A COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL ESTRATÉGICA
Por: Titi010 • 21/4/2017 • Artigo • 399 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
A COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL ESTRATÉGICA
RESUMO
Embora muito se fale que a comunicação empresarial brasileira é tida como estratégica para as organizações, existe ainda alguns obstáculos que precisam ser removidos para alcançar esse nível e que não são tão simples de superar.
Para que a comunicação empresarial seja adotada como estratégica, se faz necessário uma condição de uma realidade concreta concedida pela gestão, cultura e pela distribuição de maneira apropriada dos recursos disponíveis (humanos, tecnológicos e financeiros).
Existem várias maneiras de se definir estratégia, porém a mais simples seria a aplicação dos recursos de maneira adequada, atingindo as metas estipuladas pela organização. Tem-se também algumas estratégias a partir de resultados obtidos e de processos que a definem.
Whittington (2002, p. 1-48) descreveu quatro teorias sobre o tema estratégia, á clássica, a evolucionista, a processualista e a sistêmica, mostrando os aspectos de cada uma delas:
A teoria clássica reconhece a concepção racional, que tem o foco no lucro das organizações, e visam resultados em longo prazo.
A teoria evolucionista está voltada aos imprevistos que acontecem no mercado e na evolução das companhias que são mais fortes e visa à redução de custos.
A teoria processualista focada nos resultados obtidos de forma lenta e progressiva, através de aprendizados contínuos. Portando sua estratégia solidifica-se a longo prazo.
A teoria sistêmica assume que a estratégia depende não somente do mercado, mas também das condições públicas e da cultura de cada empresa. Portanto seu planejamento é possível e necessário, porém precisa considerar os fatores internos e externos às companhias. Com isso, em administração estratégica, permitem que uma empresa obtenha resultados positivos de acordo com seus objetivos internos.
A comunicação empresarial se mostra apenas em alguns sistemas de gestão, pois depende do processo organizacional da empresa. Só pode ser introduzida nas organizações se elas adotarem e praticarem a administração estratégica. Algumas dessas organizações não implantam essa estratégia em todos os seus setores e atividades, talvez porque na maioria das empresas a comunicação empresarial, ocupe um lugar que não tenha tanto destaque na cultura organizacional.
A comunicação empresarial estratégica necessita de construção de cenários, que são imprescindíveis para um planejamento adequado e que, leve em consideração as mudanças que rapidamente vem ocorrendo no mundo dos negócios.
Deve-se assumir uma nova postura, uma nova realidade devido à concorrência acirrada e os desafios das continuas mudanças do mundo, admitindo que futuramente a comunicação empresarial estratégica não seja constante apenas no discurso dos executivos da área.
Palavras-chave: comunicação empresarial; administração estratégica.
...