A Atual situação do setor de eletro eletrônico no Brasil
Por: fernandesjose26 • 31/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.339 Palavras (6 Páginas) • 292 Visualizações
atividade no setor eletroeletrônico
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo aprimorar o conhecimento aprendido nas disciplinas de Matemática comercial e financeira, direito tributário e contabilidade aplicada a administração, matérias do 6º semestre no curso bacharel em administração da Universidade norte do Paraná UNOPAR.
Para a elaboração do mesmo foi necessário fazer um estudo amplo das mátrias já mencionadas acima, podendo assim aprimorar meus conhecimentos sobre os tributos e a legislação tributaria aprendendo a importância de se fazer um planejamento tributário foi de grande valia aprender trabalhar com a matemática financeira assunto vivenciado no dia a dia do gestor taxas de jurus, cálculos de jurus simples e composto, amortização dando norte de como obter melhores condições de lucratividade, já a contabilidade embora não seja função do admistrador e muito importante para a tomada de decisões em uma empresa através das informações passados pelo profissional de contabilidade.
A metodologia utilizada foi pesquisa em materiais fornecidos pela instituição de ensino tais como livro, web aulas e slides das tele aulas enriquecida com pesquisas na internet.
2 DESENVOLVIMENTO
A atual situação do setor de eletro eletrônico no Brasil
.
Neste artigo abordaremos um pouco sobre a atual situação financeira do país mediante a crise econômica que estamos atravessando e como as empresas têm reagido a esta crise, também trataremos do setor de eletro eletrônico se há crescimento ou queda no setor, tomando como base a DRE (demonstração de resultados e exercícios ) os orçamentos de vendas e produção da empresa “alfa e beta comércio de produtos eletroeletrônicos S/A” que planejam um crescimento de 6% ao ano nos próximos cinco anos verificando se é ou não rentável.
O setor de eletro eletrônicos junto com as telecomunicações vinha tendo um crescimento expressivo nos últimos anos porem devido a crise econômica que se instalou no pais nos últimos meses fez com que este mercado reduzisse consideravelmente; para os novos empresários que ainda estão se estabilizando o impa quito foi ainda maior o governo com suas políticas econômicas desfavorável aos empreendedores altas taxas e impostos cobrados fora a burocracia para entrar no mercado podemos ver através de pesquisas feitas pelo site valor econômico na pesquisa abaixo
“As vendas de smartphones caíram 13% no segundo trimestre de 2015, ante igual período do ano anterior, para 11,3 milhões de aparelhos, de acordo com estudo da IDC Brasil, divulgado nesta quarta-feira07/10/15 no site valor econômico . A piora macroeconômica, a elevada taxa de inflação, o aumento do nível de desemprego e queda da confiança do consumidor explica o desempenho ruim, já as vendas de tablets caíram 35% no 2º trimestre na comparação com o mesmo período do ano passado, para 1,27 milhão de unidades, segundo a empresa de pesquisa IDC. O número inclui os aparelhos com tela destacável, os chamados 2 em 1, que chegaram a 34 mil unidades.
A IDC estima que até o fim do ano 6,5 milhões de tablets serão vendidos no Brasil, uma queda de 29% frente a 2014, quando 9,5 milhões de aparelhos foram vendidos.”
Também podemos analisar o desemprego que aumentou muito nos oito primeiros meses deste ano de 20015 segundo a Associação Brasileira da indústria Eletro eletrônica com base em informações do CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho -, apontam que, no acumulado deste ano, até o mês de agosto/2015, as indústrias elétricas e eletrônicas fecharam 25.120 vagas, reduzindo para 268,5 mil o número de empregados diretos no setor.
Nos últimos 12 meses, o saldo negativo entre o total de admissões e de desligamentos atingiu 33.390 vagas.
A Abinee constatou que em dezembro/2013, o setor empregava 308,6 mil trabalhadores. Em dezembro/2014 eram 293,6 mil.
Para dezembro/2015, a previsão inicial é de 263 mil empregados. Ou seja, ao término dos 12 meses deste ano, o setor deverá ter fechado mais de 30 mil vagas. Ao analisar o período de 24 meses, a redução será superior a 45 mil vagas.
Diante do exposto vemos a necessidade da contratação de um administrador financeiro para a melhor tomada de decisões com o intuito de fazer com que a empresa obtenha lucro mesmo diante de um cenário econômico como este visto que a função financeira dentro de uma empresa está diretamente relacionada com a decisão de se fazer um investimento e a decisão de se fazer um financiamento sem perder liquidez.
O objetivo geral da administração financeira é maximizar o valor de mercado do capital dos proprietários existentes, não importando se a empresa é uma firma individual, uma sociedade de pessoas (quotas) ou por ações. Em qualquer delas, as boas decisões financeiras aumentam o valor de mercado do capital dos proprietários.
Pode-se dizer que a administração financeira tem três objetivos básicos:
a – Manter a empresa em permanente situação de liquidez, como condição básica ao desenvolvimento de suas atividades. Uma empresa apresenta
...