A COMUNICAÇÃO REFLEXIVA INTEGRADA NOS PROCESSOS DECISÓRIOS DAS ORGANIZAÇÕES DE MICRO E PEQUENO PORTE.
Por: Paula Oliveira • 12/8/2018 • Trabalho acadêmico • 3.513 Palavras (15 Páginas) • 267 Visualizações
CLARETIANO FACULDADE
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFÍCA
Projeto de Pesquisa
A COMUNICAÇÃO REFLEXIVA INTEGRADA NOS PROCESSOS DECISÓRIOS DAS ORGANIZAÇÕES DE MICRO E PEQUENO PORTE.
Jane Caroline Botari Martins (2016297)
Lucimara Barbosa de Siqueira Hebling (2015798)
Paula Patrícia de Oliveira (2015429)
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Rio Claro / SP
2017
SUMARIO
- Título...........................................................................................................03
- Tema............................................................................................................03
- Problema......................................................................................................03
- Justificativa..................................................................................................04
- Objetivos......................................................................................................06
- Objetivo geral........................................................................................06
- Objetivo específico................................................................................06
- Revisão teórica.............................................................................................07
- Metodologia.................................................................................................11
- Cronograma..................................................................................................12
- Referência bibliográfica................................................................................12
TITULO: A COMUNICAÇÃO REFLEXIVA INTEGRADA NOS PROCESSOS DECISÓRIOS DAS ORGANIZAÇÕES DE MICRO E PEQUENO PORTE.
TEMA: COMUNICAÇAO
O tema escolhido deste trabalho, foi desenvolvido com base na revisão bibliográfica de materiais disponibilizados de forma impressa e eletrônica; também consideramos nossas experiências pessoais, algumas experimentadas e outras presenciadas.
Tanto no ambiente social como empresarial, exercendo nossas funções, pudemos observar a importância da comunicação para a sociedade e principalmente no mundo corporativo. Sendo a comunicação a base para concretização de qualquer negócio o cuidado ao repassar as informações e buscar meios de entendimento que possam ajudar a melhorar o meio em que estamos inseridos.
A comunicação é ampla mas pouco compreendida e integrada; acreditamos que o conteúdo aqui abordado será relevante para conhecimento da sala de aula do qual fazemos parte, futuros administradores e para todos que queiram aprofundar seus conhecimentos.
Direcionamos este aos Diretores e/ou Executivos empresariais, nível onde acontecem as tomadas de decisões, delegação das tarefas para os demais níveis e onde as reflexões sobre a comunicação e seus desdobramentos dentro do ambiente organizacional deve começar, o quanto é necessário para a expansão dos negócios e para a vida ativa no mercado competitivo.
PROBLEMÁTICA/HIPOTESES
A problemática central da nossa pesquisa é a ausência da comunicação e/ou a inadequação da mesma, abordaremos aqui os inúmeros problemas que esse fator importante da empresa pode ocasionar. Com o mercado em constante mudança devido a globalização e o desenvolvimento rápido de novas tecnologias, integrar uma comunicação eficiente se torna um desafio progressivo, e quando tratamos especificamente das microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) o fantasma da comunicação ineficiente e/ou inexistente é ainda maior, mas é importante ressaltar que os resultados negativos serão percebidos independente do porte da empresa.
Desde os primórdios da humanidade a dificuldade de compreender o outro assombra cada individuo, mas convivência em sociedade é uma necessidade irrecusável; nas ultimas décadas, nesta nova era de mutações mercadológicas pudemos acompanhar a vida ativa de algumas empresas no mundo, muitas cresceram, outras passaram por crises, houve as que renasceram e as que padeceram.
Dentro das hipóteses relativas as adversidades associadas a comunicação podemos mencionar: a falta de investimento em capacitação dos funcionários, políticas empresariais como Objetivos, Missão e Valores bem definidas e praticadas, problemas sociais, mudanças internas e externas que independem da decisão da empresa, entre outros.
Os problemas, a competitividade, os riscos estão constantemente presentes no cenário atual pois sempre existira a necessidade de transformar e lapidar algo dentro do meio ao qual estamos inseridos na sociedade e a comunicação é o norte inicial de todos os processos.
JUSTIFICATIVA
Este trabalho cientifico trata sobre a comunicação reflexiva a ser integrada nos processos de decisões dentro das empresas. É abordado aqui o grande fantasma que assombra a todas as organizações independente de seu porte, especificando as empresas de micro e pequeno porte por considerar que estas são o berço de futuras grandes corporações e também de futuros grandes executivos; na maioria dos casos, é na empresa pequena que os primeiros conhecimentos administrativos são experimentados.
Atualmente a maioria das empresas concordam que comunicar-se é preciso, mas a maioria delas não sabe por onde começar, não sabe como identificar onde esta o problema, se ele realmente tem origem pela inexistência ou ineficiência na comunicação e para concluir o ciclo hermético não sabe quais ferramentas utilizar para sanar os problemas. Os fatores relacionados a comunicação são inúmeros, o que impossibilita a abordagem de todos nesse artigo, são descritos neste as ferramentas, que segundo profissionais da área administrativa consideram viáveis nas empresas menores, considerando condições financeiras e estruturais.
A integração comunicativa é mais um dos pontos trazidos aqui para que os executivos se questionem: Até onde um setor se integra a outro? Até onde uma tarefa interfere em outra? Como integrar sem perder o foco? Quem deve “falar” com quem? E como “falar”?
O fracasso de um setor ocasiona perdas aos demais, principalmente tratando-se de ME (Micro Empresa) e EPP (Empresa de Pequeno Porte) onde a dependência dos departamentos é maior e a necessidade da comunicação eficiente também. Um mal-entendido, um e-mail mal compreendido, uma mensagem repassada indevidamente são situações que podem trazer um agressivo mal-estar para um grupo de funcionários, um departamento e ainda a toda a empresa; e o montante que resulta disso não é agradável, nem lucrativo para nenhum dos lados.
...