TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Financeira

Por:   •  16/3/2021  •  Resenha  •  2.616 Palavras (11 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 11

Modulo II: Estrutura das demonstrações contábeis

Unidade 1: BALANÇO PATRIMONIAL (BP) E DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE)

B.P: Quando se analisa esse relatório estamos buscando saber sobre a situação financeira e patrimonial da entidade, são relatórios muito utilizados pelos stakeholders.

Os impostos que incidem sobre a venda são DEDUZIDOS da receita operacional bruta.

Unidade 2: DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA (DFC) E DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO (DMPL)

Tanto o DFC quanto o DMPL são relatórios utilizados para complementar as informações do BP e da DRE.

Demonstrações do Fluxo de Caixa: o seu objetivo é apresentar a movimentação ocorrida na disponibilidade financeira, que engloba 3 itens: caixa, bancos e aplicações financeiras de liquidez imediata (são aquelas que se realizam dentro de 90 dias, pois as empresas tem de apresentar as demonstrações contábeis de 3 em 3 meses ITR – informações trimestrais de resultado). Existem 3 tipos de Fluxos de caixa das atividades: operacionais, de investimento e de financiamento.

Fluxo de caixa das atividades operacionais: está relacionada a muitas operações oriundas da DRE, são operações relacionadas com a atividade fim da companhia. Ex: recebimento de duplicatas (venda a prazo), recebimento de juros (através de aplicações financeiras), recebimento de aluguel, pagamento de fornecedores, pagamentos de impostos, taxas e contribuições e pagamento de despesas operacionais (administrativas e comerciais).

Fluxo de caixa das atividades de investimento: recebimento do principal de empréstimos concedidos a clientes por exemplo, recebimento do resgate de investimentos (financeiros) temporários, recebimento da alimentação de participações societárias, desembolso de empréstimos e financiamento concedidos, pagamento na aquisição de participações societárias, pagamento na aquisição de imobilizados.

Fluxo de caixa das atividades de financiamento: aporte de capital em espécie (investimento realizado pelos sócios), recebimento de empréstimos obtidos (capitalização de empréstimos), recebimento de financiamento obtidos, pagamento do principal empréstimo obtido, pagamento do principal do financiamento obtido.

Esses três fluxos de caixa somados através de entradas e saídas dos recursos, geram a variação de caixa do período que pode auferir para a empresa um aumento ou diminuição do fluxo de caixa para suas operações.

Demonstração Das Mutações Do Patrimônio Líquido (relacionadas ao capital próprio da empresa):  o objetivo desse relatório é identificar as modificações ocorridas nos elementos que compõem o capital próprio da entidade bem como os fatos que as causam. Ex: acréscimo pelo lucro (das suas operações, oriundos da DRE) ou redução pelo prejuízo, redução por dividendo (quando a empresa diminui lucros acumulados para reconhecer os dividendos propostos aos acionistas), acréscimo por integralização de capital (investimento efetuado pelos sócios), redução por ações próprias adquiridas ou acréscimos por sua venda (transações tratadas como ações em tesouraria, a saída de caixa quando a empresa vai ao mercado e recompra a suas próprias ações e a entrada de caixa quando ela vende novamente essas ações), acréscimo ou redução por ajustes de exercícios anteriores.

Exemplo de operações que NÃO afetam o total do patrimônio líquido, não geram ação no saldo final do patrimônio líquido: aumento de capital com utilização de lucros e reservas (a empresa gera resultado na DRE e aumenta o capital próprio por lucros acumulados e transfere-o para aumentar o capital social da empresa), redução do saldo de lucros acumulados para formação de reservas (principal destinação do resultado do exercício), reversão de reservas de lucros para compensação de prejuízos.

Unidade 3: DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO ABRANGENTE TOTAL (DRAT) E DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO (DVA)

A proposta da contabilidade é gerar o maior número possível de informações para que os stakeholders possam tomar suas decisões de forma mais assertiva e segura temos relatórios complementares ao BP e a DRE que geram informações especificas como o DRAT e o DVA.

Demonstração Do Resultado Abrangente Total: tem por objetivo demonstrar a mudança ocorrida no patrimônio líquido (capital próprio, durante o exercício) resultante de transações e de outros eventos que não sejam os derivativos de transações com os proprietários. Compreende todos os componentes da DRE e da demonstração de outros resultados abrangentes). Formula no slide

Demonstração Do Valor Adicionado: indica a riqueza gerada pela organização em determinado período e quanto dessa riqueza caberá a cada um dos agentes que contribuem para sua formação. Modelo no slide (parece muito com o PIB riqueza gerada pelo país, seria o PIB da empresa)

Unidade 4: NOTAS EXPLICATIVAS, RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO E RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES

Notas explicativas: parte integrante das demonstrações contábeis, tem por objetivo apresentar informações adicionais em relação às informações apresentadas nas demonstrações contábeis, oferecem descrições narrativas. Elas devem apresentar:

  1. Informações sobre a base de preparação das DCs e das práticas contábeis especificas aplicadas para eventos significativos;
  2. Divulgar as informações exigidas pelas práticas contábeis adotadas no Brasil que não estejam apresentadas em nenhuma outra parte das DCs;
  3. Fornecer informações adicionais não indicadas nas próprias DCs e consideradas necessárias para uma apresentação adequada.

Relatório da Administração (RA): tem por objetivo fornecer dados e informações complementares para que os usuários possam tomar suas decisões com maior fundamentação. Apresentam informações sobre: o cenário econômico em que se insere a entidade, indicadores de qualidade e produtividade, desenvolvimento tecnológico, policia social e ambiental, eventos subsequentes e expectativas futuras e desempenho em relação aos concorrentes. É voltado para a governança coorporativa.

Relatório dos auditores independentes: tem por objetivo refletir o entendimento dos auditores externos acerca dos dados que examinaram, de forma padrão e resumida, apresentam ao mercado a posição final sobre as informações apresentadas nas DCs, mostram a veracidade dos fatos e assim a empresa obtém credibilidade perante o mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (106.3 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com