A Competência
Por: perola1 • 17/11/2015 • Resenha • 501 Palavras (3 Páginas) • 189 Visualizações
Competência
Desde o século passado, segundo Taylor, as organizações vêm à procura do funcionário competente, porém esse termo é bem mais antigo tendo relatos de ser usado desde a Idade Media. Porém no século passado, a procura se limitava apenas habilidades técnicas. Com o tempo o aumento da complexidade das relações de trabalho e as pressões sociais o termo foi expandindo-se e abrangendo aspectos comportamentais e sociais. Essa expansão juntamente com a valorização da pessoa foi um dos fatores cruciais para o surgimento da gestão por competências.
Competência é um termo abrangente que pode variar de acordo com o uso. O conceito mais comum remete apenas ao conhecimento, habilidade e atitude (CHA) de cada pessoa.
Com o passar dos anos as empresas estão entendendo que somente a avaliação técnica de uma pessoa, baseada nos conhecimentos e habilidades que possui, não é suficiente para dizer se ela será um profissional que atende todas as exigências de um determinado cargo, notou-se a necessidade de conhecer e desenvolver o perfil comportamental do colaborador, a partir disso, os critérios de admissão passaram a ser mais rigorosos, a fim de buscar pessoas com maior ajustamento as competências organizacionais, pois este processo é mais prático do que adaptar toda a organização em prol das competências individuais.
A competência deve ser alinhada á missão, visão, valores e estratégias organizacionais, no entanto a empresa deve oportunizar o crescimento e o desenvolvimento individual, entendendo que pessoas com altas competências tendem a se tornar um capital intelectual cada vez mais valioso.Para tanto, competência é o fator de desenvolvimento, competitividade e diferencial para a empresa, como também para o profissional.
E nesse novo contexto, o conceito de competência assume uma característica proativa e sistêmica.
Competência: Capacidade de mobilização, articulação e prática de valores, habilidades e conhecimentos necessários para desempenhar de maneira eficiente as funções requeridas pela organização.
Competência é um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econômico á organização e valor social ao indivíduo. (FLEURY, 2000).
“Competência de uma pessoa pode ser compreendida como sua capacidade de entrega. Uma pessoa é competente quando, entrega e agrega valor ao negócio ou à empresa que atua. Competência é a capacidade de uma pessoa gerar resultados dentro dos objetivos organizacionais”. (DUTRA, 2004)
Por fim, podemos compreender a composição do conceito de competência através dos seguintes elementos:
Competência Conceitual:
- Capacidade de entender conceitos e transferi-los para a realidade;
- Visão sistêmica/holística;
- Saber fazer;
- Escolaridade/cursos/formação.
Competência Técnica:
- Capacidade de identificar e solucionar problemas;
- Orientação para os resultados;
- Uso das ferramentas de produção;
- Capacidade de produzir;
- Experiência prática.
Competência Interpessoal:
- Capacidade de participar de equipes para o atingimento de metas;
- Abertura para adaptar-se ás mudanças;
- Prática de competência social, comunicação;
- A atitude com os demais e consigo.
Diante disso tudo, o grande desafio é despertar as organizações para a necessidade de implementar um modelo diferente da capacitação tradicional e realizar o planejamento de capacitação fundamentado: no desenvolvimento de competências, no diálogo entre dirigentes e servidores e no aprimoramento pessoal, no qual conhecimentos, habilidades e atitudes concorrem para o crescimento organizacional.
...