A Concorrencia Perfeita
Por: mpsilva130300 • 23/10/2020 • Trabalho acadêmico • 517 Palavras (3 Páginas) • 163 Visualizações
Abordaremos a partir de agora, a estrutura de mercado que a empresa e o produto que estamos analisando está inserido, bem como seu funcionamento.
Nosso produto está inserido no mercado competitivo denominado concorrência perfeita, no qual existe uma grande quantidade de vendedores e uma grande quantidade de compradores, sendo um mercado que busca manter o equilíbrio, ou seja, fazendo a com que a empresa tenha a mesma quantidade de demanda e oferta.
Dessa forma, a tendência à longo prazo em um mercado de concorrência perfeita são as receitas das empresas corresponderem aos seus custos totais, e, portanto, evitando o lucro extra ou lucro extraordinário, que consiste na disparidade entre a receita e o custo.
É importante salientar aqui, que embora as pessoas associem este mercado para serviços e produtos oferecidos para o consumidor final, ele também existe e funciona na produção, quando há uma oferta abundante de mão de obra e de fornecedores, tornando o preço dos fatores de produção constantes para as empresas.
Em relação à estrutura do mercado de concorrência perfeita, para que ele exista deve-se ter um grande número de vendedores e consumidores, para que nenhum player do mercado seja capaz, sozinho, de influenciar o a dinâmica como um todo, uma vez que haveria uma grande quantidade de empresas e essa única não faria diferença.
Também é necessário que o mercado seja totalmente aberto a novos entrantes, sem barreiras de entrada e saída de novos negócios e com a livre circulação de informações. E por último, é necessário que os produtos e serviços sejam similares, possibilitando que os consumidores possam encontrar sempre opções para substituição.
As empresas perfeitamente competitivas são também chamadas de tomadoras de preços, pois a existência e, consequentemente, a pressão das muitas outras empresas concorrentes obrigam elas a aceitar o preço de equilíbrio estabelecido no mercado. Pois caso uma empresa inserida nesse tipo de mercado, decida aumentar o preço de seu produto, ela perderá suas vendas para os concorrentes.
Se tratando do lucro na concorrência perfeita, funciona da seguinte maneira: vamos supor que partindo de um mercado em equilíbrio de longo prazo, no qual as empresas têm lucro econômico igual zero, a demanda aumente fazendo com que o preço suba. Logo, as empresas existentes no mercado serão estimuladas à aumentar suas produções, elevando o preço de mercado acima da curva de custo médio, e consequentemente, gerando lucros econômicos. Diante desse cenário atraente, muitas novas empresas entrarão no mercado, ocasionando um aumento da oferta e uma queda no preço de mercado, causando queda nos lucros econômicos das empresas. Uma vez que o preço de mercado for conduzido até o lucro zero, empresas incapazes de se manterem sairão do mercado e a dinâmica do mercado recomeçará.
Por outro lado, os prejuízos de curto prazo também desaparecem ao se considerar o inverso da dinâmica descrita anteriormente.
Portanto, a empresa inserida no mercado de concorrência perfeita, pode gerar lucros no curto prazo, entretanto no longo prazo o processo de entrada de novos players empurrará o lucro para o nível zero. Assim como as perdas de curto prazo não serão contínuas, uma vez que sairão players e empurrará o preço de mercado para cima.
...