes e proporcionais ao valor dos produtos.
- Crescimento do mercado:
[pic 1]
Apesar de não termos dados comparativos claros nessa pesquisa do Valor Econômico, o mercado de smartphones (principal produto desse mercado) parece estável desde o pico de 2014. Contudo, com o crescimento de tecnologias dependentes de internet e conectividade cada vez maior tanto entre pessoas quanto objetos, é um mercado sem indícios de queda.
- Quais são os produtos e serviços substitutos?
Os produtos substitutos e ameaçadores poderiam ser itens inovadores com a proposta de evolução com maior qualidade e melhor experiência de uso possível, como por exemplo os smartglasses, ou até mesmo smartphones com mais memória, bateria, capacidade de processamento, qualidade de tela e desempenho de câmeras. Contudo, os smartphones não possuem ameaça até o momento.
- Qual é o poder de barganha dos fornecedores?
O poder de barganha dos fornecedores está totalmente ligado à exclusividade e como em qualquer mercado, por volume de compra. Fornecedores de peças como tela e processador são os mesmos em vários aparelhos das diferentes marcas.
- Como evitar/atrapalhar a entrada de novos concorrentes?
- Investir em inovação garante que os produtos sempre estejam atualizados, mais rápidos, potentes e com melhor desempenho. Dessa forma, o desenvolvimento de tecnologia é fundamental para conquistar clientes e mantê-los satisfeitos com novas invenções e tendências do mercado.
- A Apple possui estratégias para fidelizar os clientes, como a conectividade com outros produtos da marca e descontos agressivos para entregar o aparelho anterior e comprar um novo. Essas estratégias de fidelidade influenciam diretamente na dificuldade de entrada de novos players.
- Uma estratégia muito utilizada nesse mercado para impedir a entrada de novos concorrentes são as parcerias com canais de distribuição, como as operadoras. Os contratos antigos das marcas tradicionais no Brasil dificultam bastante a entrada da Xiaomi nas lojas da Claro e Vivo, por exemplo.
- Qual é o poder de barganha dos clientes?
Os clientes possuem muitas opções de modelos, mas nessa indústria o poder de barganha é limitado, pois os itens são tabelados, seguindo atualizações técnicas e melhorias constantes. Não há muita abertura para pressão dos clientes e conquista de valores muito diferenciados. Tendo em vista que os eletroportáteis se tornaram indispensáveis na vida cotidiana, profissional e pessoal, a demanda é muito grande por estes produtos, sejam caros aos baratos. Assim, uma marca de sucesso pode ofertar seus produtos globalmente.
...