A CARROSSEL VERTICAL E LOCALIDADE DE ARMAZEM
Por: Lk229999 • 4/5/2020 • Projeto de pesquisa • 409 Palavras (2 Páginas) • 119 Visualizações
PESQUISA: CARROSSEL VERTICAL
Os carrosséis verticais são equipamentos que permitem que ao invés do operador ir até o produto, o produto vai ao operador.
Baseado numa estrutura onde o interior gira, para cima onde se armazena a mercadoria, que pode estar armazenada em caixas, estantes cabides etc.
Embaixo desta estrutura está o operador que só espera o produto chegar para pega-lo.
Prós:Opera maior variedade de itens.
Excelente aproveitamento do espaço físico, cerca de 90% do espaço melhor aproveitado.
Menor risco ao operador.
Com a centralização de trabalho aumenta a produtividade.
Contras:Velocidade de coleta dos itens.
Excelente aproveitamento do espaço físico, cerca de 90% do espaço melhor aproveitado.
Produtos devem estar estocados de maneira uniforme para não gerar desequilibro no equipamento.
O equipamento é o ideal se você quer aumentar a capacidade do armazém sem que haja necessidade de expansão física.
Com ele é possível armazenar uma grande gama de produtos, e quando for utiliza-lo não há a necessidade de ter empilhadeiras e vários colaboradores, somente uma pessoa pode realizar o trabalho.
Pesquisa: LOCALIZAÇÃO DE UM ARMAZÉM
Para esta pesquisa utilizei como base um artigo publicado no Fatelog 2019 de autoria de Kamila Shigematu de Sousa e Enio Fernandes Rodrigues, os autores optaram por não divulgar o nome da empresa, portanto tratarei como empresa X.
A empresa em questão atua no ramo de comércio atacadista, o CD que a empresa possui fica localizado na cidade de Guarulhos e já está em construção o novo CD da empresa na cidade de Salto no interior paulista.
Os autores apontaram no artigo que das trinta lojas da rede praticamente metade fica localizada no interior, onde a empresa apresenta o maior volume de vendas. Contudo o estudo apontou que a troca de um local pelo outro apresentaria uma redução de custo de pouco menos de R$ 5.000,00 considerando apenas os custos por viagem, o que para uma empresa de médio/grande porte não é uma quantia que justifique uma mudança. Ao final do artigo os autores sugerem uma utilização simultânea dos armazéns com o CD atual de Guarulhos sendo responsável por atender 14 lojas, enquanto o CD de Salto seria responsável pelo abastecimento das outras 16 lojas, resultando assim numa redução de 33% dos custos com frete, e conseguindo abastecer mais rapidamente as lojas do interior que apresentam a maior rentabilidade.
Um ponto que os autores sugerem e que a meu ver é o real motivador desta mudança de localidade é o fato de que em diversos casos as prefeituras oferecem diversos incentivos fiscais para se instalarem na cidade.
...