A Biotecnologia
Por: Lamira • 21/4/2019 • Trabalho acadêmico • 673 Palavras (3 Páginas) • 244 Visualizações
[pic 1]
NOME COMPLETO: Lamira Oliveira da Silva | DATA: 08-09-2018 |
TURMA: São Sebastião do Paraíso | TUTOR: Fernanda Gomes da Silva |
DISCIPLINA: Biotecnologia |
Aula Prática: Extração de DNA da Cebola
Turma: 1º Ano
Duração: 4h ̸ aula
Materiais:
Aula teórica: Sala de informática para execução do vídeo:
biotecnologia e da pagina: 10 fatos incríveis sobre o DNA.
Experimento prático: 1 cebola grande (250g); 100ml de detergente incolor; 30g de sal de cozinha; 400ml de água; cubos de gelo; 1 recipiente médio; 1 bacia grande; 1 filtro de papel para café; 1 tubo de ensaio; álcool etanol 95%.
Objetivos: Identificar os procedimentos e compostos básicos usados na extração do DNA da cebola. Protocolos com base nos mesmos procedimentos são usados para extrair DNA de animais, fungos e bactérias.
Procedimentos para aula prática: Cortar a cebola em pequenos cubos, cerca de 5mm; Em um recipiente, misturar o detergente, a água e o sal de cozinha. Mexer bem, mas evitar que faça espuma; Colocar a cebola cortada na solução e deixar a mistura em banho-maria a 60 °C por 15 min.; Resfriar a mistura colocando em uma bacia com gelo. Mexer bem; Coar a mistura usando filtro de papel para café; Descartar o “bagaço” e colocar a solução restante em um tubo de ensaio; Despejar delicadamente o álcool etanol 95% no tubo de ensaio. Deixar a solução descansar por alguns minutos.
Análise das informações: O que é a parte branca viscosa que “subiu” no tubo de ensaio? Por que isso aconteceu?
Desenvolvimento: As duas primeiras aulas serão dedicadas exclusivamente ao experimento prático, sem qualquer explanação conceitual anterior. Espera-se que a ausência de fundamentação teórica inicial aguce a criatividade e a curiosidade do aluno. Esta atividade prática fornece informações que podem ser facilmente compreendidas e compartilhadas com os aprendentes. O momento seguinte será para a exibição do vídeo Biotecnologia onde o aluno poderá entender o objetivo do experimento e verificar que para analisar o material genético de uma célula é preciso isola-lo de outros componentes celulares e obtê-lo em grande quantidade. Para tal é chegada a hora de desvendar o experimento, que mesmo com objetivo igual ao do vídeo é realizado com material e técnica diferentes. A escolha da cebola foi feita por apresentar células grandes e que, ao ser picada, as paredes celulares se rompem, facilitando a extração do DNA. O detergente é utilizado para romper as membranas celulares, que são compostas por camadas de lipídeos. Assim, os componentes celulares são liberados na solução. O sal reage com o DNA, fazendo com que ele precipite na solução. O álcool promove aglutinação das moléculas de DNA, formando um agregado filamentoso entre as fases da solução aquosa e alcoólica. O gelo ocasiona a redução da temperatura e reduz a velocidade de dissolução do DNA na solução. Sendo assim, a parte branca que “subiu” no tubo de ensaio é o DNA da cebola, uma massa esbranquiçada que corresponde ao DNA associado a outras moléculas que formam o material genético das células e que, não são solúveis em álcool 95%. Já a estrutura em dupla-hélice que conhecemos dos livros, corresponde a uma estrutura molecular que se propõem para o DNA e que não é visível a olho nu. Para finalizar, os alunos devem ser capazes de compreender a importância de poder se manipular e estudar o material genético, suas particularidades e suas similaridades nas diferentes espécies. Assim, entender que ainda não temos respostas para tudo, que o conhecimento cientifico não nasce pronto, mas depende do trabalho de vários pesquisadores, ao longo do tempo, onde se obtém dados parciais que serão integrados em conjunto com outros resultados e responderão a um problema científico até então não compreendido.
...