A COMPLEXIDADE, TRANSDISCIPLINARIDADE E ECOFORMAÇÃO NA APROXIMAÇÃO DAS ESCOLAS DO CAMPO À VIDA NO CAMPO E ÀS DEMANDAS GLOBAIS
Por: costads_iris • 3/3/2020 • Artigo • 9.530 Palavras (39 Páginas) • 217 Visualizações
COMPLEXIDADE, TRANSDISCIPLINARIDADE E ECOFORMAÇÃO NA APROXIMAÇÃO DAS ESCOLAS DO CAMPO À VIDA NO CAMPO E ÀS DEMANDAS GLOBAIS
RESUMO. As escolas do campo são instituições que atendem, prioritariamente, estudantes residentes em áreas rurais. Suscitam, portanto, práticas pedagógicas articuladas às demandas dos contextos locais, sem desconsiderar, contudo, as demandas globais. Considerando essa necessidade, este artigo teve como propósito analisar publicações brasileiras que discutem, articuladamente, as escolas do campo e as práticas pedagógicas e sugerem uma aproximação com a complexidade, a transdisciplinaridade e a ecoformação. Por meio de uma pesquisa bibliográfica centrada na abordagem qualitativa, identificaram-se sete publicações entre os anos de 2007 e 2019, incluindo artigos científicos e trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós-graduação. Observou-se que as publicações se aproximam dessa tríade conceitual quando valorizam a articulação das escolas do campo à vida campesina, apesar de as demandas globais e os três conceitos estarem explícita e intencionalmente demarcados somente em uma das publicações.
Palavras-chave: Escola do campo, Complexidade, Transdisciplinaridade, Ecoformação.
COMPLEXITY, TRANSDISCIPLINARITY AND ECO-FORMING IN BRINGING RURAL SCHOOLS CLOSER TO LIFE IN THE COUNTRYSIDE AND GLOBAL DEMANDS
ABSTRACT. Rural schools are institutions that primarily serve students residing in rural areas. Therefore, they raise pedagogical practices articulated to the demands of local contexts, without disregarding, however, global demands. Considering these demands, this article aimed to analyze Brazilian publications that discuss rural schools and pedagogical practices articulately and suggest an approach with complexity, transdisciplinarity and ecoformation. Through a bibliographic search centered on the qualitative approach, seven publications were identified between the years 2007 and 2019, including scientific articles and works of conclusion of undergraduate and graduate courses. It was observed that the publications approach the triad when they value the articulation of rural schools to rural life, although the global demands and the three concepts are explicitly and intentionally demarcated only in one of the publications.
Keywords: Rural school, Complexity, Transdisciplinarity, Ecoformation.
COMPLEJIDAD, TRANSDISCIPLINARIEDAD Y ECOFORMACIÓN EN LA APROXIMACIÓN DE LAS ESCUELAS RURALES A LA VIDA EN EL CAMPO Y A LAS DEMANDAS GLOBALES
RESUMEN. Las escuelas rurales son instituciones que prioritariamente atienden a estudiantes que residen en áreas rurales. Por esta razón, suscitan prácticas pedagógicas articuladas a las demandas de los contextos locales, pero que sin embargo no dejan de considerar las demandas globales. Considerando esta necesidad, el propósito de este artículo es analizar las publicaciones brasileñas que discuten, de forma articulada, las escuelas rurales y las prácticas pedagógicas, y que sugieren una aproximación con la complejidad, la transdisciplinariedad y la ecoformación. Por medio de una investigación bibliográfica, centrándose en el enfoque cualitativo, se identificaron siete publicaciones entre 2007 y 2019, inclusive artículos científicos y trabajos finales de grado y posgrado. Se observó que las publicaciones se aproximan de la triada cuando valoran la articulación de las escuelas rurales a la vida campesina, a pesar de que las demandas globales y los tres conceptos están explícita e intencionalmente demarcados solamente en una de las publicaciones.
Palabras clave: Escuela rural, Complejidad, Transdisciplinariedad, Ecoformación.
Introdução
Independentemente de sua localização, toda escola comprometida com a realidade atual e com as incertezas em relação ao futuro precisa considerar as especificidades locais e as demandas globais na efetivação da prática pedagógica. Enquanto o atendimento de demandas da realidade local é defendido por diferentes autores que pesquisam a temática das escolas do campo, entre eles Garbelini Neto e Silva (2019) e Garske, Castilho e Cândido (2019), a ampliação das preocupações para que sejam abrangidas também as demandas globais são amplamente discutidas por autores como Morin (2009, 2015), Nicolescu (2014) e Torre e Zwierewicz (2009).
Neste artigo, transita-se entre ambas as contribuições, elucidando estudos sobre o conceito de escolas do campo, sua historicidade, regulamentação e concepções que vêm norteando suas práticas pedagógicas. Nesse percurso, este estudo se aproxima de propostas defensoras de escolas do campo cujas práticas tenham como referencial a vida no campo e, subsequentemente, aproximam-se da tríade conceitual ‘complexidade- transdisciplinaridade-ecoformação’ como alternativa teórico-prática para vincular o local ao global e vice-versa. Seu objetivo foi analisar publicações brasileiras que discutem, articuladamente, as escolas do campo e as práticas pedagógicas e sugerem uma aproximação com a referida tríade.
Tendo como referência a pesquisa bibliográfica e a abordagem qualitativa, o estudo priorizou publicações do século XXI e resultou no acesso a sete estudos publicados entre 2007 e 2019. Na análise, foram utilizadas quatro categorias: a) objetivo e temáticas priorizadas; b) condições mobilizadoras; c) conceito central e autores de referência; d) aproximação com a complexidade, a transdisciplinaridade e a ecoformação como alternativa para a vinculação das escolas do campo à vida no campo.
Espera-se que os resultados colaborem para ampliar as discussões acerca das escolas do campo, valorizando práticas pedagógicas precedentes e sua aproximação com perspectivas que podem colaborar no enfrentamento das problemáticas atuais e futuras. Nesse sentido, assim como Morin e Delgado (2016), advoga-se não por uma esperança ilusória e salvadora, mas ativadora, regeneradora e compatível com a emergência de atuar.
Escolas do campo: entre regulamentações e perspectivas conceituais
Definem-se como escolas do campo as instituições situadas tanto na área rural como na urbana, mas que, prioritariamente, atendem populações do campo, como indica o Decreto nº 7.352/2010, que dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Essa regulamentação também delimita que as populações do campo são formadas por agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, bem como trabalhadores assalariados rurais, quilombolas, caiçaras, povos da floresta, caboclos “e outros que produzam suas condições materiais de existência a partir do trabalho no meio rural” (Brasil, 2010, p. 1).
...