A COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
Por: mayconmello • 16/9/2016 • Trabalho acadêmico • 527 Palavras (3 Páginas) • 191 Visualizações
FACULDADE AVANTIS
MAYCON FABRÍCIO DE MELLO
COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
BAL. CAMBORIÚ
SETEMBRO/2016
COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
Trabalho apresentado para a matéria de negociação e processo decisório, orientada pelo professor(a): Marcelo Menezes 6º período do curso de Administração da Faculdade Avantis.
BAL. CAMBORIÚ
SETEMBRO/2016
INTRODUÇÃO
Sabemos que a comunicação é algo de suma importância tanto no meio profissional quanto no pessoal. A comunicação não verbal também é uma maneira eficaz de se comunicar, pois através desta podemos demonstrar se estamos satisfeitos com alguma atividade que esta sendo desempenhada por exemplo, ou até mesmo como estamos em relação ao estado físico.
No ambiente profissional não é diferente, vemos muitos gestores utilizando a comunicação não verbal para se expressar em reuniões, palestras, etc. Esse tipo de expressão normalmente tem um resultado bem positivo de modo geral, pois consegue passar de forma clara a mensagem que está sendo transmitida.
DESENVOLVIMENTO
A comunicação não verbal engloba o uso da linguagem corporal, quando o individuo é capaz de se expressar utilizando o seu corpo, através de expressões faciais, posturas corporais, distâncias físicas e gestos que são de caráter inconsciente ao comunicador.
Este tipo de comunicação é caracterizado por ser feito através da ausência dos recursos da fala ou da escrita, tipos de comunicações verbais.
Como comunicação não verbal entende-se também todos os tipos de simbologia textuais, como placas, gestos, aparências, cores, desenhos, entre outras imagens que agem como transmissoras de informações, emoções e sensações.
Por mais que não percebemos o constante uso da comunicação não verbal, ela está presente em praticamente todos os momentos do nosso dia. É normal fazermos gestos para indicar um local, para esbravejar, nos momentos de carinho, e principalmente nos momentos em que nos sentimos nervosos.
Pesquisa realizada por James Kouzes e Barry Posner, autores do best-seller ”O Desafio da Liderança” revela que apenas 7% do impacto da comunicação é passado pela fala. Já as expressões não verbais contribuem com 55% da mensagem que se quer dar. Os 38% restantes ficam por conta das características vocais do emissor (entonação, ênfase, colocação vocal, volume da voz).
No mundo corporativo, a importância do que não se diz se potencializa. Muitos gestores defendem a ideia de que a credibilidade é um atributo muito importante dos lideres, e esse está atrelado diretamente ao discurso. Se um chefe passa insegurança em sua voz e tem gestuais que contradizem sua fala, fatalmente sua credibilidade será afetada.
Podemos citar alguns exemplos para esclarecer melhor o que é a comunicação não verbal. Segue abaixo:
- Placas de sinalização no trânsito;
- Bocejo: Pode indicar que a pessoa está com sono, cansada;
- Semáforo: sinaliza se podemos seguir, devemos ter atenção ou se temos que parar;
- As cores também são um tipo de linguagem não verbal;
- Estalar dedos ou ficar mexendo em objetos enquanto conversa denota falta de comprometimento;
Esses são alguns dos exemplos que muitas vezes nem percebemos, mas que se enquadram na ideia de comunicação não verbal.
...