A COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Por: carol.rocha1904 • 23/4/2018 • Trabalho acadêmico • 1.341 Palavras (6 Páginas) • 277 Visualizações
3. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
3.1 Resumo Sobre Comunicação Empresarial
A comunicação dos homens entre si surgiu da necessidade de compartilhar suas ideias, vontades e necessidades. Um número cada vez maior de meios de comunicação são colocados à disposição das organizações para tornar possível a troca de informações entre os funcionários, e na relação empresa-cliente. A comunicação é algo vital, nos comunicamos até mesmo sem querer necessariamente dizer algo.
No quesito linguagem, temos a não verbal (sons, linguagem corporal, expressões, sons, etc.), e verbal (escrita ou falada). As companhias utilizam as duas formas de linguagem para se comunicar interna e externamente, pois uma complementa a outra.
A comunicação é nos dias de hoje tão importante quanto a produção do produto nas empresas, pois é utilizada para divulgar a qualidade, despertar o desejo, a necessidade por determinada marca ou produto, apresentar os diferenciais e vantagens sobre os concorrentes.
A forma com que a corporação vai usar para se comunicar com clientes, fornecedores e funcionários determina seu sucesso, atingir o público alvo de maneira positiva exige muito estudo sobre Comunicação, público alvo, e o produto ou serviço ofertado, bem como a boa comunicação, valorização e respeito aos colaboradores determina o sucesso também interno, com funcionários responsáveis, motivados e comprometidos, realizando um trabalho efetivo.
3.2 Estrutura da Função de Comunicação na Empresa
Trazemos neste Projeto as formas de comunicação utilizadas pela empresa, tanto interna, quanto externa, e como ela tem o poder de influenciar desde os funcionários com palestras, os motivando, até o consumidor final que sente a “necessidade” de matar sua sede com uma Coca-cola (e exclusivamente com uma Coca-cola!).
A Coca-cola Brasil construiu uma imensa estrutura de comunicação, investindo “pesado” na equipe de Marketing, Atendimento ao Cliente (eficiente, e sempre resoluto), Merchandising, Comunicação Interna (sempre motivando com palestras e promoções internas). Hoje colhe bons frutos desta estrutura e preocupação, mas sempre inovando e investindo mais e mais, mesmo estando consolidada no Brasil (que representa a quarta posição entre os países que mais consomem seu produto)
3.3 A Comunicação na Empresa e Veículos Utilizados
Podemos notar que a empresa se comunica com os mais variados tipos de técnicas e tecnologias.
Bons exemplos de veículos de Comunicação interna são e-mails, palestras, reuniões das equipes e feedbacks (diretoria, chefia, força de vendas, logística, produção, administração, financeiro, qualidade, etc.), memorandos para formalizar a informação de algum acontecimento importante, entre outros. A empresa também se preocupa com a família do funcionário, cria ações e eventos anuais para promover a integração desses familiares na companhia, e usar toda essa influência da família de forma positiva, de modo a trazê-los para próximo de si.
Temos na Comunicação externa os anúncios online: e-mail, redes sociais, anúncios em sites parceiros. E offline: cartazes nos PDVs, comerciais na TV, adesivos nos carros das equipes de vendas e nos caminhões, displays e expositores de produtos, revistas, outdoors, refrigeradores fornecidos aos pontos de venda, etc.
3.3.1 Comunicação Interna
A Coca-cola tem como um de seus princípios, manter uma boa comunicação com seu extenso quadro de funcionários. Uma Pesquisa de Clima Organizacional é aplicada constantemente dentro da organização sendo considerada por eles como uma ferramenta estratégica. Aplicada em toda empresa desde diretoria até os operários, abordando temas como a comunicação, engajamento, imagem, liderança, gerência, remuneração e benefícios, entre outros. Sua implementação necessitou de um bom planejamento e um forte processo de comunicação aos funcionários, cujos resultados obtidos são tabulados e servem de base para a criação de planos de ações dentro da empresa. Utiliza e-mail, palestras, murais nas fábricas, memorandos, e os próprios superiores diretos para realizar a “ponte empresa-funcionário” aos seus subordinados, por meio de reuniões e feedbacks.
Em uma matéria ao site RH, a Coca-Cola declarou “nós acreditamos que o trabalho é mais do que um lugar que você vai todos os dias. Deve ser um lugar para criatividade, crescimento pessoal e relações interpessoais". Com isso a organização demonstra seu comprometimento com tudo que envolve os seus funcionários, e consequentemente mantém sua equipe motivados e em um ambiente agradável.
A empresa também realiza eventos para as famílias dos funcionários como acampamentos para filhos adolescentes com palestras, noite da pizza, o programa “Mulheres de Valor”, que é um dia todo dedicado às esposas dos funcionários com palestras, sorteios, ações sociais. Fica evidente a preocupação da corporação em manter as famílias dos colaboradores próximas e satisfeitos com a empresa.
3.3.2 Comunicação Externa
A Coca-Cola é se não a principal, uma das companhias que mais nos faz pensar em Publicidade e Marketing, mundialmente conhecida por seus comerciais, campanhas e promoções, investiu em 2017 cerca de R$3 bilhões em comunicação externa (ou seja, investiu em comerciais na TV, cartazes nos pontos de venda, contratação de
...