A DISCIPLINA DE GESTÃO DA DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES
Por: Victor Araújo • 23/8/2021 • Resenha • 470 Palavras (2 Páginas) • 90 Visualizações
DISCIPLINA DE GESTÃO DA DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES
Apreciação Crítica
Aline Carvalho, Paula Lacerda e Victor Enzo.
O ser humano se diferencia de outros animais por ter a capacidade de pensamento e isto bastaria para aproximá-lo. Entretanto a complexidade da sociedade encara aqueles que não se encaixam em certos padrões em quase outro ser, desumanizando e inferiorizando. Como cantado por Lulu Santos – “Assim caminha a humanidade, com passos de formiga e sem vontade”. Mas, o importante, é a caminhada rumo a evolução para a igualdade.
Pessoas com deficiência – PcD, são tão capazes quanto qualquer outra, apenas possuem certas limitações quanto à inclusão na sociedade que muitas vezes é devida ao fato de estarem inseridas em “um mundo feito para não deficientes”. Mas tais fatores limitantes podem ser mitigados com ajustes sejam, estruturais (ex: rampas de acesso) ou sociais (ex: oportunidade e respeito).
Os efeitos da colonização são visíveis no Brasil. A hierarquia econômica do país é herança do Brasil-colônia, o que é perceptível ao observar a divisão de classes. As classes econômicas menos favorecidas são compostas, em sua maioria, por descendentes de escravos, enquanto as classes mais altas estão ligadas à divisão das capitanias hereditárias, que dividiu o Brasil em grandes latifúndios por volta do século XVI. A grande desigualdade social traz problemas estruturais para o país, uma vez que boa parte da população tem negado o seu direito à necessidades básicas, como saúde e educação.
O conceito de gênero é comumente confundido com as definições de sexo biológico ou sexualidade. Porém, diferentemente do sexo biológico que, como próprio nome já diz, é uma questão apenas biológica, o gênero possui suas definições pautadas, também, em construções sociais. Gênero diz respeito à identificação, ou seja, como determinada pessoa se vê perante os papéis sociais.
A orientação sexual é a definição da expressão multifacetada em que cada indivíduo entende, desenvolve e expressa sua afetividade. Por sua vez, a sexualidade de uma pessoa pode se manifestar de diversas formas: homossexuais, bissexuais, pansexuais, assexuais e heterossexuais. Além disso, existem importantes tópicos a serem discutidos dentro desse universo, como a hétero normatividade e a heterossexualidade compulsória. Ambos os temas são heranças de uma sociedade patriarcal e machista.
O conceito de raça, em suma, está ligado à definição que caracteriza a distinção de pessoas em termos de marcas físicas. Já que todos nós somos da mesma espécie. Humanos e biologicamente semelhantes. Existem também distinções marcantes entre as noções de raça e etnia. Concepções que são confundidas inúmeras vezes. Diferentemente da primeira explicitada, o conceito de etnia compreende os fatores culturais de uma sociedade.
Conclui-se, a partir de todas as apresentações, que é preciso conhecer, respeitar e conviver harmonicamente com a diversidade. Somos iguais, diferentes, plurais, únicos, coletivos, naturalmente bons e ruins, somos humanos.
...