A Cultura Antropologia
Por: Lucas Rêgo • 29/10/2019 • Seminário • 305 Palavras (2 Páginas) • 214 Visualizações
A cultura é um mecanismo de organização que o homem constrói para viver em sociedade, ajusta a vida das pessoas para viver em sociedade.
Cada povo tem sua cultura diferenciada, apresenta regras diferentes, é liderada por um perfil diferente, podem viver em uma sociedade autocrática ou liberal ou democrática. Diante da liderança pode-se definir as regras culturais, delimitando assim por exemplo o que se pode fazer ou não em determinada cultura, ter liberdade de expressão, liberdade ao voto, liberdade religiosa.
Existem regras que independem da liderança, mas mudam de uma sociedade para outra, como por exemplo o modo de comer, usar as mãos para se alimentar ou usar talheres, uso de roupas ou usar pinturas no corpo como os povos indígenas, se alimentar de animais, enterrar um bebê ainda vivo se nascer com alguma deficiência; essas são algumas regras que vão divergir de uma cultura para outra.
A arte também muda de uma cultura para outra, como vemos em grandes centros urbanos, em São Paulo por exemplo, paredes pichadas, para determinadas sociedades é vista como vandalismo para outras é vista como arte.
As crenças tem intima ligação de como as sociedades, cada cultura tem suas crenças, os Deuses que acreditam, chegando a interferir ou não até mesmo seu modo de vestir, muitos protestantes, os homens usam somente calça e camiseta com mangas e mulheres saias compostas e blusas de manga, as mulheres usam cabelos longos. As crenças também estão ligadas as festividades, os católicos por exemplo, celebram no mês de junho festividades de Santo Antônio, São Pedro, São João com muitas comidas típicas, danças, roupas próprias para essas festividades.
Os conhecimentos divergem das culturas, algumas culturas tem grandes saberes sobre a natureza, outras culturas já tem mais conhecimentos sobre tecnologias.
Diante de regras, artes, crenças e conhecimentos cada cultura tem sua particularidade e costumes diferenciados.
...