A Cadeia de Valores e a Vantagem Competitiva
Por: vidatravel • 23/1/2021 • Trabalho acadêmico • 817 Palavras (4 Páginas) • 282 Visualizações
Página 1 de 4
A Cadeia de Valores e a Vantagem Competitiva
IDEIA GERAL
Segundo Porter (1985), a vantagem competitiva somente pode ser compreendida ao se analisar a empresa como um todo.
IDEIA GERAL
As vantagens de custo e a diferenciação bem sucedida são encontradas na cadeia de atividades que uma empresa desempenha para fornecer valor a seus clientes.
CADEIA DE VALORES
É a representação de todas as atividades desenvolvidas pela empresa, indo desde o projeto do produto e/ou serviço, sua produção, comercialização, entrega ao consumidor e sustentação. Ela reflete a vida da empresa e pertence a um Sistema de Valores.
QUANDO USAR
O modelo pode ser usado para examinar o desenvolvimento da vantagem competitiva.
A identificação do valor potencial de cada atividade para a empresa permite que ela perceba como maximizar a criação de valor ao mesmo tempo que minimiza custos, criando assim uma vantagem.
Cadeia de Valores
Sistema de Valores
ATIVIDADES DE VALOR
São as atividades (primárias e de apoio) através das quais a empresa gera um produto com valor para os consumidores.
ATIVIDADES PRIMÁRIAS
São as atividades envolvidas na criação física do produto, na venda e repasse ao consumidor, bem como o serviço pós-venda. São divididas em 5 categorias. O grau de importância será determinado em função da atividade da empresa.
Atividades Primárias
Atividades Primárias
Atividades Primárias
Atividades Primárias
Atividades Primárias
Atividades de apoio
Categoria da atividades primárias e de apoio
Desempenham papel diferente na vantagem competitiva:
Direta: envolvidas diretamente na geração do valor para o consumidor (fabricação, montagem, força de vendas, publicidade, recrutamento, etc.);
Categoria da atividades primárias e de apoio
Indireta: são as que proporcionam a execução das atividades diretas (pesquisa, operação de instalações, manutenção, programação, etc.);
Garantia de qualidade: são as que asseguram a qualidade de outras atividades (supervisão, testes, revisão, monitoramento, ajustes, etc.).
Categoria da atividades primárias e de apoio
As atividades indiretas e de garantia de qualidade normalmente não são bem entendidas, dificultando a diferença entre os 3 tipos, o que é de grande valia para diagnosticar a vantagem competitiva, podendo, então, ter função significativa na diferenciação e efeito nas atividades diretas. Ex: manutenção preventiva, supervisão e inspeção de serviços.
Diagnóstico
da Vantagem Competitiva
Empresa de serviços - Hotel
Os Elos na Cadeia de Valores
A Cadeia de valores não é um conjunto de atividades independentes, e sim um sistema interdependente. As atividades primárias e de apoio estão relacionadas por meio de elos dentro da cadeia, cuja função é demonstrar a relação entre a forma como uma atividade de valor é executada e o custo ou o desempenho de uma outra. Ex.: compra de filé limpo.
Os Elos na Cadeia de Valores
> Habilidade na coordenação dos elos
=
Redução de custo e
Aumento da diferenciação
Os Elos Verticais
Cadeia de valores do Comprador
Não é fácil de ser entendida devido ao modo particular de uso de cada comprador. Um produto só é diferenciado se o comprador o vê como tal.
Escopo Competitivo e a Cadeia de Valores
O escopo competitivo pode ter efeito poderoso sobre a vantagem competitiva, trabalhando em 4 dimensões na cadeia de valores:
Escopo do Segmento;
Escopo Vertical;
Escopo Geográfico;
Escopo da Indústria.
Escopo Competitivo e a Cadeia de Valores
Escopo do segmento
Gama de produtos produzidos e de compradores atendidos. Baseia-se nas necessidades exigidas por cada segmento para chegar a vantagem competitiva do ENFOQUE.
Escopo Competitivo e a Cadeia de Valores
Escopo Vertical
Até que ponto as atividades são feitas internamente e não por outras empresas. Define a divisão das atividades entre uma empresa e seus fornecedores, canais e compradores. Comprar ou fazer?
Escopo Competitivo e a Cadeia de Valores
Escopo Geográfico
Gama de países, regiões ou grupos em que a empresa compete com uma estratégia coordenada, permitindo que a empresa coordene suas atividades para atendimento em diferentes regiões e/ou países.
Escopo Competitivo e a Cadeia de Valores
Escopo da Indústria – gama de indústrias afins em que a empresa compete com uma estratégia coordenada. Inter-relação entre unidades empresariais para redução de custos e aumento da diferenciação.
Escopo Competitivo e a Cadeia de Valores
Escopo amplo = exploração dos benefícios da execução interna de um maior número de atividades;
Escopo estreito = ajuste para atender um determinado segmento em particular.
A cadeia de valores é um instrumento básico para diagnosticar a vantagem competitiva e descobrir maneiras de criá-la e sustentá-la, tendo importante papel na estrutura organizacional, agrupando e inter-relacionando as atividades primárias e de apoio para uma melhor integração dos elos.
Desde a introdução desse modelo por Porter em meados dos anos 80, os consultores e planejadores estratégicos fizeram amplo uso dele para mapear as potencialidades e fragilidades de uma empresa.
Quando se avaliam alianças estratégicas, fusões e aquisições, a cadeia de valor costuma ser usada para se ter uma ideia do quanto as empresas combinam. Por exemplo: uma é forte em logística e a outra em vendas e serviços.
Porém há uma desvantagem: não é fácil avaliar ou medir objetivamente as forças competitivas.
Quando se tenta mapear a cadeia de valor inteira e aplicar medições ou avaliações quantitativas, muitas empresas veem-se obrigadas a contratar um grande número de analistas, planejadores e consultores.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com