A DOENÇA OCUPACIONAL SILICOSE QUESTÕES
Por: Brayan Karteney • 13/6/2021 • Trabalho acadêmico • 267 Palavras (2 Páginas) • 139 Visualizações
TEXTO I: A DOENÇA OCUPACIONAL SILICOSE QUESTÕES:
- O que ocasiona a doença crônica denominada silicose?
R: A silicose é causada pela aspiração de pequenas partículas de pedra que se infiltram nos pulmões, comprometendo o aparelho respiratório, devido a falta de equipamentos de proteção adequados no trabalho.
- Quanto tempo em média começam a aparecer os sintomas da silicose? Qual o impacto disso para o agravamento da doença?
R: A doença só se manifesta depois de dez a 15 anos de exposição, os primeiros doentes começaram a aparecer somente na última década, uma das consequências da silicose é a perda da disposição para fazer atividades físicas mais simples. A doença é lenta, porém progressiva, e abre caminho para outros males, como a tuberculose.
- Quais os principais sintomas da doença silicose?
R: “Observamos excesso de sintomas respiratórios, como tosse, catarro, falta de ar e chiado, além de bronquite crônica e doenças pulmonares crônicas”, também cansaço e dor nas pernas.
- Qual tipo de equipamento de segurança deveria ser utilizado pelos trabalhadores a fim de reduzir o risco de desenvolver a doença?
R: Equipamentos de proteção individual como mascara respiratória roupa apropriada, luvas de proteção, botinas com bico de aço, capacete com carneira, cintos de segurança, óculos e protetores auriculares.
- Quais os impactos para a saúde dos moradores das comunidades em torno das pedreiras?
R: Problemas respiratórios de saúde decorrentes da extrema poeira e pó de pedra que vem das pedreiras, “Tenho dois netos com bronquite e problemas relacionados à alergia com poeira de calcário. Ficam cansados. Respiram fundo mas o ar não vem. Quatro pessoas da família fazem tratamento médico por isso”, relata.
...